
As variantes do Novo Coronavírus (Covid-19) que já circulam em todo o Mundo, são 50% mais letais e podem colapsar ainda mais o sistema de saúde. A afirmação é do médico e infectologista da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), Júlio Henrique Rosa Croda. Em entrevista ao O PROGRESSO, o profissional fez um alerta, principalmente à população com idade entre 30 e 39 anos, que no Estado, corresponde a 23,7% dos casos positivos da doença.
“Em relação ao vírus ‘original’, essas variantes são 50% mais transmissíveis, logo, mais letais, e consequentemente mais pessoas precisarão de UTIs, colapsando ainda mais o sistema de saúde”, pontuou Júlio, alegando que, por isso, o “momento não é de flexibilização das medidas sanitárias que visam conter o avanço da Covid-19”. Segundo ele, com 80% dos leitos ocupados, afrouxar as regras de distanciamento social fará com que mais pessoas sejam contaminadas.
O argumento é sustentado também pelo fato de que Mato Grosso do Sul possui, pelo menos, 22 casos suspeitos de pessoas que possam ter se contaminado com as variantes do Novo Coronavírus, além de uma confirmação. Nas próximas semanas, mais amostras de exames em análise deverão ficar prontas e esse número pode aumentar.
Os jovens são mais suscetíveis às variantes porque acabam se expondo mais, seja por trabalho, ou por ignorar as regras de distanciamento social e até mesmo o uso de máscara e álcool em gel. Atrelado a tudo isso, no futuro, as vacinas que vêm sendo aplicadas poderão apresentar ineficácia quanto a essas mutações do Novo Coronavírus.
“Os imunizantes continuarão sendo eficazes ao vírus que já conhecemos, no entanto, se essas mutações continuar ocorrendo, é provável que precisaremos adaptar essas vacinas”, concluiu Croda.
Estado flexibilizou
Na última quarta-feira, dia 31, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) recuou e anunciou a volta de praticamente todas as atividades econômicas a partir da próxima segunda-feira, 5 de abril. De acordo com o Programa de Saúde e Segurança na Economia (Prosseguir), o Estado passará a ter três toques de recolher, que funcionará conforme cada cor da bandeira.
Os municípios classificados na cor verde, amarela e laranja, adotarão restrição de horário das 22h às 5h. Já os de bandeira vermelha, das 21h e na cinza, permaneceram a partir das 20h. O chefe do Executivo estadual pontuou que a intenção é manter o novo decreto nos próximos dias, sem a necessidade e reeditar e adotar medidas mais restritivas, porém, enfatizou que é preciso “a consciência de todos, que é o melhor remédio para evitarmos as mortes”, ponderou o governador Reinaldo Azambuja.
Das 79 cidades de Mato Grosso do Sul, 51 estão na bandeira vermelha, ou seja, grau alto de contágio pela Covid-19: Campo Grande, Costa Rica, Bela Vista, Aral Moreira, Alcinópolis, Amambai, Anaurilândia, Antônio João, Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Caracol, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Coronel Sapucaia, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Inocência, Itaquirai, Jutí, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraiso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sonora, Tacuru, Terenos e Três Lagoas.
Na cor laranja – grau médio de contaminação: Água Clara, Anastácio, Angélica, Aparecida do Taboado, Bandeirantes, Bataguassu, Bataiporã, Corumbá, Eldorado, Figueirão, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Ivinhema, Japorã, Jardim, Jateí, Nioaque, Paranhos, Rio Brilhante, Selvíria, Sete Quedas, Taquarussu e Vicentina.
Na lista de cidades classificadas como grau tolerável estão Jaraguari e Rochedo. Na cor cinza, indicando grau extremo de contágio pelo Novo Coronavírus está apenas Sidrolândia.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Brasil
Comissão discute situação salarial de professores do ensino profissionalizante
06/12/2023 10:15

Justiça
STF dá 48 horas para Meta entregar vídeo de Bolsonaro após 8/1
05/12/2023 21:15

Justiça
STF nega vínculo trabalhista entre motoristas e empresas de aplicativo
05/12/2023 20:30

Natal
Papai Noel dos Correios amplia prazo para entrega de presentes
05/12/2023 20:15

Pará
Servidor da Funai é atingido por tiro na TI Apyterewa
05/12/2023 18:45