No coração da tradicional festividade religiosa do Círio de Nazaré, em Belém do Pará, o Ministério do Turismo marcará presença com a Casa do Turismo, um espaço especial localizado na Avenida Nazaré, uma das principais vias por onde passa a procissão em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré.
A Casa do Turismo foi criada para receber convidados, incluindo parlamentares e outras autoridades, numa ação que faz parte da estratégia de ampliar a promoção do Norte do Brasil e, especialmente, de Belém, que será palco do maior evento de sustentabilidade do mundo, a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em novembro de 2025.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, enfatizou que a Casa do Turismo é uma estratégica para consolidar Belém como uma porta de entrada para a Amazônia.
“Nossa presença aqui é estratégica. O Círio é um dos maiores eventos de turismo religioso do Brasil, e nossa meta é atrair cada vez mais turistas para a região Norte do País. O aumento no número de voos e visitantes para este ano, demonstra que estamos no caminho certo para fortalecer o turismo na região”, destacou o ministro.
A participação do Ministério do Turismo no Círio, pelo segundo ano consecutivo, reflete a crescente importância do turismo religioso no Brasil. O evento, que atrai cerca de dois milhões de pessoas, movimenta significativamente a economia local. Este ano, são esperados 89 mil turistas, gerando um impacto econômico de aproximadamente R$ 189 milhões, segundo o Dieese. Esse aumento de visitantes impulsiona a rede de serviços turísticos, como hotéis e restaurantes, que se prepara para acolher turistas de todo o país e do mundo.