O prefeito de Maracajú, Celso Vargas elogiou o governo estadual - Crédito: Foto: Divulgação
Maracaju - Com o tema “Gestão Agropecuária, um fator decisivo para o Sucesso”, o Showtec 2011 trouxe de 1 a 3 de fevereiro cerca de 550 novas tecnologias para a cultura da soja, milho, algodão, integração lavoura-pecuária, produção de carne com padrão de qualidade, cana-de-açúcar, agroenergia e agricultura familiar. Essa foi a 15ª edição do evento que levou este ano cerca de e pretende levar um publico de 12 mil pessoas a Maracaju.O governador André Puccinelli, como nos anos anteriores participou nesta quinta feira do evento, acompanhado pelos deputados Reinaldo Azambuja, Zé Teixeira, Marcio Monteiro e Paulo Corrêa, Secretaria de Desenvolvimento Agrário da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo Tereza Cristina Corrêa da Costa, foram recepcionados na manhã desta quinta feira pelo Prefeito Celso Vargas e primeira dama Giovana.
André cumpriu agenda, participando de solenidade de encerramento do evento, reuniu-se com empresários que pretendem investir em Maracaju, por intermédio da Secretaria de Governo de Desenvolvimento Econômico, reuniu-se com taxistas, rotarianos, diretoria da Fundação MS, além de visitar stands no Show de tecnologia, \"nos últimos dois anos mantivemos convênio com a Fundação MS por acreditarmos no seu trabalho, que é de importância imensa no cenário mundial, continuaremos em 2011 com o mesmo pensamento, continuando a parceria\", menciona governador.
André Puccinelli anunciou que vai repassar recursos no valor de R$ 600 mil para a Fundação MS para Pesquisa e Difusão de Tecnologias Agropecuárias. O montante será repassado via Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja (Fundems), este que teve projeto de lei aprovado no final do ano passado e será utilizado para pesquisas na área. De acordo com Puccinelli, a Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja/MS) também deve ser parceira no repasse de outros recursos.
De acordo com o governador, os investimentos no setor de agricultura e pecuária representam 19% de arrecadação dos tributos e é considerada uma importante fatia da economia do Estado. “O Showtec vem evoluindo e trazendo muito conhecimento e queremos ser parceiro no sentido de ter recursos para pesquisas e com mais produtividade do nosso produtor rural. Tivemos uma média de 51 sacos de soja por hectare na safra 2009/2010 graças à tecnologia e vamos continuar investindo porque isso irriga a economia, dá retorno ao produtor e dinamiza o Estado”, ressaltou.