
Natural, simples e com eficácia comprovada, a aromaterapia é uma antiga prática que utiliza óleos essenciais extraídos de plantas e outros compostos vegetais para prover a saúde do corpo e mente. Não existe data específica de quando essa ciência começou a ser usada, mas há relatos de antigas civilizações que utilizavam o “cheiro” em tratamentos, há mais de 2.000 anos a.C.
Hoje a aromaterapia já é utilizada no Sistema Único de Saúde (SUS) e ganha cada vez mais adeptos. As substancias que compõem os óleos atuam no estímulo das células nervosas de nosso corpo, isso estimula áreas do cérebro relacionadas à emoção, que por sua vez causam reações fisiológicas.
A técnica serve de grande ajuda em tratamento de dores, câncer, AIDS, depressão entre inúmeras enfermidades. Uma das principais funções da aromaterapia é o aumento da imunidade.
Haydê Aparecida Gomes da Silva é professora aposentada e sempre buscou as práticas naturais para prevenir e tratar doenças. foi encontrou na aromaterpia uma solução saudável de cuidar do corpo e mente.
“Em 2016 quando estava em tratamento de fibromialgia e início da menopausa, as medicações me deixavam muito mal, com muito sono e falta de concentração. Conheci a aromaterapia através de uma amiga, ela preparou um blend com óleos essências e óleos vegetais com propriedades antinflamatória e gradativamente as dores foram reduzindo”, conta.
Desde então, a prática se tornou cada vez mais comum na vida da professora que, hoje, trabalha com a aromaterapia. “Iniciei com a comercialização dos produtos pela venda direta via redes sociais e participação em feiras, mas hoje temos uma variedade de produtos e realizo atendimentos individualizados para orientação no uso”, finaliza.
Aromaterapia contra a Dengue
Atualmente diversos estudos comprovam a eficácia dos óleos essências para acabar com a larva do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, entre outras doenças. Mas a aroma terapia também pode ser utilizada na prevenção da doença, como repelentes naturais. Uma receita popularmente conhecida é misturar álcool e cravos, aplicando o produto pode ser aplicado diretamente na pele. Outra opção é utilizar os óleos essenciais em um difusor, misturando com água. Nesse caso, os óleos de citronela, cravo, patchouli e lavanda, por exemplo, mantém o ambiente livre de pernilongos.
Aumento da imunidade e proteção contra vírus
Com os riscos da pandemia da Covid-19, a aproximação do período de alergias, gripes e viroses, a procura pela aromaterapia tem aumentado. Isso porque as atividades biológicas que os óleos essenciais causam em nosso organismo podem combater doenças e, principalmente, aumentar a imunidade. Entre os produtos mais utilizados para aumentar a imunidade estão o óleo essencial de melaleuca, óleo de ravintsara, óleo de tomilho e o de eucalipto.
Deixe seu Comentário
Leia Também

COP 28
MTur promove debate em Dubai sobre governança responsável e turismo sustentável
02/12/2023 21:30

Fiscalização
Mapa apreende 9 mil garrafas de azeite de oliva fraudado no Paraná
02/12/2023 21:00

Clima
Novos temporais devem atingir parte da Região Sul nos próximos dias
02/12/2023 19:00

Novo RG
Governo recua e documento mantém campo 'sexo' e nome de registro separado do nome social
02/12/2023 18:30

Alagoas
Dramas humanos se acumulam em tragédia da Braskem, em Maceió
02/12/2023 18:00