
A assistente social Norilene de Oliveira, da Abrec, explicou que a entidade conta com um cadastro de 900 usuários, os quais recebem serviços gratuitos, bem como a seus familiares e cuidadores, para prevenir a doença e adotar cuidados em caso de problemas renais, além de oferecer psicólogos, dentistas, terapia ocupacional, nutrição, orientação jurídica e assistência social.
Ela ressaltou que a campanha este ano tem como tema "A prevenção da doença renal crônica começa na infância", para que os pais cuidem mais da alimentação de seus filhos e evitar a manifestação de problemas renais.
Durante a campanha, mais de 500 pessoas tinham sido atendidas até o meio da tarde de ontem, que realizaram exames e receberam orientações sobre manter o peso adequado, quantidade de refeições diárias, necessidade de beber água, de seis a oito copos diários; alimentação com frutas, verduras e legumes; evitar o excesso de carne vermelha e alimentos enlatados e embutidos; não reutilizar óleo de fritura, que contém substâncias nocivas ao organismo e reduzir consideravelmente o sal na alimentação diária.
Entre as doenças que podem ocasionar o comprometimento renal, estão a hipertensão arterial, o diabetes e as glomerulonefrites – nefrite crônica – resultante de uma inflamação crônica dos rins, que maioria das vezes passa despercebida e evolui para a perda gradativa da função renal.
Norilene disse que milhares de folhetos explicativos foram distribuídos ao público com orientações para cuidados com os rins, como realizar o exame de creatinina, que vai avaliar o funcionamento dos rins, controle do nível de açúcar no sangue, controle do diabetes e pressão arterial, exercícios físicos, evitar fumo, álcool e reduzir o sal e realizar consultas médicas e exames clínicos anualmente.
Participaram da campanha acadêmicos e profissionais das universidades UCDB, Unigran e Uniderp; da Abrec e sindicatos de profissionais de enfermagem. Mais informações sobre doenças renais e como funciona a associação podem ser obtidas pelo telefone (67) 3342-1713.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Cidade
Novo decreto amplia horário de funcionamento de bares e libera eventos
25/02/2021 07:58

Produção
Mato Grosso do Sul terá a 1ª indústria de ovo orgânico em pó do Brasil
24/02/2021 10:33

Clima
Quarta-feira de tempo claro e máxima de 37°C no Estado
24/02/2021 07:40

Covid-19
MP pede que Coronel Sapucaia volte a decretar lockdown
23/02/2021 08:37

Clima
Predomínio de sol e temperaturas em elevação em Mato Grosso do Sul
22/02/2021 08:52