
Nos anos 80 Dourados tinha um celeiro de músicos e compositores, que marcaram presença em festivais que aconteciam na cidade, em toda a região e em Campo Grande, como o Fessul (Festival da Canção Sul-mato-grossense).
As finalíssimas do Fessul aconteciam somente em Campo Grande. Porém, as eliminatórias eram realizadas em várias cidades do interior. E, depois, ainda tinha uma última cartada antes da final, que era a pré-finalíssima, também realizada na Capital.
Porém, Dourados nunca conseguiu vencer o Festival, apesar de contar até com “reforços”, como aconteceu nas eliminatórias do 3º Fessul, em 1981. Isso, porque, os campo-grandenses Zé Pretinho, com “Alto Chapadão”, de sua autoria, e João Figueiredo, com “Trem da Solidão”, de Paulo Simões, inscreveram essas músicas por Dourados.
As eliminatórias em Dourados aconteceram no Clube Social na noite do dia 25 de abril de 1981. Das 15 músicas inscritas, cinco foram classificadas. Além de Zé Pretinho e João Figueiredo, também ganharam “sim” do corpo de jurados. José Edir, o Mikimba, com a música “Sol da Liberdade”, de sua autoria; Carlos Fábio com duas músiscas, “Campos Verdes” e “Tudo é Antigo”, ambas, composições do poeta Moisés Crestani.
A aparelhagem do som era a do grupo “Flokus”, liderado pelo baixa e cantor Tim.
O corpo de jurados foi formado pela radialista Laura Márcia, da Clube de Dourados; Onésimo do Espirito Santo, da TV Morena; Sandra Costa, da TV Morena; Mary Espinosa, do jornal “O Panorama”; maestro Antônio Geraldo Antoniasi, da Academia Villa-Lobos; professor Eliseu Félix, da Academia Santa Cecilia; e Carla Fernandes, da Villa-Lobos.
Vale lembrar, que o Grupo Acaba, de Campo Grande, conquistou o 1º lugar no 3º Fessul, com a música “Cavalinho de Pau”. O evento foi realizado no dia 1º de maio de 1981.
2º Fessul
A finalíssima do 2º Fessul foi realizada no dia 20 de maio de 1980 no ginásio Moreninho, em Campo Grande.
De Dourados, Elzio Lima classificou três músicas para a pré-finalíssima do 2º Fessul, que foi realizada na véspera da finalíssima, em Campo Grande, com presença de outros concorrentes do interior do Estado.
As três músicas classificadas por Elzio Lima foram: “Minha Voz”, de Moisés Crestani e Elzio Lima; “Estratégia de Guerra”, de Moisés Crestani; e “Sonho Maior”, de José Ronal.
As outras composições classificadas foram: “Libertura”, de Katsunori Sato e Marcondes Borges Santos, com interpretação de Djalma Martins; e “Sangue Vivo”, composição e interpretação de José Ronal.
A corumbaense Norma Atagiba, ganhou o 2º Fessul com a música “O Prodigo”, de autoria de Nelson e José Mirrha. O apresentador do evento foi o cantor e ator Fábio Júnior.
Em 2º lugar ficou “Nos Mares de Xaraes”, de Chico e Moacyr Lacerda, música classificada pelo Grupo Acaba, de Campo Grande; em 3º lugar, “Tuiuiu e Jaburu”, letra e música de Geraldo Espíndola, de Campo Grande; 4º lugar, “Boi de Guia’’, interpretação e composição de João Alberto Krampe, de Campo Grande; e 5º lugar - “Vida e Morte Nada Importa”, composição de Denerval Ribeiro Elias e Vieira Fernandes, de Corumbá.
O prêmio de “melhor letra” foi dado ao compositor Divani Duarte e prêmio de melhor intérprete foi dado para Norma Atagiba.
Carlos Fábio classificou duas músicas de Moisés Crestani nas eliminatórias
Deixe seu Comentário
Leia Também

Turismo
Explore as riquezas da Região Sudeste no Salão Nacional do Turismo
06/12/2023 22:45

Operação Retomada
PF deflagra operação contra invasão e desmatamento de terras da União
06/12/2023 17:00

Indicadores Sociais
Percentual de pessoas em situação de pobreza cai para 31,6% em 2022
06/12/2023 12:45

Indicadores Sociais
Em 2022, 10,9 milhões de jovens não estudavam, nem trabalhavam
06/12/2023 12:30

Brasil
Comissão discute situação salarial de professores do ensino profissionalizante
06/12/2023 10:15