Dourados – MS quinta, 25 de abril de 2024
22º
tv

Silvio Santos decide se aposentar após 61 anos de TV

18 Dez 2021 - 17h05
Silvio Santos decide se aposentar após 61 anos de TV -

Senor Abravanel, mais conhecido como Silvio Santos (nome artístico), decidiu se aposentar da TV após 61 anos. O dono do SBT não vai mais apresentar seus programas na emissora.

“O Silvio Santos não volta mais para trabalhar”, disse Carlos Alberto de Nóbrega, durante entrevista ao “Planeta Podcast” nesta quinta-feira (16/12/2021).

Silvio Santos ficou afastado da TV por 16 meses, entre janeiro de 2020 a julho de 2021, devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Voltou ao ar em agosto de 2021 com o “Programa Silvio Santos”, mas duas semanas depois contraiu o vírus e foi afastado novamente de suas funções até a data de hoje.

Com a decisão de Silvio Santos, sua filha Patrícia Abravanel seguirá no comando do “Programa Silvio Santos” e do “Roda a Roda Jequiti”. Outros programas do Baú da Felicidade serão apresentados por Luís Ricardo.

HISTÓRIA DE SILVIO SANTOS

Senor Abravanel nasceu em 12 de dezembro de 1930. A mãe de Senor é quem o chamava de “Silvio”. O sobrenome artístico surgiu quando Senor foi participar do programa de calouros comandado pelo apresentador Jorge Curi e o produtor Mário Ramos.

Silvio Santos iniciou sua carreira na televisão em 3 de junho de 1960, comprando horários na TV Paulista de São Paulo para promover o Baú da Felicidade, através do programa “Vamos Brincar de Forca”. A atração de meia-hora de duração era exibida no horário nobre das noites de segunda, e tinha entre seus participantes clientes que eram sorteados ao pagar as mensalidades do carnê em dia – estratégia utilizada até os dias atuais com outros programas apresentados por Silvio Santos – para participar de um tradicional jogo da forca, onde levavam prêmios como utensílios domésticos, brinquedos, eletrodomésticos e vales-brinde que podiam ser resgatados nas lojas do Baú.

Três anos depois, Silvio comprou duas horas da programação da TV Paulista aos domingos, e em 2 de junho de 1963 estreou o “Programa Silvio Santos”. A atração era inicialmente composta por três quadros: “Cuidado com a Buzina”, que era um show de calouros que escolhia talentos nas categorias masculino, feminino e infantil. Os calouros eram avaliados por um grupo de jurados, e uma vez reprovados, eram “buzinados”. Mas quando eram aprovados, sentavam-se em réplicas de calhambeques colocadas no palco; “Roda Pião”, que era um jogo onde clientes do Baú giravam um pião com números e concorriam a prêmios (sendo esse o formato usado atualmente pelo Pra Ganhar é Só Rodar); e “Justiça dos Homens”, onde eram dramatizados casos reais enviados por telespectadores, e ao final, era dado um veredicto final por pessoas famosas.

O programa foi ganhando mais espaço na grade da TV Paulista à medida que Silvio comprava mais horas da programação de domingo. Com isso, novos quadros foram surgindo, como “Festival da Casa Própria”, onde eram sorteados imóveis aos clientes do Baú; “Rodada de Ouro”, onde os participantes tentavam adivinhar palavras sugerindo letras, ganhando um prêmio em dinheiro a cada rodada, sendo que na última, o prêmio era uma barra de ouro; “Pergunte e Dance”, onde o candidato participava de uma gincana de perguntas e respostas, e caso errasse a resposta, era obrigado a dançar uma música, dentre outros.

Com a dificuldade financeira das Organizações Victor Costa, o espólio do grupo (que incluía a TV Paulista) é vendido em 1965 para as Organizações Globo. Nessa época, o Programa Silvio Santos já durava cinco horas, e no fim da década de 1960, eram oito horas. A TV Paulista foi oficialmente extinta em 24 de março de 1966, dando lugar a atual TV Globo São Paulo. O “Programa Silvio Santos” continuou indo ao ar apenas para São Paulo até julho de 1969, quando entrou na grade nacional da Rede Globo. Nessa época alcançou 89 pontos, a quinta maior audiência da história da TV brasileira, o que transformou Silvio em celebridade e fez do Baú da Felicidade um fenômeno de vendas.

