
A Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã, em parceria com o Hemocentro Coordenador de Nova Andradina (Hemosul), promoverá uma ação especial de coleta de sangue para doação de medula óssea, no próximo dia 10 de janeiro. A atividade será realizada no Laboratório Municipal de Batayporã, das 8h às 13h.
A iniciativa visa apenas pessoas entre 18 e 35 anos. Não é necessário estar em jejum no momento da coleta. Cada voluntário necessitará doar apenas 5 ml de sangue. "Essa quantidade já é o bastante para que o doador faça parte do cadastro de doadores de medula óssea, que será incluído no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome)", explicou a farmacêutica Mayra Michelini.
O Redome é parte de um banco de dados mundial que conecta doadores e pacientes que ocasionalmente são transplantados. Caso seja identificado como um possível doador para algum paciente, o doador é contatado para confirmar sua disponibilidade e realizar exames complementares. O cadastro é simples e seguro, e permanece ativo até que o voluntário complete 60 anos de idade ou decida cancelá-lo.
No dia da ação, o Laboratório Municipal será dedicado exclusivamente à coleta de medula óssea. Não haverá atendimento para outros tipos de exames, entrega de resultados ou realização de agendamentos.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Turismo
Aberta votação para escolher Campo Grande no Prêmio Ibero-Americano de Destino TurÃstico Inteligente
05/03/2025 06:00

Turismo
Descubra as rotas turÃsticas mais fascinantes do Mato Grosso do Sul
27/01/2025 16:06

Campo Grande
Com plantão em shopping, vacinação segue neste sábado (11)
11/01/2025 08:30

Desenvolvimento
MS Ativo fortalece municÃpios: governador em exercÃcio entrega pacote de obras na região Cone Sul
10/01/2025 19:00

Deodápolis
MPMS monitora ações de prefeitura para recuperar danos ambientais
10/01/2025 10:30