Dourados – MS domingo, 18 de novembro de 2018
Anuncie aqui
Anuncie aqui
ELEIÇÕES

Com menos compartilhamentos, Instagram é aposta nas eleições

É um veículo não contaminado por links, portanto, muito difícil de colar notícia falsa.

30 Jul 2018 - 10h12Por Karine Melo/Repórter da Agência Brasil
As eleições de 2018 serão as primeiras a permitir que candidatos paguem para publicar propaganda na sua timeline. - Crédito: Oscar Gutiérrez/CNETAs eleições de 2018 serão as primeiras a permitir que candidatos paguem para publicar propaganda na sua timeline. - Crédito: Oscar Gutiérrez/CNET

As redes sociais devem ajudar a dar uma cara nova à propaganda nas eleições de 2018. De olho na oportunidade de se tornarem mais conhecidos entre os eleitores, candidatos deixam de lado santinhos, cartazes e panfletos e, agora, apostam em seguidores, likes e compartilhamentos.

Para o coordenador do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Fábio Malini, apesar de ocupar o 4º lugar no ranking das redes sociais mais utilizadas no Brasil, atrás do Facebook, WhatsApp e YouTube, o Instagram deve ser a grande aposta dessas eleições no Brasil.

“Existe uma curva de crescimento dessa ferramenta. É um veículo não contaminado por links, portanto muito difícil de colar notícia falsa. É claro que essa característica não exime o Instagram de conteúdos falsos ou distorcidos”, explicou.

Malini também aponta como uma vantagem o fato de o Instagram ser reconhecidamente uma plataforma alegre e com pouca toxidade. “Isso bem trabalhado politicamente faz com que o candidato tenha uma outra perspectiva de mostrar muito mais relações afetivas positivas”, avaliou.

Outra vantagem do Instagram, segundo o professor, é que nessa rede predominam os conteúdos originais, que têm mais credibilidade, enquanto no Facebook e no Whatsapp são mais compartilhamentos.

Captação de votos
Quando o assunto é atração de votos, o professor diz que a televisão, cada vez mais conectada às redes sociais, ainda tem um papel muito importante, já que só ela é capaz de falar para milhões de pessoas ao mesmo tempo.

“Juntas, as duas plataformas são capazes de criar clima de opinião”, explica.

De acordo com o especialista, o que conta para o eleitor não é o debate, que tem perdido cada vez mais audiência, mas a repercussão nas redes sociais. Atualmente, o Twitter domina as repercussões do que aparece na TV. Também é importante a exposição do candidato em programas fora do horário gratuito e a repercussão dessas inserções nas redes sociais.

Impulsionamento
As eleições de 2018 serão as primeiras a permitir que candidatos paguem para publicar propaganda na sua timeline.

Chamado de impulsionamento, a compra de anúncios em plataformas como o Facebook, Instagram, YouTube e o Twitter foi autorizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dá aos candidatos a chance de alcançar um número muito maior de usuários do que aqueles que já acompanham suas páginas e veem seus posts.

Os partidos não informam quanto pretendem investir nessa modalidade este ano, mas é certo que a palavra “patrocinado”, acompanhando mensagens políticas e pedidos de voto, vai invadir as redes sociais, a partir de 16 de agosto.

Fábio Malini acredita que a formalização de campanhas na internet pode trazer também como consequência a diminuição do uso de robôs e de perfis falsos para amplificar informações nas redes sociais.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Reciclagem de celulares, um negócio 'verde' que vive seu auge
Meio Ambiente e Tecnologia

Reciclagem de celulares, um negócio 'verde' que vive seu auge

16/11/2018 13:00
Reciclagem de celulares, um negócio 'verde' que vive seu auge
WhatsApp para Android apagará backups não armazenados no Google Drive
Tecnologia

WhatsApp para Android apagará backups não armazenados no Google Drive

12/11/2018 15:00
WhatsApp para Android apagará backups não armazenados no Google Drive
Holandês de 69 anos pede à Justiça para ficar 20 anos mais novo para se dar melhor no Tinder
Quero ser jovem!

Holandês de 69 anos pede à Justiça para ficar 20 anos mais novo para se dar melhor no Tinder

09/11/2018 10:00
Holandês de 69 anos pede à Justiça para ficar 20 anos mais novo para se dar melhor no Tinder
Samsung apresenta tela flexível para seus smartphones
Tecnologia

Samsung apresenta tela flexível para seus smartphones

08/11/2018 14:00
Samsung apresenta tela flexível para seus smartphones
Em clima de Black Friday, aplicativo faz nove dias de descontos extremos em Campo Grande
Black Friday

Em clima de Black Friday, aplicativo faz nove dias de descontos extremos em Campo Grande

08/11/2018 10:15
Em clima de Black Friday, aplicativo faz nove dias de descontos extremos em Campo Grande
Últimas Notícias