Aos poucos Silvio ampliaria o programa a cerca de 10 horas de duração. Embora pagasse pelo horário, a incompatibilidade crescente com o “Padrão Globo de Qualidade” levou Silvio a ter atritos com os diretores Walter Clark e Boni, que queriam preencher o espaço do programa com suas próprias atrações e anunciantes, e também a ambicionar seu próprio canal de TV. Em 1972, pouco depois de ter renovado contrato por mais cinco anos, Silvio Santos comprou metade das ações da TV Record, antes pertencentes ao empresário Pipa Amaral. Porém, como seu contrato com a Globo lhe impedia de ser acionista de uma emissora concorrente, foi usado um laranja chamado Joaquim Cintra Godinho, que respondia pela parte do apresentador junto ao sócio Paulo Machado de Carvalho. A transação só foi revelada em 1976, ano em que Silvio deixou a Globo, gerando uma disputa judicial que deu ganho de causa ao apresentador. Um ano antes, em 22 de outubro de 1975, Silvio também venceu a concorrência pública pelo canal 11 VHF do Rio de Janeiro, inaugurando em 14 de maio de 1976 a TVS Rio de Janeiro.

Com a transmissão garantida em São Paulo e no Rio de Janeiro, Silvio rompe o seu contrato com a Rede Globo pouco antes do fim, e o “Programa Silvio Santos” é transmitido pela última vez na Rede Globo em 25 de julho de 1976, após pouco mais de 16 anos no ar (contando a fase da TV Paulista). Silvio também alugou a programação dominical da Rede Tupi (já em dificuldades financeiras que a levariam à extinção em 18 de julho de 1980), garantindo também a veiculação do programa fora do Eixo Rio-São Paulo até abril de 1982. Em 1.º de agosto de 1976, o “Programa Silvio Santos” passava a ir ao ar pela Tupi e na TVS do Rio de Janeiro.

Em 3 de fevereiro de 1980, o Programa Silvio Santos passou a ser retransmitido também pela TV Record de São Paulo. Com a liquidação da Rede Tupi pelo Governo Federal em 1980, o Programa Silvio Santos foi veiculado na emissora pela última vez em 13 de julho, e depois disso continuou no ar nas emissoras dos Diários Associados que se salvaram da cassação e nas emissoras em que o apresentador era dono. Silvio participou da concorrência pública que daria origem as novas redes de televisão, ganhando concessões em São Paulo, Belém e Porto Alegre (que outrora eram parte da Rede Tupi), além de um segundo canal no Rio de Janeiro. Em 19 de agosto de 1981, surgiu o Sistema Brasileiro de Televisão, e o Programa Silvio Santos passou a ser exibido na nova rede em 23 de agosto. A atração continuou indo ao ar simultaneamente pela TV Record e também pela sua co-irmã carioca, a partir de 4 de abril de 1982. Em junho de 1985, após o SBT ganhar seu canal próprio via satélite, o Programa Silvio Santos passou a ser transmitido simultaneamente para todo o Brasil.

Já com sua própria rede de televisão consolidada nacionalmente e tendo inaugurado mais emissoras próprias no interior paulista, onde o sinal do SBT não chegava antes, o “Programa Silvio Santos” deixa de ser exibido pela TV Record em 26 de julho de 1987, dando continuidade a um processo iniciado ainda em 1984, onde Silvio Santos se desfazia de sua parte na emissora e, juntamente com seu sócio Paulo Machado de Carvalho, venderia as ações ao empresário Edir Macedo em 1989. Neste mesmo ano, o “Programa Silvio Santos” perde a condição de líder de audiência em seu horário de exibição para seu mais novo concorrente, o “Domingão do Faustão”, que em poucos meses no ar consegue devolver à Rede Globo o status que não era conseguido desde a saída de Silvio em 1976. Ainda em 1989, o “Programa Silvio Santos” deixou de ser veiculado pela TV Corcovado do Rio de Janeiro, que teve sua programação arrendada ao Grupo Abril, tornando então a sua exibição exclusiva ao SBT. Silvio se desfez da TV Corcovado em 1992, quando vendeu-a para a incipiente Rede OM, atual CNT.

