
Entre as 22 doenças com agravo confirmados de pacientes do município, o número de “atendimentos antirrábicos”, que se referem a agressões de animais a pessoas lidera o ranking, chegando a 271 casos nos primeiros seis meses deste ano.
O diretor de Vigilância e Saúde, Eduardo Arteiro Marcondes, explica que o manejo errado no trato com os animais é considerada a maior causa das agressões ao ser humano. Uma pessoa agredida por um animal, além de ter o ferimento infeccionado, pode correr o risco de contrair a raiva. Em Dourados, segundo ele, não houve nenhum caso, desde 2009, quando foram registrados duas ocorrências de contaminação por morcegos.
#####MAPA
Conforme o mapeamento das doenças com agravo, registrado pela prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde, foram notificadas, no período de janeiro a junho deste ano, 922 doenças contraídas por residentes em Dourados. Marcondes, explica que o mapa vai servir para direcionar as ações de prevenção.
Determinado pelo prefeito Murilo Zauith, o trabalho é pioneiro no município e vai permitir ações preventivas de doenças que a maioria da população vê como banais, mas que acabam se agravando e levando o morador a procurar ajuda médica.
Casos de violência doméstica, sífilis em gestantes, LER/DORT, varicela, entre outras, são doenças registradas no município; no entanto, nunca houve ações estratégicas de prevenção. “A partir deste mapeamento, identificamos as doenças que tiveram agravo para que possamos montar estratégias de prevenções”, explica Marcondes.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Solidariedade
Moradora de Nova Andradina pede ajuda para tratamento de saúde do filho
22/01/2021 09:09

Chuvas
Aumento de nível dos rios e chuvas constantes colocam Defesa Civil em alerta
21/01/2021 11:00

clima
Temperaturas sobem um pouco, mas instabilidades se mantém nesta quarta-feira
20/01/2021 07:12

tempo
Clima chuvoso e fresco continua nesta terça-feira
19/01/2021 07:14

chuvas
Rio Miranda em Bonito atinge nível de emergência e deixa Defesa Civil em alerta
18/01/2021 16:45