
Estoques de “kit intubação” estão no limite em hospitais de Mato Grosso do Sul, resultado das altas taxas de ocupação nas unidades de tratamento intensivo (UTI’s) para tratamento da Covid-19. Por causa disso, o Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal abriram investigação para apurar se há irregularidades no fornecimento desses medicamentos.
Além de inquérito civil, os promotores de justiça enviaram ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ofício no qual informam a situação de perigo iminente de desabastecimento dos medicamentos. Pediram ainda que, no prazo de cinco dias úteis, o ministro informe quais providências estão sendo tomadas para reverter o quadro, esclarecendo se há perspectiva de aquisição direta dos medicamentos.
Por meio do inquérito, o MPF já havia oficiado a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande e a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul requisitando informações sobre a efetiva entrega dos medicamentos, além do monitoramento do consumo e atual estado de abastecimento nas unidades de saúde. Cumpre destacar que, de acordo com ampla divulgação na imprensa, a gestão federal do SUS teria realizado acordo com o Laboratório Cristália para a disponibilização de 1,4 milhão de unidades dos aludidos medicamentos.
Em reunião com o MPMS, o Hospital Regional, a Santa Casa de Campo Grande, a Unimed Campo Grande, o hospital El Kadri, o hospital do Pênfigo e o Hospital de Câncer Alfredo Abrão informaram que trabalham com baixo estoque de sedativos e bloqueadores musculares, notadamente insuficiente para a demanda atual. Em Dourados, de acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, não existe a falta dos medicamentos do “Kit Intubação”.
Novos kits
Em relação aos baixos estoques, a Secretaria de Saúde do Estado informou que recebeu dois novos lotes de medicamentos de intubação orotraqueal (IOT), também conhecido como Kit intubação, nesta semana e que já iniciou distribuição diretamente aos hospitais.
Nesta terça-feira (30) chegou carregamento enviado pelo Ministério da Saúde com 8.325 ampolas de bloqueadores neuromusculares. Na segunda-feira, a SES recebeu 7.930 unidades de sedativos provenientes de compra direta realizada pelo Governo do Estado através de processo licitatório. Em 26 de março Mato Grosso do Sul recebeu 14,7 mil unidades do kit intubação, enviados pelo Ministério da Saúde, sendo 4,3 mil ampolas de bloqueadores neuromusculares e 10,4 unidades de sedativos. O Kit intubação está sendo distribuído aos hospitais que estão no mapa de leitos do plano de contingência para Covid, conforme resolução 39 CIB/SES. A Resolução considera os dados enviados semanalmente por hospitais, informando estoque e consumo médio mensal, enviados semanalmente pelas unidades hospitalares.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Justiça
Em decisão inédita, júri federal condena acusado de matar indígena
29/11/2023 14:15

Justiça
STF julga em dezembro omissão do Congresso sobre licença-paternidade
29/11/2023 11:30

IBGE
Esperança de vida ao nascer no Brasil fica em 75,5 anos em 2022
29/11/2023 11:15

Brasil
Fique de olho: INSS liga para segurados para antecipar perícia
29/11/2023 11:00

Brasil
Homem confessa que matou e abusou de mães e filhas enquanto elas agonizavam em MT
29/11/2023 10:15