Neste período, o “Programa Silvio Santos” se tornou um agrupamento de vários programas de auditório, dentre eles o “Show de Calouros”, “Domingo no Parque”, “Roletrando”, “Namoro na TV”, “Porta da Esperança”, “Topa Tudo por Dinheiro”, “Gol Show”, “Tentação”, “Hot Hot Hot”, “Qual é a Música?”, “TV Animal”, “Viva a Noite”, “Em Nome do Amor”, “Show do Milhão”, entre outros. Da década de 1980 em diante, Silvio abriu espaço gradual para outros apresentadores, com destaque para Gugu Liberato, que por vários anos também animou as tardes de domingo da emissora. Em todos estes anos o programa já teve dezenas de programas apresentados pelo próprio Silvio Santos, além de Gugu Liberato, Silvio Luiz, Celso Portiolli, Luís Ricardo, Hebe Camargo, Ratinho, Otávio Mesquita e outros. Também foram integrados programas humorísticos, séries americanas, sessões de cinema, partidas de futebol e corridas de Fórmula Indy.

No início dos anos 2000, Silvio Santos começou a reduzir o seu horário aos domingos, chegando, em 2006, a apresentar somente o sorteio da Tele Sena no dia. Com isso, Silvio passou a apresentar apenas atrações exibidas durante a semana, principalmente nas quartas feiras, como “Roda a Roda”, “Family Feud”, “Todos contra Um”, “Pra Ganhar É Só Rodar” e “Rei Majestade”. Desde 2007, Silvio Santos voltou a ter mais atuação nos domingos do SBT, com a volta de programas como “Tentação”, “Roda a Roda” e “Qual É a Música?” e a estreia do “Nada Além da Verdade”.

Em 1 de junho de 2008, o SBT estreou o novo Programa Silvio Santos. A partir daí, a atração deixou de ser um agrupamento de programas e passou a ser um agrupamento de quadros. Nele foram reunidas brincadeiras clássicas da consagrada carreira de Silvio, além das gincanas do parque aquático e o famoso quadro “Pergunte para a Maísa”, no qual o animador fazia perguntas gerais para Maisa Silva, na época com 6 anos.

Em 30 de agosto de 2009, com a estreia do programa Eliana nas tardes do SBT, o “Programa Silvio Santos” foi remanejado para o horário das 20h00, onde permanece até os dias de hoje. No mesmo ano, Silvio Santos voltou a utilizar temas musicais clássicos de sua trajetória como animador, como “Ritmo de Festa”, “Silvio Santos vem aí”, entre outros.

A apresentadora Ligia Mendes se tornou fixa no Jogo dos Pontinhos. Em 4 de julho de 2010, o programa ganhou o novo cenário. No dia 14 de agosto de 2011, antes do SBT completar 30 anos no ar, a filha de Silvio Santos, Patrícia Abravanel se tornou fixa no Jogo dos Pontinhos, substituindo Mamma Bruschetta, personagem de Luiz Henrique, do programa “Mulheres”, da TV Gazeta. No dia 18 de março de 2012, o programa ganhou novo cenário. No dia 10 de março de 2013, ano em que o programa completaria 50 anos no ar, ganhou novo cenário com novo logotipo e a volta com o tema musical de abertura “Silvio Santos Vem Aí”.

O programa de auditório está sempre em constante mudança, com novas tecnologias e novos quadros. A partir do ano de 2012, Silvio fez com que seu programa subisse a audiência com suas brincadeiras e inovações que chocam o público, como o dia em que a calça do apresentador caiu durante a gravação.

No dia 25 de agosto de 2013, durante sua transmissão, foi anunciado no rodapé dos televisores a alteração do horário de transmissão a partir do domingo seguinte (1 de setembro), como parte das mudanças na programação dominical da emissora passando a ir ao ar duas horas mais cedo, das 18 às 22 horas. Mas, por conta da baixa audiência no novo horário, retornou ao antigo horário (20 às 0 horas) no domingo seguinte.

Em 2014, Silvio Santos deixou de utilizar o seu tradicional microfone Sennheiser pendurado no peito, passando a utilizar, em um primeiro momento, um microfone auricular. Desde 2015, Silvio usa um microfone de lapela.

