A acupuntura é um antigo método terapêutico chinês que se baseia na estimulação de determinados pontos do corpo com agulha, a fim de restaurar e manter a saúde. O reconhecimento dos pontos não foi um mero achado experimental, mas deriva-se de um contexto global envolvendo concepções filosóficas e fisiológicas que norteiam a Medicina Tradicional Chinesa.
Em Dourados, a reumatologista Mariana Picolli conta que durante a formação acompanhou muitos pacientes com dor crônica, isso fez com que ela procurasse um arsenal terapêutico a mais para ajudá-los. “Foi então que iniciei o curso para aplicar a técnica de acupuntura”, disse Mariana em entrevista ao Jornal O PROGRESSO.
0
Mariana Picolli
A profissional apontou a acupuntura como tratamento auxiliar para a fibromialgia e também como terapia complementar em tratamentos de depressão e ansiedade.
Quais as comprovações cientificas dos efeitos benéficos da acupuntura?
A escola cientifica procura descrever explicação anatomofisiológica postulando que o estímulo dos pontos de acupuntura sistêmico ou auricular transmite-se por via nervosa, mais especificamente nas fibras nervosas A-delta e C, isso porque a maioria dos pontos está situada sobre ou nas proximidades dos nervos periféricos. A técnica foi cientificamente comprovada em algumas doenças, em outras ainda não foram suficientemente explicadas, apesar de vermos na prática uma grande melhora.
Essa técnica tem alguma relação com a sua especialização: Reumatologia?
Sim, um dos objetivos na minha especialidade é amenizar a dor e algumas técnicas da acupuntura também tem o mesmo propósito. Alguns estudos apontando melhora da dor em osteoartrite (“artrose”) de joelhos. Além disso, há relato em artigo que houve melhora da escala visual analógica de dor em pacientes com Fibromialgia.
A acupuntura é benéfica em quais situações de agravo a saúde?
Existem relatos benéficos como terapia complementar a patologias como depressão, ansiedade, doenças reumatologias, ortopédicas, neurológicas, gástricas, ginecológicas; além de estresse e distúrbios do sono, entre outros. Alguns acometimentos como cervicalgia, lombalgia, dor miofascial, hérnia de disco, epicondilite, bursite, tenossinovite, síndrome do tunel do carpo, lesões por esforços repetitivos, dores crônicas, cefaleia podem ser indicados pelo especialista complementando o tratamento convencional.
Existe contraindicação?
É contra-indicado o uso da acupuntura sobre dermatites ou áreas tumorais e em portadores de marcapasso. Também não é indicado iniciar o tratamento com acupuntura antes de estabelecer diagnóstico, correndo-se o risco de mascarar sinais clínicos.
O paciente precisa passar em consulta para submeter-se a Acupuntura?
Quem são os profissionais autorizados para aplicar a técnica? Sim, é necessário avaliar o indivíduo como um todo analisando a queixa, comorbidades e seu estilo de vida. A técnica deve ser aplicadas por profissionais habilitados e que tenham conhecimento na área.