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Estande apresenta Aquário do Pantanal

13 Jul 2011 - 21h56
Estrutura do Aquário do Pantanal é um dos destaques no Salão de Turismo - Crédito: Foto: Rachid WaquedEstrutura do Aquário do Pantanal é um dos destaques no Salão de Turismo - Crédito: Foto: Rachid Waqued
São Paulo – O governador André Puccinelli e a comitiva de Mato Grosso do Sul participaram ontem da abertura do 6º Salão de Turismo - Destinos do Brasil. O evento começou ontem e vai até o dia 17 de julho e está sendo realizado no Parque de Exposições Anhembi, nos Pavilhões Norte e Sul, em Santana.

Mato Grosso do Sul conta com pelo menos cinco estandes para divulgar o artesanato, a gastronomia, a agricultura familiar e ainda espaços para a divulgação institucional, de comercialização e rodada de negócios. A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul trouxe para o evento um estande que mostra a estrutura do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Ictiofauna Pantaneira “Aquário do Pantanal”, que está sendo construído em Campo Grande.

No local foi montado ainda um grande painel com a ilustração de um rio pantaneiro com peixes. Uma novidade que faz parte do cenário no estande institucional é a “parede virtual”, onde serão projetados quatro fundos com peixes da água doce. O objetivo é divulgar o aquário do pantanal para o Brasil e para o mundo.

O Salão é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil. Durante o evento, a Fundtur-MS vai entregar folders e revistas, nos quais destacam-se as dez regiões turísticas do Estado, e cerca de 1.500 kits (sacolas) ao público visitante, imprensa e empresários participantes.

Alguns pratos da culinária sul-mato-grossense estarão disponíveis para o público saborear. No estande do Estado, o visitante poderá degustar o tradicional caldo de piranha e a chipa (herdada da gastronomia paraguaia, já incorporada à culinária sul-mato-grossense).

Segundo a diretora-presidente da Fundação de Turismo, Nilde Brun, o Salão de Turismo permite de imediato, sentir a reação dos participantes ao conhecer os produtos e serviços turísticos. Possibilitam um processo dinâmico de observação do posicionamento do público. Além de compartilhar novas tendências do setor. “Eventos como esse são importantes e eficientes para conquistar o mercado, proporcionando no mesmo espaço e num curto período de tempo, uma ampla oferta de produtos, serviços e informação”, garante.

Produtos fabricados por empreendimentos da agricultura familiar terão destaque no Salão. Empreendedores de Mato Grosso do Sul também vão expor e comercializar produtos no Mercado da Agricultura Familiar, na Vitrine Brasil. Provando que o turismo movimenta todo setor produtivo.

Dando sequência ao trabalho de incentivo e apoio à comercialização, promoção e divulgação do produto turístico sul-mato-grossense, a Fundação de Turismo, em parceria com o Sebrae-MS, levou ao Salão um total de 110 pessoas, em dois ônibus. Dentre eles estão: técnicos e gestores dos municípios e da Fundtur-MS, empresários do trade, representantes artesãos, da gastronomia e da cultura dos municípios.

Na Rodada de Negócios do Salão, oito operadores de turismo do Estado, que fizeram a pré-agenda para participação, estarão comercializando seus produtos turísticos. No espaço de negócios os empresários poderão interagir tanto com operadores turísticos, quanto com o público final, promovendo e comercializando produtos.

Mato Grosso do Sul apresentará os seguintes roteiros: Rota Pantanal/ Bonito/ Brasília; Travessia do Pantanal; Rota Pantanal/Bonito/ Foz do Iguaçu; Rota Pantanal/Bonito e Roteiro Turístico Tecnológico Integrado.
O encontro de negócios de turismo LGBT (Lésbica, gays, bissexuais e transexuais), em parceria com a Associação Brasileira de turismo GLS (ABRAT GLS), apresenta aos operadores, destinos que possuem oferta turística para receber o público LGBT e que dispõe de prestadores de serviços, tais como, meios de hospedagem e agências de receptivos qualificados para atender às demandas. Os empresários inscritos no encontro de negócios de turismo LGBT estarão automaticamente inscritos no curso de sensibilização e qualificação para atendimento ao turista LGBT.

No Salão de Turismo, a Polícia Ambiental de MS-PMA vai realizar uma oficina direcionada ao público em geral, onde apresenta o trabalho desenvolvido no Estado. Com o objetivo de despertar a consciência ambiental, a PMA desenvolve um importante projeto educativo no Estado, na qual, retrata técnicas sobre o habitat, modo de vida e extinção dos animais, o projeto é desenvolvido nas escolas.

A PMA também dispõe de um “Museu de Animais do Pantanal”, onde expõe um grande acervo de animais empalhados (taxidermia), esses animais silvestres foram vítimas de atropelamento e de caça em Mato Grosso do Sul.

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