O número de denúncias de violências contra crianças registradas no Brasil durante 2020 caiu aproximadamente 12% durante os meses da pandemia em comparação com dados de 2019 do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Mesmo com a queda, os casos de agressões não acabaram. De março a setembro, 35 crianças e adolescentes haviam sido violentados em Dourados.
Pensando no atendimento das vítimas desse tipo de violência, o Instituto Sabin, braço social do Grupo Sabin, um dos líderes do país em medicina diagnóstica, irá inaugurar a primeira ludoteca de Dourados no dia 4 de março. O espaço é uma parceria entre o Instituto Sabin e a Polícia Civil da cidade. "O projeto Ludotecas é pioneiro no atendimento de crianças que sofreram algum tipo de violência. Muitas vezes as vítimas não conseguem contar como o ato ocorreu em palavras, por isso os profissionais utilizam os recursos lúdicos. A partir do desabafo é possível determinar a melhor forma de tratamento", explica a gestora regional do Sabin em Dourados, Adriana Linni.
O Projeto Ludotecas atua há mais de 10 anos e já impactou mais de 100 mil pessoas por todo o Brasil. Os espaços são preparados para o acolhimento, escuta e oitiva de jovens e crianças que sofreram ou foram testemunhas de algum tipo de agressão e contam com atendimento especializado em um ambiente acolhedor, com brinquedos, livros e jogos didáticos. O serviço é gratuito.
A ludoteca da cidade será a 113ª construída pelo projeto e será instalada na Delegacia de Atendimento à Mulher, na Rua Francisco Feitosa Sobreira, 820, Vila Bela, em frente ao Parque Rego D’água.