
O empoderamento feminino é um tema que vem tomando conta dos debates sociais há um bom tempo, e é claro que, no mês das Mulheres, ele não poderia deixar de estar em pauta. Antes de mais nada, vale lembrar que “empoderamento feminino” e “feminismo” podem estar ligados, mas são coisas distintas. Enquanto Feminismo é uma doutrina ideológica que defende a igualdade de direitos entre gêneros em diversos aspectos – social, cultural e politicamente -, com estudos e bases teóricas; o empoderamento feminino está ligado a uma consciência coletiva por parte das mulheres e é constituído de ações tomadas por mulheres que não se deixam ser inferiorizadas pelo seu gênero e tomam atitudes que vão contra o machismo imposto pela sociedade.
Durante vários anos, as funções das mulheres na sociedade eram resumidas ao cuidado da casa, dos filhos e do marido, enquanto os homens tinham de garantir o sustento do lar. Estamos em 2021 e essa ideia ainda é presente. Brinquedos infantis, por exemplo, são bastante baseados na questão de gênero, formando uma estrutura que separa meninos e meninas em estereótipos de cores, conceitos, brincadeiras, tarefas, estudo, profissões e escolhas para vida adulta.
O número de mulheres ocupando cargos em áreas tradicionalmente associadas aos homens vem aumentando nos últimos anos, mas uma parte das pessoas ainda pensa que certos cargos não são tão bem executados por elas quanto por homens, principalmente em profissões que exigem maior desempenho físico. Por isso, as mulheres são comumente associadas a profissões que estão ligadas a atividades domésticas, maternas ou que exigem mais delicadeza para serem executadas.
A expressão “homens são naturalmente mais fortes” persiste não só no discurso que o sexo masculino tem mais força física, como também que o homem teria mais capacidade e jeitinho para lidar com tal profissão, tarefa. Isso é muito evidente na política. Dourados só teve uma mulher prefeita até agora e pela primeira vez a Câmara Municipal dispõe de três vereadoras na mesma legislatura.
Empoderar mulheres e promover a igualdade de gênero em todas as atividades sociais são garantias para o fortalecimento da economia, o impulsionamento dos negócios, a melhoria na qualidade de vida das mulheres, homens e crianças, e para o desenvolvimento sustentável.
O Empoderamento Feminino acontece quando há a conscientização das mulheres de reivindicarem por seus direitos, garantindo que possam estar cientes da luta pela total igualdade entre os gêneros em diversos cenários sociais. No entanto, os homens também precisam colaborar para construir a igualdade de participação de ambos os gêneros, apoiando decisões de mulheres e as enxergando como parceiras tanto no ambiente profissional quanto no pessoal.
Quando falamos de empoderamento feminino, não estamos falando somente de dar espaço para as mulheres na sociedade, mas também falamos de como é importante encorajá-las desde meninas a serem o que quiserem, a ter autoestima em diversos aspectos de suas vidas e a repassar esse suporte a outras mulheres que possam precisar.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Turismo
Explore as riquezas da Região Sudeste no Salão Nacional do Turismo
06/12/2023 22:45

Operação Retomada
PF deflagra operação contra invasão e desmatamento de terras da União
06/12/2023 17:00

Indicadores Sociais
Percentual de pessoas em situação de pobreza cai para 31,6% em 2022
06/12/2023 12:45

Indicadores Sociais
Em 2022, 10,9 milhões de jovens não estudavam, nem trabalhavam
06/12/2023 12:30

Brasil
Comissão discute situação salarial de professores do ensino profissionalizante
06/12/2023 10:15