Pesquisa do Instituto Ranking, divulgada pelo site O Jacaré, aponta o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) em 3º lugar na disputa da única vaga de senador nas eleições de 2022. Caso faça a opção de disputar uma das oito vagas na Câmara dos Deputados, o tucano não é unanimidade e poderia depender da conquista de uma terceira vaga pelo PSDB. De acordo com o Ranking, a líder na pesquisa é a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina (DEM), com 8,29%. Dentro da margem de erro, ela empataria com Simone, à reeleição, que foi citada por 5,18% dos eleitores. Reinaldo fica em 3º lugar, com 4,24%, empatado tecnicamente com o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), com 3,88%, e com o ex-governador Zeca do PT, 2,53%.
Renovada
A Cooperativa de Energização e Desenvolvimento Rural da Grande Dourados, a Cergrand, agora tem como presidente Itair Rodrigues da Silva eleito recentemente. Com sede em Dourados e filiais em Douradina, Fátima do Sul, Rio Brilhante e Deodápolis, a cooperativa conta com mais de 3.300 km de rede de distribuição de energia, distribuída nos 12 municípios que atua. A cooperativa criada em 1976, atualmente com 6.002 cooperados, realizou no dia 5, nas dependências do Sindicato Rural de Dourados, a assembleia geral ordinária, para aprovação do balanço do exercício de 2020, e eleição do conselho de administração para a gestão de março de 2021 a março de 2025 e também eleição do conselho fiscal com mandato de um ano. Após a votação para o conselho de administração, foi eleito como presidente, o administrador de empresas Itair Rodrigues da Silva, nascido em Itaporã; vice-presidente, o advogado Jorge Luiz Soares Barbosa, residente no Barreirinho, em Dourados; secretario, o empresário Newton Cândido da Silva, residente no distrito de Indápolis. Já como diretor vogal, ficou Genivaldo de Almeida (agricultor, residente no distrito de Panambi), e Darcio Losano (pecuarista, residente em Fátima do Sul).
Tá dentro
A Câmara Municipal aprovou o projeto de lei que garante a entrada de Campo Grande no Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar), para compra de mais vacinas contra a Covid-19. Campo Grande e outros municípios, como Dourados, assinaram a lista de interesse no dia 3.
Tá ruim
Os impactos negativos da pandemia do coronavírus sobre o mercado de trabalho levaram 20 Estados a registrarem recorde da taxa média de desemprego em 2020. É o que apontam os dados divulgados pelo IBGE. Os resultados regionais acompanharam a média nacional. Conforme divulgado pelo IBGE na última semana de fevereiro, a taxa média anual de desemprego do país em 2020 foi de 13,5%, a maior de toda a série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Mato Grosso do Sul registrou índice de desemprego de 10%, segundo o IBGE, um dos mais baixos do Brasil. A Bahia foi o recordista com 19,8% da população sem emprego.
Parando...
Diante do avanço do coronavírus nas últimas semanas e da taxa de ocupação de leitos que chega a 100% em regiões do Estado, o Governo de Mato Grosso do Sul publicou decreto com novas medidas restritivas. O documento determina que o toque de recolher fica mais rígido e começa a partir das 20 horas em MS. Aos fins de semana, serviços não-essenciais, como o comércio e shoppings, só podem funcionar até as 16 horas. Todas as medidas começaram a valer neste domingo, dia 14 de março.
Falando
O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, vem a Mato Grosso do Sul no dia 19 de março, para palestrar sobre o plano de forças-tarefas, lançado pelo Governo Federal, que pretende ampliar o combate aos crimes praticados por organizações criminosas. O encontro será realizado no plenário do Tribunal de Justiça e terá transmissão pelo canal do TJMS no Youtube, a partir das 17h.