Dourados – MS terça, 10 de setembro de 2024
34º
Polícia

Delegado de Dourados assume maior departamento da Polícia Civil de MS

Departamento de Polícia do Interior é responsável por 12 delegacias regionais e a Delegacia de Fronteira

20 Mar 2021 - 10h30
Delegado Lupersio Degerone Lucio - Crédito: DivulgaçãoDelegado Lupersio Degerone Lucio - Crédito: Divulgação

O delegado de Dourados, Lupersio Degerone Lucio, assumiu, na última segunda-feira, o Departamento de Polícia do Interior, o DPI, responsável por 12 delegacias regionais do interior e mais a Delegacia de Fronteira que abrange as cidades de Aquidauana, Bataguassu,  Corumbá, Coxim, Dourados,  Fátima do Sul, Jardim,  Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. No lugar de Degerone, assume a Delegacia Regional de Dourados, a delegada Roseli Dolor Galego, de Fátima do Sul.

Lupersio Lucio assumiu a Delegacia Regional da Polícia Civil em Janeiro de 2015, depois de ter sido titular da 1ª DP por dois anos. À época, substituiu o hoje Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, com a missão de dar continuidade ao trabalho iniciado três anos antes, focando no combate aos  crimes que mais afligem a sociedade, que são aqueles contra a vida e o patrimônio, o tráfico urbano de drogas e a Violência doméstica. 

Segundo ele, a frente da pasta, houve redução significativa ao longo desses anos no crimes de homicídio, roubos e furtos. Aumentou consideravelmente as operações de combate a pontos de venda de drogas, sobretudo na periferia da cidade.

O Núcleo de Inteligência, estruturado por ocasião da assunção ao cargo de Regional, foi fundamental para a produção da inteligência, que resultou em diversas operações policiais, tanto na cidade de Dourados, como nas demais cidades que pertencem à Delegacia Regional. 

“Muito apegado a Dourados, que se tornou cidade do meu coração, já poderia ter sido removido para Campo Grande há 4 anos, para exercer cargos superiores na estrutura da Policia Civil, pois havia chegado no topo da carreira na classe, porém, justamente por esse amor à cidade, fui procurando me manter aqui. Dessa vez não teve jeito. Fui convidado para levar a experiência exitosa na gestão de Dourados para o Departamento de Polícia do Interior, o DPI, maior Departamento da Polícia da Polícia Civil”, ressalta.

Gestão

Como legado de sua gestão Lupersio destaca a criação da Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário - DEPAC, com efetivo próprio; Finalização do prédio da Delegacia da Mulher (a quem agradece muito o empenho do então deputado Geraldo Resende e do Governador Reinaldo Azambuja e então Secretário Barbosinha); Estruturação da delegacia da mulher, com psicóloga e  mobiliários ( com parcerias com a prefeitura municipal e  o Coised);  A destinação  do prédio próprio para a Delegacia de Laguna Caarapã; a transferência da cadeia de Caarapo para a Agência Estadual Penitenciária, desobrigando os policiais da custódia de presos, tendo contado com ações decisivas do então Secretário José Carlos Barbosa para isso;  melhorias na segurança orgânica  de todos os prédios, com câmeras de vigilância e alguns, com cerca elétrica; Adequações estruturais na 1DP, 2DP e DEPAC e DAIJI,  visando a otimização no atendimento ao cidadão; Construção de sala ampliada e mais confortável na DEPAC, para a confecção de ocorrências da GM e da PM e atendimento da imprensa; implementação do Núcleo Regional de Inteligência de Dourados, com formação de equipe e equipamentos sofisticados de inteligência; Ampliação da Delegacia de Rio Brilhante e de Maracaju, com parcerias municipais; contemplação pela prefeitura de Rio Brilhante da doação de  um terreno amplo, que hoje abriga veículos apreendidos;  Instalações de salas Lilás nas Delegacias de Nova Alvorada do Sul e Maracaju, com parcerias locais;  Recomposição do parque motorizado (viaturas), das Unidades, a quem agradece a Sejusp, a  DGPC e ao Deputado José Carlos Barbosa;  Aquisição de um caminhão guincho para a Polícia Civil, pela Sejusp, que contou  com o apoio  da Sejusp e do Coised.

Ele destaca ainda a renovação do efetivo policial, pois pegou uma fase de transição de muitos servidores em processo de aposentadoria, tendo sido uma luta árdua de reposição. Hoje a polícia conta com um efetivo jovem, com muito tempo de serviço pela frente; estruturação total do SIG, com viaturas modernas e equipamentos e mobiliários modernos; êxito na melhoria no armamento policial e equipamentos balísticos, trabalho desenvolvido pela Sejusp junto com a Delegacia Regional.

“Agradeço ao Secretário Antônio Carlos Videira, à Delegacia Geral da Polícia Civil e ao Departamento de Polícia do Interior; a toda equipe de trabalho da Polícia Civil lotada no âmbito da Delegacia Regional de Dourados, sendo cada delegado, cada escrivão e cada investigador; à Unidade de Perícia; à PM, à GM, as demais forças policiais, como a PF, à PRF, aos integrantes do Coised, ao Ministério Público Estadual, de todos seus promotores, em especial aos Drs João Linhares, Hélcio e Rottuno; ao MPT, na pessoa do Dr Jefferson, ao Governador Reinaldo Azambuja, ao vice governador Murilo, que enquanto prefeito, muito ajudou a Polícia Civil na cidade; aos  deputados José Carlos Barbosa, Zé Teixeira, Renato Câmara,  Marçal Filho e Neno Razuk e o ex deputado federal Geraldo Resende. Um agradecimento especial ao deputado Barbosinha, maior parceiro da segurança pública na cidade. Agradeço ainda ao Poder Judiciário; à imprensa de uma forma geral, que sempre divulgou o trabalho policial; a minha família, amigos e à Deus!”, finaliza.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Candidatos do CNU podem acessar nesta terça cartões de resposta
Concurso Unificado

Candidatos do CNU podem acessar nesta terça cartões de resposta

10/09/2024 12:15
Candidatos do CNU podem acessar nesta terça cartões de resposta
Câmara lança publicação com diferentes visões da causa indígena
Direitos humanos

Câmara lança publicação com diferentes visões da causa indígena

10/09/2024 06:30
Câmara lança publicação com diferentes visões da causa indígena
Lula sanciona lei com novas regras para concursos públicos
Brasília

Lula sanciona lei com novas regras para concursos públicos

09/09/2024 22:30
Lula sanciona lei com novas regras para concursos públicos
Marco temporal: Gilmar Mendes mantém conciliação após saída da Apib
Justiça

Marco temporal: Gilmar Mendes mantém conciliação após saída da Apib

09/09/2024 18:30
Marco temporal: Gilmar Mendes mantém conciliação após saída da Apib
Lula autoriza emprego das Forças Armadas nas eleições 2024
Justiça

Lula autoriza emprego das Forças Armadas nas eleições 2024

09/09/2024 14:15
Lula autoriza emprego das Forças Armadas nas eleições 2024
Últimas Notícias