O evento contabilizou a presença de mais de 7 mil pessoas, de acordo com os organizadores, sendo que nesta edição, o curso de Turismo/Dourados se destacou entre as IES que mais submeteram trabalhos, no formato de artigo científico e resumo expandido.
Outro destaque foi o trabalho do professor Dr José Roberto Lunas intitulado "Turismo sustentável: dimensão institucional e jogo de atores no sistema turístico da serra da Bodoquena", que ficou entre os 10 melhores artigos apresentados.
O organizador da caravana do curso de Turismo, prof. Me. Fábio Orlando Eichenberg, avaliou como positiva a participação do curso e projeta aumentar o número de trabalhos a serem enviados para a edição 2017 do evento que ocorrerá nos dias 21, 22 e 23 de junho, com a temática: "Turismo e Cidades Criativas" norteará a construção dos trabalhos acadêmicos.
"Além do viés científico do evento, considerado um dos mais importantes do país, os participantes inscritos tiveram a oportunidade de interação com os atrativos turísticos locais", explicou Eichenberg.
Os acadêmicos do curso de turismo tiveram a oportunidade de realizar algumas visitas técnicas para vivência e compreensão das atividades turísticas oferecidas em Foz do Iguaçu como: as Cataratas do Iguaçu, que é um destino turístico que recebe anualmente mais de um milhão de visitantes, sendo mundialmente reconhecidas pela sua beleza.
Localizadas dentro do Parque Nacional do Iguaçu, na fronteira entre Brasil e Argentina (nas cidades de Foz do Iguaçu e Puerto Iguazu), possui uma estrutura qualificada para o recebimento do turista, com centro de visitantes, estacionamento, hotel, restaurante, ônibus internos, passeios adicionais, lojas de lembranças, praça de alimentação e trilha de caminhada para acesso às quedas. Esse conhecimento é fundamental para a formação do Bacharel em Turismo.
Além deste atrativo, os alunos também conheceram o Parque das Aves, o Dreamland Museu de Cera, o primeiro museu de cera da América Latina, e O Vale dos Dinossauros, um novo atrativo turístico que leva o visitante para uma caminhada ao ar livre, com 20 dinossauros animatrônicos que possuem movimentos e sons.
As atividades ocorreram mediante aprovação de um Projeto de Atividade Complementar (Proe/UEMS) e com aporte financeiro do PNAEST (Programa Nacional de Financiamento Estudantil) e UEMS.