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Nova campanha do programa Asas para Todos promove segurança e respeito nos aeroportos

"Embarque numa Boa", desenvolvida pelo Ministério do Turismo em parceria com outros órgãos do governo federal, busca transformar a aviação civil brasileira por meio da educação

23 Jan 2025 - 13h30Por Cacau Bispo/Assecom/MTur
Nova campanha do programa Asas para Todos promove segurança e respeito nos aeroportos - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

OMinistério do Turismo, em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e os ministérios de Portos e Aeroportos, das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e da Cidadania, lançou recentemente a nova campanha do programa Asas para Todos, intitulada “Embarque Numa Boa”.

O objetivo da ação é educar os passageiros do transporte aéreo quanto aos procedimentos de segurança durante inspeções em aeroportos, cultivando o respeito à diversidade e à dignidade de todos os envolvidos. A iniciativa busca garantir um ambiente seguro e acolhedor nos terminais do país.

A coordenadora de Turismo Responsável do MTur, Laís Campelo, aponta benefícios da iniciativa.

“A campanha é essencial para conscientizar todos sobre a importância dos procedimentos de inspeção, que são cruciais não apenas para a segurança dos passageiros, mas para toda a aviação civil. Respeitar a diversidade e a dignidade de cada um é fundamental para promover uma experiência de viagem positiva e inclusiva”, ressalta.

A campanha destaca a importância de seguir orientações dos Agentes de Proteção da Aviação Civil (APAC) e compreender os direitos e deveres de cada passageiro.

Os procedimentos de inspeção, regulamentados pela Resolução da ANAC nº 515 de 2019, incluem técnicas para identificar objetos que possam comprometer a segurança e evitar situações como o sequestro de aeronaves e a manutenção de reféns a bordo.

Mais informações podem ser acessadas no site oficial da campanha. Acesse AQUI.

TURISMO INCLUSIVO - O Ministério do Turismo disponibiliza uma série de cartilhas com orientações para o adequado atendimento a turistas LGBTQIA+, idosos e com deficiência ou mobilidade reduzida.

As publicações, disponíveis de forma online, trazem, por exemplo, conceitos básicos sobre acessibilidade, esclarecimentos a respeito de discriminação, capacitismo, identidade de gênero e orientação sexual, entre outras informações.

Acesse AQUI.

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