Dourados – MS domingo, 01 de agosto de 2021
Dourados
23º max
12º min
Cidades

Brinquedoteca da UNIGRAN está de “cara nova”

02 Mai 2011 - 22h22
Brincadeiras desenvolvem diversos aspectos da personalidade da criança, como o intelecto, o lado afetivo, a sociabilidade e a motricidade
 - Brincadeiras desenvolvem diversos aspectos da personalidade da criança, como o intelecto, o lado afetivo, a sociabilidade e a motricidade -
Como ocorre anualmente, a Brinquedoteca da UNIGRAN, que é o laboratório do curso de Pedagogia, foi reinaugurada. Todo início de ano o espaço é adequado pelos acadêmicos que estagiaram no local, com isso, eles conseguem aplicar a visão que têm sobre o lúdico. Já as crianças, podem sempre contar com um espaço novo.

“Como os acadêmicos do 3º semestre têm a disciplina de ludicidade em espaço escolar e não escolar, a cada ano eles ficam responsável por organizar os cantinhos porque cada grupo de acadêmicos tem um olhar diferenciado de como trabalhar a ludicidade no espaço”, explica a coordenadora de Pedagogia, Mara L. Marques Corrêa Bueno.

Para as crianças, a mudança também é importante, pois a cada ano surgem ideias novas. “A criança chega depois da reinauguração e vêem [a Brinquedoteca] de uma forma diferente”, diz a coordenadora.

A professora responsável pela Brinquedoteca, Lucia Eugenia Pittas Martini, aponta a importância o local para os pequenos. “No lúdico a criança desenvolve de uma forma harmoniosa e prazerosa aquilo que seria imposto, muitas vezes, em sala de aula”.



A Brinquedoteca da UNIGRAN existe há 15 anos e atende crianças maiores de seis anos, as menores também podem visitar o espaço, desde que acompanhadas por um responsável. O local é dividido por “cantinhos”, há o da leitura, o do teatro, o da matemática, o da música e diversos outros. A professora Lúcia Eugenia, explica que os espaços também possibilitam às crianças aprenderem a noção de organização e higiene, além de elas aprenderem a se sociabilizar.

Para os acadêmicos, o espaço é de grande valia. “Ele é necessário para que o futuro profissional entenda o que é um espaço lúdico e qual a sua importância no desenvolvimento da criança”, diz a professora Lucia.

Josiane Cavalcante Prado, aluna do 5º Semestre de Pedagogia e estagiária da Brinquedoteca no período vespertino, diz que aprende muito no local. “A gente cuida das crianças, brinca junto, faz a manutenção dos brinquedos, cuida da organização. É gostoso, porque eu estou colocando em prática o que eu aprendi na teoria vista em sala de aula”, fala.

A Brinquedoteca é aberta às crianças de toda a comunidade de segunda à sexta-feira, durante o dia das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h e, no período noturno, das 18h30 às 22 horas. Estudantes e educadores de outras instituições de ensino podem agendar visitas, respeitando os horários mencionados. Para isso, basta entrar em contato com a coordenação do espaço por meio do telefone (67) 3411-4230 com a professora Lucia ou do (67) 3411-4171, com Maria Bryk.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Agepen autoriza atividades de guarda externa e escoltas de presos no presídio de Bataguassu
Geral

Agepen autoriza atividades de guarda externa e escoltas de presos no presídio de Bataguassu

há 15 horas atrás
Agepen autoriza atividades de guarda externa e escoltas de presos no presídio de Bataguassu
Frio perde intensidade e sábado promete tempo firme em grande parte do Estado
MS

Frio perde intensidade e sábado promete tempo firme em grande parte do Estado

31/07/2021 06:00
Frio perde intensidade e sábado promete tempo firme em grande parte do Estado
Imunização

Impacto da vacinação nos municípios de fronteira apresenta 63% de queda de casos de Covid-19 em MS

30/07/2021 16:00
Campanha

Hemosul de Naviraí realiza em agosto campanha para conseguir doação de sangue

30/07/2021 14:00
Cidades

Com apoio do Governo do Estado, usina de etanol vai gerar 150 empregos diretos e 2 mil indiretos

30/07/2021 11:00
Últimas Notícias