Técnicos e secretários de 15 Municípios discutem Programa “Mais Educação
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Maracaju - O Município de Maracaju, através da secretaria de Educação sediou, nesta segunda feira (29), no plenário da Câmara de Maracaju, encontro com técnicos e secretários de educação de 15 municípios do Mato Grosso do Sul, no intuito de discutir implantação e desenvolvimento do programa federal Mais Educação.De acordo com a Secretária de Educação Carolina de Lima Ferreira e Souza estiveram participando do encontro se-cretários de educação dos municípios de Bela Vista, Caarapó, Cassilândia, Fátima do Sul, Ribas do Rio Pardo, Amambai, Sidrolândia, Três Lagoas, Rio Brilhante, Ponta Porã, Paranaíba, Nova Andradina, Navirai, Jardim e Maracaju. As ori-entações e desenvolvimento do Programa Mais Educação foram realizadas pela técnica do Ministério da Educação Tânia Pereira Pasqualini, também contou com participação do coordenador Estadual do Programa em Mato Grosso do Sul He-raldo Bojikian.
O prefeito Celso Vargas mencionou a importância da discussão entre educadores, no tocante de troca de experiência e integração entre Secretários Municipais, “é uma honra o município de Maracaju receber educadores de 15 municípios e poder contribuir para esta troca de experiência”, finaliza Celso Vargas.
Programa Mais Educação
Criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de ativida-des optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desen-volvimento da Educação (FNDE).
O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005.
Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendiza-do do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.