Dourados – MS quarta, 15 de agosto de 2018
Cultura

Rubenio Marcelo lança hoje livro de prosa e crítica

22 Mai 2018 - 07h00

Rubenio Marcelo é poeta escritor, compositor e crítico cultural. É membro e atual secretário-geral da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras - Rubenio Marcelo é poeta escritor, compositor e crítico cultural. É membro e atual secretário-geral da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras -
O poeta, escritor, compositor e músico Rubenio Marcelo será o protagonista da noite cultural e de autó-grafos no auditório da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL), na noite desta terça-feira, quando lança sua mais recente obra literária, o livro "Palavras em Plenitude – Prosa e Crítica Cultural", publicada pela Editora Life. O evento será às 19h30, no auditório da ASL, com apoio do Fundo Municipal de Investi-mentos Culturais (Fmic), abordando diversos assuntos relacionados à cultura regional e nacional.

A nova obra de Rubenio Marcelo traz textos em prosa, contendo resenhas, crônicas, ensaios com enfoques de crítica referentes a nomes da arte e da cultura, expressões e personalidades atuais ou saudosas, que mostram, por meio de análises, um significativo recorte de setores da arte geral e aspectos culturais e artísticos produzidos em Mato Grosso do Sul, além de relevantes registros históricos.

Com prefácio do escritor Geraldo Ramon Pereira, membro da ASL e apresentação de Valmir Batista Corrêa, também membro da academia e do Instituto Histórico e Geográfico do MS (IHGMS), "Palavras em Plenitude" proporciona a estudantes, pesquisadores e aos leitores, o enfoque de características de obras e produções artísticas significativas, bem como informações da nossa história e da arte/cultura regionais.

Ramon Pereira define a obra de Rubenio Marcelo como uma "oportuna coleção de análises críticas, literárias e outras, com crônicas originais, cada qual confeitada numa evolução temática específica, fluente e bem concatenada, em que cada capítulo é uma peça colorida de uma vívida engrenagem, cuja textura global – além de transmitir interessantes informações – alenta a alma do leitor, conforme a sua necessidade de momento", escreveu o prefaciador.

Para Valmir Corrêa, o livro "Palavras em Plenitude" reúne textos e ensaios autorais que sintetizam produção artística regional contemporânea, bem como a memória cultural e outros fatos em prosa, todos dosados com expressiva qualidade literária. "Contribui para divulgar fatos e críticas literárias e artísticas, construindo um expressivo mosaico do que foi produzido por escritores regionais e nacionais e faz justíssimas homenagens a personagens que deixaram suas marcas na história cultural brasileira", define o escritor e historiador.

Samuel Medeiros, também escritor e historiador, que assina comentário na orelha do livro, destaca "Palavras em Plenitude" como um passeio pelas manifestações culturais e artísticas regionais. O professor e crítico literário Paulo Nolasco, também membro da ASL, destaca que a obra "merece toda a contempla-ção dos leitores e os aplausos do momento histórico que o consagrou, desde a sua gestação, até este ensejo de sua publicação".

Autoria

Rubenio Marcelo é poeta escritor, compositor e crítico cultural. É membro e atual secretário-geral da Acade-mia Sul-Mato-Grossense de Letras (cadeira nº 35). Autor de 12 livros e três CDs, é filiado à União Brasileiros de Escritores, subseção de Mato Grosso do Sul (Ube/MS) e um dos autores homenageados no livro "Vozes da Literatura" da Fundação estadual de Cultura, que também enfoca sua obra e biografia.

Escreve como colunista da revista Destaque, e para o Suplemento Cultural do jornal Correio do Estado. É um dos vencedores do tradicional concurso "Noite Nacional da Poesia". Recentemente, lançou o livro de poemas "Vias do Infinito Ser", pela Editora Letra Livre, e - em show aberto no Serviço Social do Comércio (Sesc) Morada dos Baís - o CD musical "Parcerias: na Poética de Rubenio Marcelo". Além de "Palavras em Plenitude", destacam-se as suas mais recentes obras: "Graal das Metáforas", "Horizontes d’Versos", "Voo de Po-lens", e "Veleiros da Essência". No mês de março, lançou livro e o seu CD "Parcerias" em Portugal, no Departamento de Línguas e Cultura da Universidade de Aveiro. Também advogado e revisor, é membro correspondente da Academia Mato-Grossense de Letras (AML) e reside em Campo Grande.


Serviço

"Palavras em Plenitude –Prosa e Crítica Cultural" de Rubenio Marcelo

Local: Auditório da ASL, que fica na rua 14 de Julho, 4653, nos Altos do São Francisco.

Entrada Franca





Deixe seu Comentário

Leia Também

Faltam 10 dias para Leonardo agitar Dourados com músicas com gosto de boteco
Boteco do Leo

Faltam 10 dias para Leonardo agitar Dourados com músicas com gosto de boteco

14/08/2018 17:00
Faltam 10 dias para Leonardo agitar Dourados com músicas com gosto de boteco
Horóscopo do Dia
VARIEDADES

Horóscopo do Dia

14/08/2018 08:05
Horóscopo do Dia
Sábado  tem peça teatral “o que  se leva da vida é a vida que se leva” no Teatro Municipal
Cultura

Sábado tem peça teatral “o que se leva da vida é a vida que se leva” no Teatro Municipal

10/08/2018 14:30
Sábado  tem peça teatral “o que  se leva da vida é a vida que se leva” no Teatro Municipal
Conheça Gabriel, o jovem que fez uma réplica de papelão de uma moto de 1000cc
Artista, mesmo!

Conheça Gabriel, o jovem que fez uma réplica de papelão de uma moto de 1000cc

09/08/2018 17:09
Conheça Gabriel, o jovem que fez uma réplica de papelão de uma moto de 1000cc
Feira Balaio chega à terceira edição dia 11, na praça Antônio João
Feira Criativa

Feira Balaio chega à terceira edição dia 11, na praça Antônio João

09/08/2018 08:50
Feira Balaio chega à terceira edição dia 11, na praça Antônio João
Últimas Notícias