Dourados – MS quinta, 13 de maio de 2021
Dourados
26º max
14º min
ESPECIAL

Em tempos de pandemia, Jornalismo é essencial!

23 Abr 2021 - 08h45Por João Carlos Torraca
Em tempos de pandemia, Jornalismo é essencial! - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Imagine o mundo atual sem informação. Agora, imagine o mundo sem informação em tempos de pandemia. Difícil, não é? Pois bem, os jornalistas, pela sua formação e com seu trabalho diário na busca da notícia, com o cuidado da informação segura e bem apurada, têm exercido papel fundamental nos dias atuais, quando o mundo todo enfrenta a pandemia do novo coronavírus.

Por conta da pandemia, o jornalismo teve reforçada sua importância na sociedade e passou a ser, por meio de decreto do governo federal (10.288, de março de 2020), considerada atividade essencial. Justo! É preciso ter a compreensão de que o profissional da comunicação está na linha de frente da Covid-19. Não só na cobertura das campanhas de vacinação, das medidas restritivas adotadas no combate à doença, etc.

O jornalista está presente também na investigação e, sobretudo, na denúncia de eventuais ilegalidades praticadas por agentes públicos na oferta de atendimento e tratamento, bem como na investigação dos investimentos dos recursos federais na prevenção e enfrentamento à pandemia.

Cabe enfatizar que todos os fatos de mau uso de recursos, bem como de falta de assistência às pessoas menos favorecidas, são narrados por jornalistas que têm acesso aos hospitais públicos e particulares, às unidades de saúde, unidades sentinelas que têm a missão de prestar assistência à sociedade.

Por fim, registre-se que a Constituição Federal de 1988 coloca o acesso à informação como direito inalienável do cidadão, de forma que repórteres, editores, produtores, cinegrafistas, repórteres fotográficos e todos aqueles envolvidos na produção jornalística estão diariamente no exercício de função essencial.

Dito isso tudo, assinalo como essencial para os cidadãos de Dourados, de Mato Grosso do Sul, a existência do jornal O Progresso, que neste 21 de abril ingressa no seu ano 71. Foram, até aqui, 70 anos de qualificada informação. Com certeza, o primeiro jornal impresso do interior do Estado tem cumprido o seu essencial papel de bem informar a população.

João Carlos Torraca (*) Presidente do Sinjorgran (Sindicato dos Jornalistas Profissionais na Região da Grande Dourados)

Deixe seu Comentário

Leia Também

Clima

Vento sul contribui para mais um dia de temperaturas amenas em Mato Grosso do Sul

13/05/2021 07:00
Em novo decreto, cinema poderá voltar em Dourados
Dourados

Em novo decreto, cinema poderá voltar em Dourados

12/05/2021 09:00
Em novo decreto, cinema poderá voltar em Dourados
Educação

UEMS abre inscrições para mestrado em Educação Científica e Matemática

12/05/2021 08:00
Clima

Frente fria avança pelo Sul do Brasil e traz novo alívio para o calor sul-mato-grossense

12/05/2021 07:00
Cidades

Abertas as inscrições para a 2ª edição do programa Juventude Empreendedora

11/05/2021 17:00
Últimas Notícias