Dourados – MS sábado, 11 de julho de 2020
Dourados
31º max
14º min
Cidades

Embrapa, Prefeitura e produtor assinam contrato de cooperação

12 Nov 2015 - 09h12Por Do Progresso
Contrato é de cooperação para desenvolver a piscicultura no município de Laguna Carapã. - Crédito: Foto: AssessoriaContrato é de cooperação para desenvolver a piscicultura no município de Laguna Carapã. - Crédito: Foto: Assessoria
“Laguna Carapã possui uma grande riqueza de recursos hídricos e os nossos produtores rurais, em sua maioria agricultores, estão interessados em aprender mais sobre a criação de peixes e implantar os tanques e a infraestrutura necessária para a piscicultura. Já somos conhecidos como a cidade do pé de soja solteiro, mas também queremos ser conhecidos como a capital da tilápia” disse o prefeito do município de Laguna Carapã, Itamar Bilibio, durante cerimônia de assinatura do contrato de cooperação para desenvolver a piscicultura no município, realizada na manhã de terça-feira, 10 de novembro, no gabinete da Prefeitura, em Laguna Carapã.

A parceria envolve a Prefeitura Municipal de Laguna Carapã, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o produtor rural Edemar de Souza. O chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS), Guilherme Lafourcade Asmus, enfatizou a importância do uso do conhecimento científico em aquicultura como forma de contribuir com a produção de peixes de qualidade voltados ao desenvolvimento regional.

Por meio deste convênio de cooperação em favor da piscicultura de Laguna Carapã, a Embrapa, Prefeitura Municipal e produtor rural executarão ações de transferência de tecnologia, capacitação, implementação de pesquisas geradas pela Embrapa no âmbito da aquicultura. “Os produtores rurais do município estão interessados em diversificação de produção e desejam implantar tanques para piscicultura em suas propriedades. Para isso, precisam e querem aprender sobre a piscicultura, a parceria com a Embrapa servirá para esclarecer essas informações, qualificar e proporcionar acesso a tecnologias em favor da qualidade da produção”, comemorou Itamar.

A pesquisadora da Embrapa Agropecuária Oeste, Tarcila Souza de Castro Silva, está diretamente envolvida com a realização das atividades de pesquisa em piscicultura em Laguna Carapã. Ela acredita que a parceria poderá contribuir ainda com a construção de novos conhecimentos que apóiem a concepção de arranjos sustentáveis de produção e agregação de valor e que possibilitem o aumento da renda dos piscicultores do município. “Esperamos contribuir com a qualificação dos piscicultores, além de captar demandas e consolidar projetos, que possam contribuir tecnologicamente com os avanços da piscicultura na região”, disse a pesquisadora Tarcila.

De acordo com a Secretária de Agricultura, Neyde Ramires Veron, Laguna Carapã conta com o Programa de Desenvolvimento da Agricultura Familiar “Campo Forte”, que abrange a piscicultura e que deu início as conversas que levaram a assinatura do contrato de cooperação.

“Nossa meta é implantar mais de 100 tanques de piscicultura no Município, beneficiando 51 agricultores familiares. Essa parceria nos dá segurança para avançarmos em tecnologia voltada para produção de pescado e precisamos disso, pois atualmente, os nossos produtores já dispõe de tecnologias para a piscicultura, mas precisamos avançar, aumentar e qualificar”, comemora Neyde.

Participaram da cerimônia de assinatura do contrato de cooperação, o Chefe Geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Lafourcade Asmus; o Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Harley Nonato de Oliveira; o Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia, Auro Akio Otsubo; a pesquisadora Tarcila Souza de Castro; o pesquisador Ricardo Borchesi; o Prefeito de Laguna Carapã, Itamar Bilibio; a Secretária Municipal de Agricultura, Neyde Ramires Veron e o produtor rural Edemar de Souza.

Unidade de Referência

A propriedade rural de Edemar, fazenda Carpesina, foi selecionada como Unidade de Referência Tecnológica(URT) da Embrapa, por ser a única existente no município até momento, que apresenta uma infraestrutura mínima para recepção da URT, uma logística facilitada para desenvolvimento das atividades de pesquisa e transferência e a concordância do produtor em tornar a piscicultura do local em uma unidade modelo do sistema de produção de pescado no Município, assumindo todas as obrigações técnicas e contratuais decorrentes da cooperação para a execução da parceria.

“Há dois anos e meio já estou trabalhando com o cultivo de tilápias, mas tenho algumas coisas para aprender. Acredito que essa parceria com a Embrapa vai esclarecer essas dúvidas minhas e de outros produtores do município e da região, possibilitando informações sobre qualidade da água, alimentação dos peixes, clima, entre outros dados”, disse o produtor rural Edemar. Edemar é o exemplo bem sucedido de um produtor rural que está diversificando a matriz produtiva de sua propriedade, há alguns anos trabalhava apenas com lavouras e encontrou na piscicultura uma nova forma de produção.

Edemar disse que está satisfeito com os resultados financeiros obtidos até o momento e acrescentou que também gosta do trabalho de cuidado com os peixes. Em sua fala, explicou que os alevinos demandam alimentação diária, seis vezes por dia, sem feriados e finais de semana; já para os peixes maiores, a ração é distribuída apenas três vezes por dia.

“Eu gosto muito do trabalho com a piscicultura, estou muito satisfeito. Mas, o sucesso nessa atividade exige compromisso, dedicação e organização”, disse Edemar.

Deixe seu Comentário

Leia Também

JUSTIÇA

Justiça aumenta pena-base de condenado por estelionato

11/07/2020 10:09
Sábado terá predomínio de sol e temperaturas em elevação
TEMPO

Sábado terá predomínio de sol e temperaturas em elevação

11/07/2020 07:09
Sábado terá predomínio de sol e temperaturas em elevação
SES divulga novo mapa hospitalar de combate ao coronavírus
Covid-19

SES divulga novo mapa hospitalar de combate ao coronavírus

10/07/2020 16:51
SES divulga novo mapa hospitalar de combate ao coronavírus
Dourados terá a primeira academia ao ar livre adaptada
Academia Adaptada

Dourados terá a primeira academia ao ar livre adaptada

10/07/2020 15:28
Dourados terá a primeira academia ao ar livre adaptada
Novo secretário de Agricultura Familiar participa de primeira com Délia Razuk
Dourados

Novo secretário de Agricultura Familiar participa de primeira com Délia Razuk

10/07/2020 14:59
Novo secretário de Agricultura Familiar participa de primeira com Délia Razuk
Últimas Notícias