Dourados – MS quinta, 25 de abril de 2024
24º
UEMS - Pantanal
Saúde

Ozonioterapia ajuda no tratamento de mais de 250 doenças

Procedimento se baseia numa mistura dos gases medicinais oxigênio e ozônio

22 Set 2020 - 13h02
Ozonioterapia ajuda no tratamento de mais de 250 doenças - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Considerado um dos oxidantes mais eficazes, o gás ozônio tem sido um fator cada vez mais decisivo para a diminuição, e muitas vezes a cura, de doenças inflamatórias, infecciosas, problemas circulatórios, articulares e feridas decorrentes de diabetes, entre outras enfermidades. É utilizado como tratamento complementar em mais de 250 doenças. 

Em Dourados, a Clínica Yui faz o tratamento, que se baseia numa mistura dos gases medicinais oxigênio e ozônio (ozônio medicinal). A Ozonioterapia pode ser aplicada de modo isolada e complementar. Ozônio tem excelente propriedades medicinais como: antissépticas, melhora da circulação e da oxigenação, anti-inflamatórias, modulação do estresse oxidativo, da imunidade. As patologias que podem ser tratas com a ozonioterapia são:  problemas circulatórios,  tratamento de feridas de origem diabéticas, vasculares, insuficiência vascular. Pode ajudar em tratamentos de doenças virais:  coadjuvante melhora dos efeitos colaterais da radioterapia e quimioterapia; doenças articulares decorrentes de inflamações crônicas; inflamações intestinais crônicas como a colites; nas queimaduras, hérnias de disco, melhora na vitalidade dos idoso e ajuda na imunoativação geral.

Segundo o médico ginecologista, obstetra e ortomolecular Paulo Cesar Yui, a ozonioterapia também é utilizada no tratamento da COVID-19 na Italia e Espanha e outros países como uma terapia complementar no tratamento, devido as propriedades do ozônio que, auxilia na modulação do processo inflamatório e na liberação de oxigênio pelos tecidos, evitando que a doença se agrave. No Brasil a Associação Brasileira de Ozonioterapia já teve aprovação do Comité de Ética em pesquisa CEP/CONEP para realizar o primeiro trabalho sobre a Ozonioterapia para a COVID 19 em pacientes internados que poderá ser aplicado em hospitais.  

Outra pratica utilizada pelo médico é a medicina ortomolecular, que visa restabelecer o equilíbrio químico do organismo, uma grande aliada na prevenção de doenças. A prática tem a finalidade de repor de minerais, vitaminas e corrigir e eliminar os radicais livres (que causam envelhecimento das células) no organismo.O mais importante é que com a Ortomolecular o paciente volta a ser encarado como um todo, um conjunto que deve funcionar em harmonia. Melhorando a qualidade de vida.

Segundo Paulo Yui, a prática não cura nenhuma doença, que já se manifestou, mas pode ajudar a melhorar a qualidade de vida, com o combate do desequilíbrio de radicais livres, desintoxicação de metais pesados, com reposição de antioxidantes, como as vitaminas, sais minerais e aminoácidos.

O que é a prática Ortomolecular? Em quais áreas da medicina ela atua?

Ortomolecular é o ramo da ciência cujo objetivo primordial é restabelecer o equilíbrio químico do organismo. O reequilíbrio acontece por meio do uso de substâncias e elementos naturais, sejam vitaminas, minerais e/ou aminoácidos. Estes elementos, além de proporcionarem um reequilíbrio bioquímico, combatem os radicais livres.

Qual a diferença entre a Ortomolecular para a medicina convencional?

A medicina convencional, de modo geral, visa ao tratamento das doenças. Já na medicina da saúde (ortomolecular e nutriendócrino) o objetivo é a prevenção dessas doenças, ou seja, cuidar das alterações metabólicas que com o passar do tempo podem gerar problemas. O foco de atuação é no equilíbrio metabólico, que antecede a doença.
Na medicina convencional se usam substâncias químicas estranhas ao nosso corpo (os medicamentos), e elas podem produzir efeitos colaterais ou causar o aparecimento de outros problemas de saúde. No tratamento ortomolecular são utilizados nutrientes, minerais, vitaminas e aminoácidos, que já fazem parte do nosso corpo, que necessitam de ser otimizados para ajudar a restabelecer a saúde.

Como a medicina ortomolecular pode ajudar no combate a Covid-19? 

