Dourados – MS quinta, 13 de maio de 2021
Dourados
26º max
14º min
Mato Grosso do Sul

Patrulhas mecanizadas auxiliam assentados no processo de silagem para enfrentar a estiagem

21 Abr 2021 - 09h00Por Portal do Governo de Mato Grosso do Sul
Patrulhas mecanizadas auxiliam assentados no processo de silagem para enfrentar a estiagem - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

No período de seca a silagem é uma das melhores opções de alimentação econômica, eficaz e de qualidade para o gado. As patrulhas mecanizadas entregues pelo Governo do Estado têm sido fundamentais para pequenos produtores que adotam essa estratégia alimentar para oferecer aos bovinos durante o inverno.  

Em Anaurilândia, o Assentamento Esperança está entre os já beneficiados pelo Governo do Estado com maquinários, ordenhadeiras mecânicas e resfriadores de leite. O presidente da Associação de Moradores, Rosalvo Nunes da Mota destaca a importância desses investimentos para os produtores locais. 

“Se não fosse o Governo não teria como fazer. Estaríamos de braços e mãos atadas. Estamos produzindo muito graças a esse suporte que chega para nós pela Agraer que é peça fundamental para nossa produção. 90% dos nossos resultados são fruto do que a Agraer faz por nós aqui”, afirma. 

Na avaliação da gestora de desenvolvimento rural da Agraer no município, a zootecnista Mírian Carla Becker Brito, os maquinários dão autonomia para os pequenos produtores. “Os assentamentos ganham independência, têm os equipamentos cedidos pela prefeitura e cedidos pelo Estado. E quando chega nessa época os produtores todos precisam né? E o tempo é muito curto para preparar a alimentação de inverno. Seja silagem, seja um preparo de solo para correção e adubação”.

Tanto os equipamentos quanto o suporte oferecido pela Agraer, despertam o interesse de outros produtores que passam a ter uma visão de futuro a partir dos resultados de outros assentados. “Na seca o animal dá leite, o preço do leite é melhor, então começaram a  valorizar o bem. Basta ter o planejamento que o equipamento está acessível através da associação”, explica Mírian. 

Para o diretor executivo da Agraer, Fernando Nascimento, a manutenção dos maquinários também é um ponto importante. “Essas patrulhas bem utilizadas podem ajudar o produtor a se preparar. Plantar os capins, silar e na hora da escassez dos alimentos ter essas folhagens para fornecer para o gado. Quem não faz isso acaba tendo que desembolsar um dinheiro a mais na compra de feno e ração. A silagem é uma maneira racional de gerenciar isso”. 

Fernando destaca que o titular da Semagro, secretário Jaime Verruck, tem dado todo apoio no suporte às famílias assentadas, inclusive com reforço de equipamentos para conservação de solo e água em microbacias. 

No Assentamento Esperança duas patrulhas mecanizadas cedidas pelo Governo do Estado, uma em 2015 e outra em 2018, são mantidas pela associação de moradores e beneficiam 107 famílias que residem no local. 

Patrulhas mecanizadas

Desde 2015 o Governo do Estado por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), através da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) promoveu a entrega de 252 patrulhas mecanizadas para os municípios sul-mato-grossenses, sendo compostas basicamente por trator, grade geradora, grade niveladora, carreta agrícola e distribuidora de calcário. 

Mireli Obando, Subcom

Fotos: Mírian Carla

Deixe seu Comentário

Leia Também

Resultado foi impactado pela revisão tarifária periódica
Brasil

Resultado foi impactado pela revisão tarifária periódica

há 20 minutos atrás
Resultado foi impactado pela revisão tarifária periódica
Brasil

Trabalhadores nascidos em outubro podem sacar auxílio emergencial

13/05/2021 13:30
Senado aprova proposta que obriga condutores alcoolizados a ressarcirem tratamento ao SUS
Trânsito

Senado aprova proposta que obriga condutores alcoolizados a ressarcirem tratamento ao SUS

13/05/2021 12:00
Senado aprova proposta que obriga condutores alcoolizados a ressarcirem tratamento ao SUS
Brasil

Comissão aprova proposta que obriga recolhimento de armas de agentes de segurança agressores de mulheres

12/05/2021 17:00
Brasil

Trabalhadores nascidos em setembro podem sacar auxílio emergencial

12/05/2021 12:00
Últimas Notícias