Dourados – MS segunda, 22 de julho de 2024
28º
Cidades

Caarapó recebe Mapa de Oportunidades e celebra resultados do programa Cidade Empreendedora

Executado pelo Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, iniciativa, fomentou o empreendedorismo e melhorou o ambiente de negócios

14 Jun 2024 - 16h00Por Comunicação Sebrae/MS/ Dilermano Alves
 Prefeito André Nezzi discursa na solenidade de encerramento do Programa Cidade Empreendedora, em Caarapó  - Crédito:  Fernando Rodrigues Prefeito André Nezzi discursa na solenidade de encerramento do Programa Cidade Empreendedora, em Caarapó - Crédito: Fernando Rodrigues

Por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal, o Sebrae/MS atua para fomentar o encadeamento produtivo na região e trazer novas possibilidades de negócios para os empreendedores locais. Como parte desse trabalho, a instituição entregou para o município, nessa quinta-feira (13), um Mapa de Oportunidades que traz as demandas das principais grandes empresas presentes na cidade e apresenta para os interessados possibilidades de investimento e geração de renda.

Na mesma data, a prefeitura também recebeu um caderno de resultados que mostra o impacto positivo do desenvolvimento do Cidade Empreendedora no município com o fortalecimento do comércio local, fomento à economia criativa e estímulo a uma cultura empreendedora nas escolas.

Segundo o prefeito de Caarapó, André Luiz Nezzi de Carvalho, o programa corroborou com avanços significativos em relação ao empreendedorismo. “Conseguimos oferecer uma série de capacitações que contribuíram e contribuem com o desenvolvimento de Caarapó no sentido de proporcionar mais oportunidades de emprego à população, além de promover benefícios que auxiliem aos comerciantes locais. Atingimos nosso objetivo com uma contrapartida muito satisfatória”, salientou o chefe do executivo.

De acordo com a gerente da Regional Sul do Sebrae/MS, Vanessa Pereira Reis, o Cidade Empreendedora proporcionou grandes avanços ao levar conhecimento para os empreendedores pudessem melhorar o negócio, além de incentivar o empreendedorismo como geração de renda. O resultado desse trabalho é visto por meio dos dados da Receita Federal que apontam um aumento de 32% no número de formalização de microempreendedores individuais, durante o programa, se comparado com o período anterior. Também houve a redução de 9% no número de fechamento de empresas e um crescimento de 6% na quantidade de empresas ativas na cidade.

“Tivemos um grande salto no número de abertura de empresas, também conseguimos melhorar o ambiente de negócios para o empreendedor e trazer mais oportunidades de mercado para que ele pudesse ampliar as vendas. Isso foi possível ao levarmos capacitações, além de trabalharmos junto com a gestão municipal para trazer mais oportunidades de geração de renda para a população. Tudo isso contribuiu para o processo de desenvolvimento e crescimento econômico do município”, destacou Vanessa.

Oportunidades de negócios

O Mapa de Oportunidades é mais uma entrega que irá auxiliar no fomento ao empreendedorismo no município, pois apresenta para as empresas locais possibilidades de negócio a partir das demandas de duas grandes empresas presentes na região: a FV Cereais e Impasa. O documento traz um levantamento apontando as principais necessidades das empresas por contratação de serviços e aquisição de produtos de modo a nortear os pequenos negócios sobre onde é melhor investir, além de atrair novos investidores para a cidade.

Para aproximar os empresários locais das duas empresas âncoras, na mesma data, também foi realizada uma sessão de negócios para promover conexões e futuras parcerias. Para o empresário no ramo de eventos, Ivo Benites, o município, mesmo que pequeno, está oferecendo um leque de oportunidades em várias áreas. “Esse tipo de oportunidade de conhecer novos empreendedores e compartilhar experiências é muito importante para ampliarmos nossos negócios. São iniciativas que devem acontecer sempre”, destacou.

Já para o outro empresário e participante da sessão de negócios, Fagner Fernandes, o momento foi de extrema importância para conhecer novos mercados. “Fiquei impressionado em conhecer empreendedores que jamais imaginava ter aqui em Caarapó. Fiquei muito satisfeito em participar e conhecer outros caminhos de empreendimento”, frisou. 

Cidade Empreendedora

Voltado para promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o programa Cidade Empreendedora é desenvolvido pelo Sebrae/MS, em parceria com as Prefeituras dos municípios que aderiram à iniciativa. Em Caarapó, a iniciativa teve início em maio de 2022 e se encerra em junho deste ano. Clique aqui e confira os resultados do Cidade Empreendedora no município.

Para mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, acesse cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br ou ligue 0800 570 0800.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Notificação extrajudicial
Cidades

Notificação extrajudicial

21/07/2024 07:05
Notificação extrajudicial
Notificação extrajudicial
Cidades

Notificação extrajudicial

20/07/2024 07:05
Notificação extrajudicial
Notificação extrajudicial
Cidades

Notificação extrajudicial

19/07/2024 13:35
Notificação extrajudicial
Senai inaugura contêineres com treinamentos para atender indústria de celulose
Inocência

Senai inaugura contêineres com treinamentos para atender indústria de celulose

09/07/2024 18:00
Senai inaugura contêineres com treinamentos para atender indústria de celulose
Com as menores temperaturas desta frente fria, domingo encerra a semana com tempo instável
Clima

Com as menores temperaturas desta frente fria, domingo encerra a semana com tempo instável

30/06/2024 07:46
Com as menores temperaturas desta frente fria, domingo encerra a semana com tempo instável
Últimas Notícias