A ortomolecular é  uma alternativa  terapêutica que tem por finalidade por a vida em equilíbrio, com o equilíbrio do corpo, torna-se mais saudável, com diminuição dos níveis de radicais livres em nosso corpo. Com o corpo em equilíbrio, temos as nossas defesas aumentada, também com o organismo mais alcalino, melhor oxigenado, temos uma melhora da imunidade, consequentemente diminuindo o risco de uma infecção. Para isso lançamos mão de vitaminas e oligoelementos.

Quais as vitaminas são essenciais para fortalecer o organismo nesse momento de pandemia?

Todas as vitaminas são importante no equilíbrio do organismo, mas as que mais se destacam ou que devem ser suplementada são vitamina C com zinco atua principalmente como regenerador celular, atuam como antioxidantes, no combate de radicais livres, reduzindo o risco de doenças; vitamina E é um excelente antioxidante, com combate os radicais livres; Vitamina D fortalece o sistema imunológico, na homeostase do cálcio, reduz os riscos de desenvolver diabetes tipo 2; vitamina do complexo B serve no funcionamento do sistema nervoso, atua na proteção do organismo contra doenças, no controle do colesterol. 

Como está a procura por esse tratamento alternativo? 

Em nossa clinica tem sido baixa, o motivo talvez  devido o desconhecimento por parte da população que esse tipo de terapia ajuda evitar ou diminuir os risco das complicações do COVID. Prática da medicina ortomolecular,  seu princípio é o mesmo princípio básico de qualquer especialidade medica, que é investigar quaisquer anormalidades orgânicas e psíquica das pessoas. Com a crença de que muitas destas anormalidades são causadas por desequilíbrio de micronutrientes, de vitaminas e de radicais livres, tem por objetivo de uma suplementação nutricional,  podendo prevenir, tratar e até curar muitas patologia.

E nos casos de Câncer? Como a Medicina Ortomolecular pode ajudar?

Esta doença deve ser acompanhada por uma equipe multidisciplinar e a ortomolecular vem como coadjuvante com suplementação vitaminas, de minerais e aminoácidos empregado de forma individualizado e contextualizada, esta suplementação melhora o sistema imunológico, e a qualidade de vida deste individuo, também junto com a ozonioterapia.

Como é feito o tratamento de modo em geral?

A base de suplementação de vitaminas, minerais e aminoácidos, em muitos dos casos também lançamos mão do Ozonio.

Quanto tempo dura o tratamento?

Sua principal indicação e equilibrar e manter equilibrado, com mais saúde, com envelhecimento saldável com melhor qualidade de vida, portanto não tem tempo para terminar.

Qual é a maior procura de tratamento?

A procura são de paciente que tiveram insucesso com algum tratamento, vem como alternativa de tratamento, nos também temos como especialidade básica a ginecologia e a obstetrícia (ainda atuando) tratamos alguma doença desta especialidadecomo a terapia ortomolecular, também nas gestantes suplementamos alguns minerais para gestante com a finalidade de prevenção de doença do individuo que esta vindo ao mundo.

Qual a maior dúvida dos pacientes que chegam no seu consultório?

Se com a ortomolecular ela vai ficar curada, na maioria das vezes dissemos que não ela pode melhorar sua qualidade de vida, também com a ozonioterapia se aplica a mesma afirmação.

Considerações

A medicina ortomolecular pode ser aplicada a qualquer pessoa, que não seja portadora de nenhuma doença, pois ela tem por finalidade de prevenção melhorar a qualidade de vida, para não dizer e melhor prevenir do que remediar.

Estou em Dourados desde 1982, como ginecologista e obstetra, sou o segundo profissional a implantar um serviço de ultrassonografia em setembro de1982, estamos atuando com a pratica de medicina ortomolecular desde 2003, uso de Ozonio em tratamento medico desde setembro de 2016. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Nanopartículas com ação antibacteriana encurtam tratamento da tuberculose
Saúde

Nanopartículas com ação antibacteriana encurtam tratamento da tuberculose

25/04/2024 07:45
Nanopartículas com ação antibacteriana encurtam tratamento da tuberculose
Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023
Saúde

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

24/04/2024 23:30
Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023
MS já tem 6,5 mil casos de dengue confirmados neste ano
Saúde

MS já tem 6,5 mil casos de dengue confirmados neste ano

24/04/2024 17:00
MS já tem 6,5 mil casos de dengue confirmados neste ano
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Saúde

Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil

24/04/2024 12:15
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Repelente para roupas e tecidos criado por brasileira mata mosquito da dengue por efeito knock-out
Saúde

Repelente para roupas e tecidos criado por brasileira mata mosquito da dengue por efeito knock-out

24/04/2024 11:00
Repelente para roupas e tecidos criado por brasileira mata mosquito da dengue por efeito knock-out
Últimas Notícias