Dourados – MS sexta, 19 de abril de 2024
15º
Presídios

ONU divulga recomendação do CNJ sobre prevenção do coronavírus em prisões

01 Abr 2020 - 13h42Por ONU
ONU divulga recomendação do CNJ sobre prevenção do coronavírus em prisões - Crédito: ONU/Martine Perret Crédito: ONU/Martine Perret

A Recomendação nº 62/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que incentiva tribunais e magistrados a adotarem medidas preventivas à propagação do novo coronavírus no sistema de justiça penal e socioeducativo, está sendo divulgada pelo escritório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) como boa prática para diversos países.

A Recomendação foi emitida na semana passada (17) e vem recebendo atenção dos tribunais brasileiros, resultando tanto em medidas administrativas quanto judiciais para contribuir com o combate à pandemia.

"O PNUD conta com uma ampla rede de escritórios que busca sempre compartilhar as melhores práticas para fortalecer o desenvolvimento dos países.

Nesse sentido, compartilhamos também a experiência do CNJ, que é pioneira em relação a prevenção da COVID-19 no sistema prisional e socioeducativo", avalia a representante-residente assistente e coordenadora de área programática do PNUD no Brasil, Maristela Baioni.

Desde janeiro de 2019, o PNUD Brasil e o CNJ trabalham no programa Justiça Presente, cujo objetivo é enfrentar os problemas estruturais do sistema prisional e socioeducativo brasileiro, considerando todo o ciclo penal. Devido à COVID-19, o programa passa por reestruturação em seu planejamento e operações para manter avanços.

De acordo com a coordenadora da unidade de Paz do PNUD, Moema Freire, os escritórios do organismo internacional estão levantando e compartilhando com seu Centro de Conhecimento todas as práticas desenvolvidas nos países em relação à prevenção da expansão do novo coronavírus, o que inclui o monitoramento de medidas do sistema prisional.

"Nós reportamos o que o CNJ está fazendo para que possa servir de referencia e inspiração para outros países que buscam adotar medidas nesse sentido."

O PNUD é uma das agências das Nações Unidas e trabalha pelo desenvolvimento integral das capacidades humanas como forma de se atingir sociedades mais igualitárias e justas.

O órgão está presente globalmente em todos os territórios e possui centros de conhecimento em cada continente, que são responsáveis por disseminar exemplos e boas práticas que possam auxiliar os países no processo de desenvolvimento.

"No momento de pandemia, a rede segue ativa e países estão compartilhando praticas", explica Moema Freire.

Ao comentar a aprovação da Recomendação 62 na última semana, o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, ressaltou a importância da medida para atender à urgência e atipicidade da situação, com parâmetros que podem ser replicados.

"Estamos diante de uma pandemia com efeitos ainda desconhecidos. Mas não há dúvidas quanto à urgência de medidas imediatas e de natureza preventiva para os sistemas prisional e socioeducativo, considerando o potencial de contaminação em situação de confinamento de pessoas que se encontram sob a tutela do Estado.

É imperativo que o Judiciário não se omita e adote uma resposta rápida e uniforme, evitando danos irremediáveis."

Cinco pontos
A recomendação traz orientações ao Judiciário em cinco pontos principais: redução do fluxo de ingresso no sistema prisional e socioeducativo; medidas de prevenção na realização de audiências judiciais nos fóruns; suspensão excepcional da audiência de custódia, mantida a análise de todas as prisões em flagrante realizadas; ação conjunta com os Executivos locais na elaboração de planos de contingência; e suporte aos planos de contingência deliberados pelas administrações penitenciárias dos estados em relação às visitas.

O texto considera que a manutenção da saúde das pessoas privadas de liberdade, especialmente devido à situação de confinamento e superlotação nos presídios brasileiros, é essencial para a garantia da saúde coletiva e da segurança pública.

Destaca, ainda, a importância da adoção de medidas para zelar pela saúde dos profissionais que atuam no sistema de justiça penal e socioeducativo enquanto se mantém a continuidade da prestação de Justiça.

O supervisor do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas do CNJ (DMF/CNJ), conselheiro Mario Guerreiro, afirma que a resolução traz parâmetros importantes que colocam a saúde coletiva e humanidade como premissas para prestação de Justiça.

"O CNJ dá os insumos para que, com muita responsabilidade, cada juiz analise as situações concretas considerando a excepcionalidade dos tempos atuais. Ademais, a saúde pública é uma só: a saúde dentro dos presídios é fundamental para a saúde fora dos presídios."

Para o coordenador do DMF/CNJ, Luís Lanfredi, o reconhecimento pelo PNUD das medidas adotadas pelo CNJ e a difusão em escala internacional refletem a seriedade com que o tema foi tratado internamente.

"O documento foi desenvolvido a partir de aportes técnicos que incluem a observação de boas práticas de segurança e sanitárias, oferecendo insumos para que o Judiciário dê uma resposta proporcional ao tamanho do desafio."

Boa prática
Nesta semana, o escritório europeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou um guia com orientações sobre como lidar com a COVID-19 em locais de privação de liberdade.

O documento traz procedimentos e orientações compatíveis com a recomendação do CNJ, além de destacar que a pandemia não pode ser usada como justificativa para a retirada de todas as salvaguardas fundamentais incorporadas nas Regras das Nações Unidas para o Tratamento Mínimo do tratamento de Pessoas em Privação de Liberdade, as Regras de Nelson Mandela.

O documento destaca que a pandemia não autoriza restrições que resultem em tortura e tratamento cruel ou degradante e confinamento solitário que exceda 15 dias consecutivos, além de destacar que mesmo que as visitas sejam restringidas de alguma forma, não devem ser proibidas por completo.

Afirma, ainda, a necessidade de se analisar com maior critério a possibilidade de medidas que evitem a detenção, particularmente nas ofensas de menor gravidade e quando envolverem pessoas responsáveis por outras, especialmente grávidas ou mães com filhos dependentes.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ordem do Dia: Proibição de telemarketing automatizado é aprovada em 2ª
ALEMS

Ordem do Dia: Proibição de telemarketing automatizado é aprovada em 2ª

18/04/2024 21:15
Ordem do Dia: Proibição de telemarketing automatizado é aprovada em 2ª
Número de denúncias de violência contra idosos cresce em 2024
Direitos humanos

Número de denúncias de violência contra idosos cresce em 2024

18/04/2024 20:00
Número de denúncias de violência contra idosos cresce em 2024
STF valida cadastro de condenados por crimes sexuais em Mato Grosso
Justiça

STF valida cadastro de condenados por crimes sexuais em Mato Grosso

18/04/2024 18:30
STF valida cadastro de condenados por crimes sexuais em Mato Grosso
Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente
Brasília

Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente

18/04/2024 18:15
Agendamento online para passaportes está indisponível temporariamente
STF começa a analisar lei que impõe restrições para laqueadura
Justiça

STF começa a analisar lei que impõe restrições para laqueadura

17/04/2024 17:15
STF começa a analisar lei que impõe restrições para laqueadura
Últimas Notícias