
Os vereadores de Dourados devem começar a realizar já nos próximos dias, duas sessões semanais, revendo uma prática (a realização de apenas uma sessão por semana) que remonta a criação do legislativo, em 1937. A realização de mais uma sessão já foi discutida na legislatura anterior, mas foi “engavetada”.
Retornou agora com um apoio de peso: o do presidente Laudir Munaretto. O autor do Projeto de Resolução que altera o Regimento Interno criando mais uma sessão é o vereador Marcelo Mourão e embora a proposta tenha apoio unânime estão sendo finalizados alguns ajustes. “Acredito que finalmente vamos ter mais espaço para a essência do parlamento, que é a discussão de ideias e onde o principal instrumento de ação é a voz. No formato atual a discussão se dá de forma engessada”, avalia Marcelo Mourão.
Hoje, cada vereador dispõe, logo no início da sessão, de cinco minutos para apresentar as chamadas “proposições” (quatro indicações de obras e serviços a serem executados em locais específicos e três requerimentos solicitando informações aos secretários) e no que se refere aos projetos o tempo também é curto e esse é o objetivo de se realizar mais uma sessão.
A sessão a mais não terá cunho deliberativo e será apenas para discussão dos projetos e outros assuntos de interesse tanto da Câmara como de entidades de classe ou representativas da sociedade. Pelo que vem se desenhando essa sessão será realizada na manhã das segundas-feiras, de forma a coincidir com o dia em que já é realizada, à noite, a sessão ordinária. Um dos “nós” que está sendo desatado pelo presidente Laudir Munaretto e pela mesa diretora em geral é exatamente uma forma de que a sessão seja realizada sem a necessidade de mobilizar os servidores fora do horário de expediente, como acontece com as sessões ordinárias realizadas no período noturno, o que dá força aos vereadores à tese de que a sessão seja realizada nas manhãs de segunda-feira.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Turismo
Explore as riquezas da Região Sudeste no Salão Nacional do Turismo
06/12/2023 22:45

Operação Retomada
PF deflagra operação contra invasão e desmatamento de terras da União
06/12/2023 17:00

Indicadores Sociais
Percentual de pessoas em situação de pobreza cai para 31,6% em 2022
06/12/2023 12:45

Indicadores Sociais
Em 2022, 10,9 milhões de jovens não estudavam, nem trabalhavam
06/12/2023 12:30

Brasil
Comissão discute situação salarial de professores do ensino profissionalizante
06/12/2023 10:15