
Os dados foram apresentados ontem pelo gerente-executivo de Política Econômica da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Mário Sérgio Carraro Telles, durante o projeto Encontros Empresariais Centro-Oeste – Integrar e Desenvolver para debater temas ligados ao desenvolvimento e integração de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. O evento acontece na Casa da Indústria, em Campo Grande, e tem a participação do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Eduardo Riedel.
Segundo dados de Telles, o Centro-Oeste concentra 4,5% do PIB industrial brasileiro, mas possui grande presença no setor agropecuário, sendo que o percentual do PIB específico do setor fica em 19,8%, enquanto o de serviços representa uma fatia de 10,6%. “A vocação da agropecuária é forte na região e grande parte do crescimento industrial é no segmento do agronegócios”, enfatizou Telles, o primeiro a palestrar no evento.
O presidente da Famasul e do Conselho Deliberativo do Sebrae, Eduardo Riedel, segue na mesma linha do representante da CNI e ressalta a importância do evento reunindo o setor produtivo do Centro-Oeste, com representantes da indústria, comércio e do agronegócio para tratar dos temas estratégicos para o desenvolvimento industrial da região.
“A reunião dos diferentes setores demonstra a visão estratégica das entidades representativas sobre a cadeia produtiva, no sentido de que não há incompatibilidade e que a complementaridade entre os setores é que movimenta o desenvolvimento da região”, avalia Riedel.
Telles vai mais longe em relação ao potencial dos estados do Centro-Oeste: “Não é preciso vir indústrias de fora se forem criadas condições para que as indústrias locais cresçam e se tornem grandes”, afirma. O CO tem seis entre as 20 microrregiões mais ricas do país, sendo elas Alto Araguaia, Parecis, Alto Teles Pires e Primavera do Leste em Mato Grosso, Catalão em Goiás e Brasília no Distrito Federal.
Entre os fatores que favoreceram os recentes avanços no desenvolvimento regional, o gerente apontou a recriação das superintendências regionais de desenvolvimento, o lançamento da Política Nacional de Desenvolvimento Regional, as políticas de transferência de renda do Governo Federal e o aumento do potencial de consumo das regiões menos desenvolvidas.
O encontro do setor produtivo do Centro-Oeste foi organizado pela Fiems e tem a participação da Famasul, Fecomércio e do Governo do Estado, por meio da secretária da Seprotur, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias.
Deixe seu Comentário
Leia Também

tempo
Clima chuvoso e fresco continua nesta terça-feira
19/01/2021 07:14

chuvas
Rio Miranda em Bonito atinge nível de emergência e deixa Defesa Civil em alerta
18/01/2021 16:45

política
Governo anuncia pavimentação da MS-166 e amplia logística da produção
18/01/2021 14:05

Cidades
CNH vencida em janeiro do ano passado, precisa ser renovada até este mês
16/01/2021 14:30

Clima
Em período chuvoso, saiba como receber alertas da Defesa Civil por SMS
16/01/2021 10:39