No dia 29 de março de 2015, estreando uma nova temporada com novo cenário e logotipo, o programa passa a ser exibido em HDTV.

No dia 26 de outubro de 2016, foi anunciado que o programa iria ser transmitido para o exterior. De acordo com a Folha de S.Paulo, os canais Boom TV e o Jango Magic transmitirão a atração em países como Angola, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe, cuja língua oficial também é o português. A estreia será em janeiro de 2017. O dia e horário da exibição do programa na África ainda não foram definidos.

No domingo 19 de março de 2017, estreando uma nova temporada com novo visual, Silvio Santos foi atingido por uma bola gigante atirada pela plateia durante uma brincadeira, onde exclamou: “Ai, isso mata, essa bola mata! Isso não é uma bola, é um tijolo!“, levando a internet á loucura.

Em 2017, o “Programa Silvio Santos” garantiu a vice-liderança em todo Brasil, sua média anual foi de 11 pontos, contra 9 pontos da terceira colocada (Record) e 21 pontos da emissora líder (Globo). Fechou em segundo lugar em 48 dos 50 programas. Silvio Santos ainda tem um crescimento continuo desde 2013, o que equivale a 23% de aumento no índice de audiência. Comparando a média absoluta de telespectadores, o “Programa Silvio Santos” é assistido por 41% a mais de pessoas do que em 2013.

Completando 55 anos de existência em 2 de junho de 2018, o Programa Silvio Santos alcança uma marca histórica e inédita, como a atração mais duradoura em todo o mundo apresentada pelo mesmo apresentador. Em outubro, Silvio Santos anuncia a volta do “Concurso de bebês”, quadro que era realizado no extinto “Domingo no Parque”, nos anos 80.

Entre os anos de 2020 e 2021, o programa passou a ser composto apenas de reprises de edições anteriores, em função do afastamento de Sílvio Santos devido a pandemia de COVID-19. Entre os dias 30 de maio e 27 de setembro, e os dias 10 e 17 de outubro de 2021, o programa passou a reexibir compilados de atrações de sucesso apresentadas por Silvio, resgatando edições memoráveis de programas como “Topa Tudo por Dinheiro”, Em Nome do Amor, Qual é a Música?, Show do Milhão, Boa Noite, Cinderela, Show de Calouros, Porta da Esperança, entre outros. Em 01 de agosto, é exibido o primeiro “Programa Silvio Santos” inédito desde a paralisação em 2020. No entanto, as gravações foram paralisadas novamente devido ao fato do titular testar positivo para a COVID-19, forçando o SBT a voltar a exibir reprises de programas antigos a partir de 15 de agosto. Em 3 de outubro, Patrícia Abravanel passa a comandar provisoriamente o programa do pai, dando continuidade aos quadros exibidos, além de mesclar com a exibição de episódios já gravados com Silvio Santos antes do seu segundo afastamento. No dia 7, Patrícia testou positivo para a COVID-19, suspendendo temporariamente as gravações do programa, voltando a gravar no dia 18 as edições inéditas. Durante o período em que Patrícia ficou afastada, foram exibidos novamente reprises e pegadinhas inéditas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Moraes: não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria
Justiça

Moraes: não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria

24/04/2024 22:45
Moraes: não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria
Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Justiça

Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro

24/04/2024 22:00
Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Única premiada em competição de cerveja mais importante da Europa é de interior de SP
Brasil

Única premiada em competição de cerveja mais importante da Europa é de interior de SP

24/04/2024 16:30
Única premiada em competição de cerveja mais importante da Europa é de interior de SP
Caciques das 5 regiões afirmam que mudanças climáticas impactam campo
Direitos humanos

Caciques das 5 regiões afirmam que mudanças climáticas impactam campo

24/04/2024 12:45
Caciques das 5 regiões afirmam que mudanças climáticas impactam campo
 Caminhão de coleta de lixo  - Código de Trânsito Brasileiro
Artigo

Caminhão de coleta de lixo - Código de Trânsito Brasileiro

24/04/2024 10:45
 Caminhão de coleta de lixo  - Código de Trânsito Brasileiro
Últimas Notícias