Em reunião virtual com a bancada feminina no Senado, o presidente, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), se comprometeu a colocar como primeiro item da pauta da sessão do plenário desta terça-feira (9) o Projeto de Resolução do Senado PRS 6/21 que trata da indicação de líder e vice-líder da bancada feminina. “O papel da liderança é ter voz e vez na bancada. Não teremos voz, nem vez à altura da nossa representatividade se nós não tivermos assento no Colégio de Líderes para falar, para reivindicar pauta, para deliberar o que entra e o que não entra na pauta [do plenário] e também nas comissões”, avaliou a senadora Simone Tebet (MDB) que será indicada como primeira líder da nova bancada. A ideia é que haja revezamento semestral no cargo entre as 12 senadoras.
De olho
O Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul investiga suposta formação de cartel pelas distribuidoras de combustível que atuam no Estado. A conversão do procedimento preparatório que já estava em andamento na Procuradoria da foi confirmada no dia 4 de fevereiro. O inquérito teve origem em solicitações feitas pela Assembleia Legislativa, a pedido do deputado Cabo Almi (PT) e também em ofício assinado pelo presidente da Casa, deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB).
De saída
Conforme havia anunciado em setembro de 2020, a Sony Brasil comunicou que irá encerrar suas atividades no país no final de março. Com isso TVs, câmeras digitais e equipamentos de áudio da marca deixarão de ser comercializados no Brasil. A lembrança ganhou contornos políticos nas redes sociais, com críticas ao governo Jair Bolsonaro na esteira do anúncio, em janeiro deste ano, do fim das atividades da Ford no Brasil. Como já estava previsto, as demais operações da Sony, que envolvem games, soluções profissionais, música e cinema, continuam. Quando anunciou o fechamento da fábrica na Zona Franca de Manaus, em setembro, a marca afirmou em nota que a decisão foi tomada “considerando o ambiente recente de mercado e a tendência esperada para os negócios”.
Porta voz
A vereadora Daniela Hall (PSD) será a líder do prefeito Alan Guedes na Câmara de Dourados. O nome da parlamentar foi oficializado na segunda-feira. Daniela está no segundo mandato como vereadora e já ocupou a presidência da Câmara.
Mantido
A Executiva estadual do PSDB em Mato Grosso do Sul decidiu nesta seguir resolução nacional da legenda e reconduzir Sérgio de Paula à presidência do partido por mais um ano. O secretário especial do Governo do Estado continuará à frente do ninho tucano até maio de 2022. Em âmbito nacional, o PSDB manteve Bruno Araújo no comando do partido.
De direita
Apontado pelo ex-presidente Lula como o candidato do PT à Presidência da República nas eleições de 2022, o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad classificou Ciro Gomes (PDT) como um candidato da direita. Ele defendeu um pacto entre partidos da oposição a Jair Bolsonaro somente no 2º turno da disputa. A fala do petista foi em entrevista à rádio Bandnews de Manaus. Logo após Lula indicar o nome de Haddad, no início de fevereiro, e adiantar o xadrez eleitoral para 2022, o PT passou a ser criticado por supostamente fragmentar a esquerda e, assim, fortalecer Bolsonaro.