Consumidores das classes C e D tiveram papel decisivo no Natal
- Crédito: Foto: Edemir Rodrigues
CAMPO GRANDE - Em Campo Grande, as vendas realizadas pelo comércio entre os dias 1º e 24 de dezembro registraram alta de 10,38% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo pesquisa divulgada ontem pelo Departamento de Estatística e Pesquisa (DEPE) da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG). Esse percentual supera o comportamento histórico do comércio, que é um crescimento de 2 pontos percentuais acima do crescimento do PIB. O último relatório Focus, do Banco Central, datado de 17/12, estimou um crescimento de 7,61% para o PIB brasileiro. O Natal de 2010 foi o melhor para o varejo brasileiro desde a virada do século atual, de acordo com o setor.Nas vendas natalinas deste ano em Campo Grande, os destaques foram para os segmentos de calçados, vestuário, óculos, joias, bijouterias e cosméticos. Para o presidente da ACICG, empresário Luiz Fernando Buainain, vários fatores contribuíram para o bom resultado nas vendas deste ano.
\"O excelente momento proporcionado pela estabilidade econômica, com manutenção dos empregos e a facilidade na obtenção de créditos podem ser apontados com elementos positivos para o resultado alcançado pelas empresas comerciais de Campo Grande neste Natal. Porém, outro fator facilitador merece destaque: trata-se da parceria que as entidades do comércio fizeram com o governo do Estado e com a Prefeitura para realização da campanha Natal Mágico\", comentou Buainain.
Os consumidores das classes C e D tiveram papel decisivo neste bem sucedido Natal. Por conta do aumento da formalização da economia ao longo deste ano, muitos passaram a receber o 13º salário. De acordo com o economista Emilio Alfieri, do Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), neste Natal, foram injetados na economia brasileira R$ 102 bilhões referentes ao pagamento do benefício. No ano passado, foram R$ 85 bilhões.
#####Shoppings
- Pesquisa aponta que o faturamento dos shoppings neste Natal cresceu 13% em relação à mesma data de 2009 e superou a expectativa inicial, que era de um acréscimo de 10%.
Depois do melhor Natal da década e de um ano excepcional de vendas, o setor de shopping centers se prepara para dar um salto. Serão investidos R$ 6,331 bilhões até meados de 2013 para erguer 124 novos empreendimentos no País.
Para Campo Grande está prevista inauguração de dois novos empreendimentos do setor em 2011: o Shopping Norte Sul e o Shopping 26 de Agosto
\"Vamos ter um novo boom na indústria de shoppings\", afirmou o presidente da Associação dos Lojistas de Shopping (Alshop), Nabil Sahyoun, comemorando o resultado de vendas do Natal, com base numa pesquisa feita com 150 empresas de varejo, que reúnem 6,3 mil lojas espalhadas pelo País. (ACICG)