O delegado de Dourados, Lupersio Degerone Lucio, assumiu, na última segunda-feira, o Departamento de Polícia do Interior, o DPI, responsável por 12 delegacias regionais do interior e mais a Delegacia de Fronteira que abrange as cidades de Aquidauana, Bataguassu, Corumbá, Coxim, Dourados, Fátima do Sul, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. No lugar de Degerone, assume a Delegacia Regional de Dourados, a delegada Roseli Dolor Galego, de Fátima do Sul.
Lupersio Lucio assumiu a Delegacia Regional da Polícia Civil em Janeiro de 2015, depois de ter sido titular da 1ª DP por dois anos. À época, substituiu o hoje Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, com a missão de dar continuidade ao trabalho iniciado três anos antes, focando no combate aos crimes que mais afligem a sociedade, que são aqueles contra a vida e o patrimônio, o tráfico urbano de drogas e a Violência doméstica.
Segundo ele, a frente da pasta, houve redução significativa ao longo desses anos no crimes de homicídio, roubos e furtos. Aumentou consideravelmente as operações de combate a pontos de venda de drogas, sobretudo na periferia da cidade.
O Núcleo de Inteligência, estruturado por ocasião da assunção ao cargo de Regional, foi fundamental para a produção da inteligência, que resultou em diversas operações policiais, tanto na cidade de Dourados, como nas demais cidades que pertencem à Delegacia Regional.
“Muito apegado a Dourados, que se tornou cidade do meu coração, já poderia ter sido removido para Campo Grande há 4 anos, para exercer cargos superiores na estrutura da Policia Civil, pois havia chegado no topo da carreira na classe, porém, justamente por esse amor à cidade, fui procurando me manter aqui. Dessa vez não teve jeito. Fui convidado para levar a experiência exitosa na gestão de Dourados para o Departamento de Polícia do Interior, o DPI, maior Departamento da Polícia da Polícia Civil”, ressalta.
Gestão
Como legado de sua gestão Lupersio destaca a criação da Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário - DEPAC, com efetivo próprio; Finalização do prédio da Delegacia da Mulher (a quem agradece muito o empenho do então deputado Geraldo Resende e do Governador Reinaldo Azambuja e então Secretário Barbosinha); Estruturação da delegacia da mulher, com psicóloga e mobiliários ( com parcerias com a prefeitura municipal e o Coised); A destinação do prédio próprio para a Delegacia de Laguna Caarapã; a transferência da cadeia de Caarapo para a Agência Estadual Penitenciária, desobrigando os policiais da custódia de presos, tendo contado com ações decisivas do então Secretário José Carlos Barbosa para isso; melhorias na segurança orgânica de todos os prédios, com câmeras de vigilância e alguns, com cerca elétrica; Adequações estruturais na 1DP, 2DP e DEPAC e DAIJI, visando a otimização no atendimento ao cidadão; Construção de sala ampliada e mais confortável na DEPAC, para a confecção de ocorrências da GM e da PM e atendimento da imprensa; implementação do Núcleo Regional de Inteligência de Dourados, com formação de equipe e equipamentos sofisticados de inteligência; Ampliação da Delegacia de Rio Brilhante e de Maracaju, com parcerias municipais; contemplação pela prefeitura de Rio Brilhante da doação de um terreno amplo, que hoje abriga veículos apreendidos; Instalações de salas Lilás nas Delegacias de Nova Alvorada do Sul e Maracaju, com parcerias locais; Recomposição do parque motorizado (viaturas), das Unidades, a quem agradece a Sejusp, a DGPC e ao Deputado José Carlos Barbosa; Aquisição de um caminhão guincho para a Polícia Civil, pela Sejusp, que contou com o apoio da Sejusp e do Coised.
Ele destaca ainda a renovação do efetivo policial, pois pegou uma fase de transição de muitos servidores em processo de aposentadoria, tendo sido uma luta árdua de reposição. Hoje a polícia conta com um efetivo jovem, com muito tempo de serviço pela frente; estruturação total do SIG, com viaturas modernas e equipamentos e mobiliários modernos; êxito na melhoria no armamento policial e equipamentos balísticos, trabalho desenvolvido pela Sejusp junto com a Delegacia Regional.
“Agradeço ao Secretário Antônio Carlos Videira, à Delegacia Geral da Polícia Civil e ao Departamento de Polícia do Interior; a toda equipe de trabalho da Polícia Civil lotada no âmbito da Delegacia Regional de Dourados, sendo cada delegado, cada escrivão e cada investigador; à Unidade de Perícia; à PM, à GM, as demais forças policiais, como a PF, à PRF, aos integrantes do Coised, ao Ministério Público Estadual, de todos seus promotores, em especial aos Drs João Linhares, Hélcio e Rottuno; ao MPT, na pessoa do Dr Jefferson, ao Governador Reinaldo Azambuja, ao vice governador Murilo, que enquanto prefeito, muito ajudou a Polícia Civil na cidade; aos deputados José Carlos Barbosa, Zé Teixeira, Renato Câmara, Marçal Filho e Neno Razuk e o ex deputado federal Geraldo Resende. Um agradecimento especial ao deputado Barbosinha, maior parceiro da segurança pública na cidade. Agradeço ainda ao Poder Judiciário; à imprensa de uma forma geral, que sempre divulgou o trabalho policial; a minha família, amigos e à Deus!”, finaliza.