
A iniciativa tem objetivo filantrópico, por isso, conta com doações para manutenção das atividades. Assim como em 2015, será realizado no próximo dia 1º de maio um leilão beneficente com almoço, para arrecadação de recursos, durante a 13ª edição da Expojardim – Exposição Agropecuária de Jardim.
Segundo o coordenador do projeto, o engenheiro agrônomo Paulo Bózoli, não é estipulado nenhum valor e quem quiser participar pode contribuir com produtos diversos. "Um dos fatores que mais nos gratifica nesse projeto é o apoio da comunidade, dos produtores rurais e empresários locais. No primeiro leilão tivemos doações que foram de artesanatos belíssimos até novilhas de origem", reforça.
Bózoli explica que a equipe é formada por cinco profissionais e que a partir desse ano será contratado um psicólogo para realizar o acompanhamento dos praticantes. "Nossa equipe realizou uma pesquisa para identificar o perfil dos pacientes e verificamos a necessidade de contratar um profissional responsável pelo acompanhamento psicológico. Com mais essa assistência, os resultados positivos apontados entre os participantes será acelerado", argumenta.
Idealizado pelo profissional na ocasião em que participou do programa Líder MS II, promovido pelo Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, o projeto tem um planejamento detalhado, e por isso, os recursos obtidos com o leilão são fracionados para atender o centro durante todo o ano. "Para que possamos dar continuidade e aumentar o atendimento do Passo a Passo, necessitamos de R$ 100 mil, pelo menos. A generosidade de todos os envolvido nos estimula a melhorar cada vez mais, por isso, a importância do leilão. Vamos aproveitar a realização da Expojardim para promover uma grande confraternização, vender as doações e divulgar uma ação que vem transformado a vida dos praticantes e suas famílias", complementa.
De acordo com a Ande-Brasil, equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.
Serviço
Os interessados em contribuir com o Centro de Equoterapia Passo a Passo do município podem entrar em contato com o Sindicato Rural de Jardim pelo telefone (67) 3251-1907 ou diretamente com Paulo Bózoli, no telefone (67) 9986-5085.
Famasul
O Sistema Famasul é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de MS. É formado pelo Senar, Funar, Aprosoja/MS e pelos sindicatos rurais do Estado.
Deixe seu Comentário
Leia Também

COVID-19
Boletim Covid-19 aponta mais dois óbitos e 85 novos casos em Dourados
27/02/2021 16:46

nota premiada
Exigir a nota é uma ação de cidadania diz chefe da Unidade Fiscal da Secretaria Estadual de Fazenda
27/02/2021 09:17

Tempo
Sábado parcialmente nublado
27/02/2021 07:18

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Com 160 novos casos confirmados, Dourados totaliza 20,5 mil infectados pela Covid-19
26/02/2021 13:34

Covid-19
Governo prorroga toque de recolher em todo o estado
26/02/2021 09:44