
O Monumento ao Colono foi inaugurado pelo prefeito Braz Melo no dia 8 de dezembro de 1992, às 19h. O Monumento que, posteriormente, ficou conhecido como a “Mão do Braz”, representa a maior homenagem à redenção econômica e aos pioneiros que para cá vieram quando tudo era mata virgem. A obra, um projeto do arquiteto Luiz Carlos Ribeiro, passou a ser o principal cartão de visita.
O Monumento está localizado na duplicação da Avenida Marcelino Pires, a principal via de acesso à BR-163.
Na ocasião foram homenageados 50 colonos da Colônia Agrícola Nacional de Dourados (CAND), criada em 28 de outubro de 1943 pelo ex-presidente Getúlio Vargas e que se constituiu no maior projeto de reforma agrária da região.
Foi a partir desse período que Dourados passou a receber migrantes de vários cantos do País e se iniciou, de fato, o crescimento econômico.
O monumento retrata o desenvolvimento, o trabalho dos colonos, os distritos e os municípios vizinhos que também fizeram parte da CAND. A representação escultural foi feita através de braços e mãos em concreto, saindo do chão, como que retirando o que a terra produz e erguendo o desenvolvimento futuro representado, por sua vez, por lâminas de concreto que têm a forma de triângulo de vértice para baixo, conforme a explicação do autor.
A obra está dentro de uma grande rotatória que serve também para melhorar o fluxo de veículos nesse trecho movimentado. Possui iluminação diferenciada e floreiras representando o município de Dourados com os distritos de Panambi, São Pedro, Vila Vargas, Indápolis e ainda as cidades de Fátima do Sul, Glória de Dourados, Deodápolis, Vicentina, Jatei e Douradina com seu distrito Cruzaltina.
“Mão do Braz”
O Monumento ao Colono ficou conhecido como “Mão do Braz” e passou a ser um ponto de referência para a localização de endereços naquela parte da cidade.
Até hoje, é comum a citação de “Mão do Braz” em anúncios diversos nas emissoras de rádio e em jornais. Isso também acontece nos bate-papos entre amigos: “Fica lá perto da ‘Mão do Braz’.
A “Mão do Braz” também é utilizada constantemente por repórteres policiais na divulgação de um acidente automobilístico, por exemplo, já que àquele Monumento passou a ser um ponto de referência.
O Monumento ao Colono foi construído pelo prefeito Braz Melo em seu primeiro mandato que foi de 1989 a 1992.
Braz Melo e o engenheiro Francisco de Almeida Prado Júnior na área onde seria construído o Monumento, em julho de 1991
Deixe seu Comentário
Leia Também

Senado
Audiência aponta segurança jurídica como melhor caminho para universalizar saneamento
30/11/2023 22:30

Segurança
Brasil reforça presença militar na fronteira com Venezuela e Guiana
30/11/2023 20:30

Transporte
Conheça as 10 melhores rodovias do país
30/11/2023 19:45

Direitos humanos
Feriado nacional em 20 de novembro reconhece a luta do povo negro
30/11/2023 18:15

Direitos humanos
Mais de 2,8 mil pessoas deixam trabalho análogo à escravidão
30/11/2023 17:45