Dourados – MS sexta, 30 de julho de 2021
Dourados
18º max
min
Cidades

Cem Dias - Investimento em saúde básica melhora atendimento

24 Mai 2011 - 22h06
Programas de saúde e reestruturação dos postos contribuem para melhorias - Crédito: Foto : AssecomProgramas de saúde e reestruturação dos postos contribuem para melhorias - Crédito: Foto : Assecom
DOURADOS - De fevereiro até agora, a administração Murilo Zauith conseguiu através da Secretaria Municipal de Saúde promover alterações que começam a apresentam resultados positivos em termos de atendimento nas unidades básicas. A primeira é o fim das filas com a instituição gradativa do sistema de Agendamento Programado, para consultas ambulatoriais consideradas não-urgentes.

Além desse sistema de agendamento, a prefeitura tem procurado investir na qualidade do atendimento; na estruturação dos postos e nos projetos, como de obesidade, nascer feliz, tabaco e outros voltados também para a prevenção de doenças e com o objetivo de melhorar a qualidade de vida. As atividades de prevenção a diabetes e hipertensão também foram intensificadas.

A prefeitura instituiu ainda o Projeto Nutricional Nutrir, desenvolvido pelos nutricionistas dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família, para acompanhar cerca de 70 pacientes que dependem de atenção especial em nutrição por meio de um Projeto Terapêutico Singular. Eles aguardavam na fila por esse acompanhamento.

Na Saúde da Família foi inserido um médico ginecologista para atendimento da fila de espera e, ao mesmo tempo, oferecer apoio técnico para os profissionais das unidades. Somente nesta área foram realizadas 480 consultas, além de 4.800 coletas de material para exames preventivos.


Para garantir o funcionamento normal das unidades foram criadas duas equipes de manutenção e a prefeitura está elaborando ainda o planejamento para formalização de processos licitatórios para aquisição de materiais hospitalares e insumos, materiais odontológicos, de construção, medicamentos, dentre outros.

ESPECIALIZADA

A atenção especializada também tem recebido cuidados redobrados da atual administração, como a normalização do atendimento ambulatorial no PAM, conserto do equipamento de Raio-X e adequação da rede elétrica para a instalação de mais um equipamento naquela local.

No Centro de Atendimento à Mulher (CAM ) a adequação física e a retomada do atendimento suspenso (consultas e exames especializados) permitiram a ampliação da oferta de exames, como ultra-sonografia, mamografia, densitometria e outros. Foram ainda contratados dez médicos para a rede especializada, na área de pneumologia, psiquiatra, ginecologista e oncologista.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Imunização

Impacto da vacinação nos municípios de fronteira apresenta 63% de queda de casos de Covid-19 em MS

há 30 minutos atrás
Campanha

Hemosul de Naviraí realiza em agosto campanha para conseguir doação de sangue

30/07/2021 14:00
Cidades

Com apoio do Governo do Estado, usina de etanol vai gerar 150 empregos diretos e 2 mil indiretos

30/07/2021 11:00
Com 6 mil doses, Dourados baixa idade e cria “Rolêzinho da vacina” para público de 20 anos ou mais
Imunização

Com 6 mil doses, Dourados baixa idade e cria “Rolêzinho da vacina” para público de 20 anos ou mais

30/07/2021 10:00
Com 6 mil doses, Dourados baixa idade e cria “Rolêzinho da vacina” para público de 20 anos ou mais
Mato Grosso do Sul reforça as ações para prevenir incêndios
Estiagem

Mato Grosso do Sul reforça as ações para prevenir incêndios

30/07/2021 09:00
Mato Grosso do Sul reforça as ações para prevenir incêndios
Últimas Notícias