A tradicional Festa Junina de Dourados foi implantada oficialmente pelo prefeito José Elias Moreira, em 1977. As quatro primeiras edições do evento aconteceram na Praça Antônio João, sempre no final do mês de junho.
Nestas quatro primeiras edições, assim como nas posteriores, foram montadas barracas ao redor da praça, principalmente de entidades de classe, decoradas com folhas de coqueiro e outras ornamentações.
A programação, nestas quatro edições, incluiu inúmeras atividades tais como, danças folclóricas, pratos típicos, rodas de violeiros, casamento caipira com dança de quadrilha, shows artísticos e show pirotécnico.
Essas atrações foram repetidas em todas as festas juninas promovidas pela Prefeitura de Dourados ao longo de mais de 40 anos.
Em 1981 e em 1982, a Festa Junina foi realizada nos mesmos moldes das anteriores. E, em 1982, o prefeito era José Cerveira, eleito vice-prefeito. José Elias Moreira deixou o cargo de prefeito para disputar o governo do Estado nas primeiras eleições diretas do novo Estado de Mato Grosso do Sul.
Na administração do prefeito Luiz Antônio Gonçalves a Festa Junina emplacou de vez. No entanto, as atrações musicais continuaram sendo de “pratas da casa” e de grupos regionais, numa política de valorização à cultura de Mato Grosso do Sul.
Mauri Vasconcelos e a Turma da Velha Guarda, dupla Júlia e Juliana, Nego do Acordeon, Trio Mato Grosso, Beth e Betinha e inúmeros outros artistas se apresentaram no palco instalado na Praça Antônio João.
Em 1983, por exemplo, o Grupo Acaba, de Campo Grande, foi o grande destaque da Festa Junina.
Artistas consagrados
No entanto, a partir da primeira administração do prefeito Braz Melo (1989-92), é que começou a ser contratado para o evento anual, a cada ano, um “time” forte de artistas nacionais consagrados para a Festa Junina (chamada também de Arraiá pela nova administração), o que incrementou ainda mais a tradicional festa folclórica de nossa cidade.
O 1º Arraiá no Parque foi realizado no período de 22 a 25 de junho de 1989, no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho. Antes, as festas juninas eram realizadas na Praça Antônio João, mas, o prefeito Braz Melo resolveu transferir a sede do evento junino para o Parque de Exposições.
Milhares de pessoas compareceram ao Arraiá no Parque. As atrações musicais foram: Mato Grosso e Mathias, dia 22; Zé do Baião, dia 23; Jair Rodrigues, dia 24; e Roberto e Meirinho, dia 25.
O 2º Arraiá no Parque aconteceu no período de 21 a 24 de junho de 1990, no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho. As atrações musicais foram: Alan e Aladim (dia 21), Demônios da Garoa (dia 22) Moraes Moreira e Pepeu Gomes (dia 23) e Gaúcho da Fronteira e João Mineiro e Marciano (dia 24). As atrações regionais foram: Real e Madri, Los Canários e Pedro e Paulo, dentre outras.
O 3º Arraiá de Dourados foi realizado no período de 27 a 30 de junho de 1991, no Ginásio Municipal de Esportes e, a exemplo dos eventos anteriores, atraiu milhares de pessoas.
As atrações musicais foram: no dia 27, Jorginho do Império e as duplas regionais Marques e Marcondes, e Pai e Filho; no dia 28, Trio Mato Grosso, Carlos Fábio e o cantor Amado Batista; dia 29, Luiz Cleber e Vander Miranda e o cantor José Augusto. E no dia 30, Chiquinho, Dami Gladis e o cantor Luiz Caldas.
O 4º Arraiá foi realizado entre os dias 25 e 28 de junho de 1992, também no Ginásio de Esportes. A festa, como às anteriores, recebeu milhares de pessoas.
As atrações musicais foram: dia 25, o garoto Marco Antônio e sua banda, Grupo Contra Banda, de Fátima do Sul e, por último o sambista Luiz Ayrão; dia 26, Nildo Pacito, Silvio e Sidney e encerrando a noite, o cantor Sérgio Reis; dia 27, Alexandre Azambuja, dupla Valmir e Odair e por último a consagrada dupla Tonico e Tinoco. E dia 27, Simon e o Grupo Contra-Mão, cantora Dami e encerrando a festa, a musa Wanderléa.
No pátio do Douradão
Já o prefeito Humberto Teixeira (1993 a 1996) resolveu transferir a Festa Junina para o pátio do Estádio Douradão. E a população continuou prestigiando.
Durante a sua administração foi dada preferência para artistas regionais, mas os eventos também contaram com alguns nomes consagrados como os cantores Matogrosso e Genivaldo Lacerda.
No segundo mandato de Braz Melo (1997 a 2000), as festas continuaram sendo realizadas no pátio do Douradão.
E as atrações nacionais voltaram, tais como: Moacir Franco, Lourenço e Lourival, Mario Zan, Alma Serrana e por aí afora.
O prefeito LaerteTetila, dois mandatos (2001 a 2008), manteve a Festa Junina no pátio do Douradão, sem a presença de músicos consagrados.
Retornando à Praça
Em 2015, a Festa Junina (a 38ª) voltou a ser realizada no seu lugar de origem, ou seja, na Praça Antônio João, por decisão do prefeito Murilo Zauith.
A prefeita Délia Razuk (2017 a 2020) também realizou as festas juninas na Praça Antônio João.
Vale lembrar que no ano passado (2020) a Festa Junina (seria a 43ª) não foi realizada por conta da epidemia do Coronavírus. E pelo andar da carruagem, também não deverá acontecer neste ano pelos mesmos motivos.