Dourados – MS quarta, 24 de abril de 2024
22º
Cultura do Estupro

De janeiro a junho, uma mulher foi estuprada a cada três dias em Dourados

11 Jul 2018 - 18h00Por Ana Ostapenko
Em 6 meses foram registrados 53 casos de estupro em Dourados - Crédito: Kevin Laminto/UnsplashEm 6 meses foram registrados 53 casos de estupro em Dourados - Crédito: Kevin Laminto/Unsplash

De acordo com a Delegacia da Polícia Civil de Dourados, foram registrados de janeiro a junho de 2018, 53 casos de estupro, sendo 52 vítimas do sexo feminino e uma do sexo masculino; uma queda de quase 30% em relação a 2017, que no mesmo período registrou 79 casos. Em todo ano passado o número de denúncias chegou a 191.

A atribuição dessa queda nas denúncias são as ações preventivas da Polícia Civil. A Delegacia da Mulher fez diversas campanhas junto com a rede de enfrentamento e também priorizou o combate a esse tipo de crime, além de agora contar com uma psicóloga que atende as vítimas.

Este tipo de crime, onde a maioria das vítimas são mulheres e crianças, para que a polícia chegue ao agressor é necessária a denúncia, e é aí que mora o grande problema. Por ser um crime que constrange, muitas vezes a vergonha e o medo são os maiores impeditivos para a denúncia.

Segundo nota técnica do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), cerca de 90% dos casos não chegam às autoridades. A maioria dos agressores são pessoas conhecidas das vítimas e eles usam da força física ou da ameaça como forma de coagi-las, assim é possível entender por que apenas 10% dos casos são denunciados.

Crianças e adolescentes

Segundo o conselho Tutelar de Dourados, entre janeiro e fevereiro deste ano, foram registrados 25 casos de estupro de menores. As idades das vítimas variam de 4 a 14 anos e os agressores são sempre pessoas próximas como pais, padrastos, amigos ou tios, 70% dos casos aconteceram na Reserva Indígena. Muitas vezes os crimes estão ligados ao consumo de bebidas alcoólicas e drogas, o que não diminui a gravidade e nem justifica a realização do crime.

Os crimes em que há penetração vaginal, em adolescentes entre 14 e 17 anos, resulta em uma grande taxa de gravidez, que ocorre em 15% dos casos. Isso acontece em decorrência de eventos repetidos, tendo em vista o histórico de violência sexual intrafamiliar, segundo o IPEA.

As vítimas de estupro, quando menores de idade, podem denunciar o crime anos depois da consumação do ato. Isso porque, com a alteração do Código Penal por meio da Lei 12.650 de 2012, a prescrição de crimes contra a dignidade sexual praticados contra crianças e adolescentes passa a ser contada da data em que a vítima completar 18 anos de idade. A lei é conhecida como Lei Joanna Maranhão, nadadora que, em 2009, denunciou ter sido vítima de abusos sexuais praticados pelo seu treinador quando ela era criança.

Cultura do Estupro

O estupro está descrito no artigo 213 do Código Penal como: “constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso”. Desde 2009, o estupro deixou de ser apenas o ato que resultava na prática do ato sexual em si. Com a alteração do Código Penal, houve uma fusão de condutas no artigo 213, incluindo os atos libidinosos, que antes eram classificados como atentado violento ao pudor e eram previstos no artigo 214, que foi revogado.

A cultura do estupro é um termo usado para abordar as maneiras em que a sociedade culpa as vítimas de assédio sexual e normaliza o comportamento sexual violento do agressor. É uma consequência da naturalização de atos e comportamentos machistas, sexistas e misóginos, que estimulam agressões sexuais e outras formas de violência contra as mulheres.


Esses comportamentos podem ser manifestados de diversas formas, incluindo cantadas de rua, piadas sexistas, ameaças, assédio moral ou sexual, estupro e feminicídio. Na cultura do estupro, as mulheres vivem sob constante ameaça.

Os agressores, ao se sentirem à vontade para abordar as mulheres em qualquer espaço e contexto, atentam contra a liberdade sexual delas. Afinal, a liberdade reside no poder de escolha e no controle de quando e onde uma pessoa quer fazer ações de caráter sexual ou afetivo. Atualmente, com o assédio naturalizado, as mulheres não têm essa escolha.

Combater a cultura do estupro implica estarmos atentos a toda e qualquer atitude cotidiana que agride a liberdade sexual da mulher. As duas palavras-chave que auxiliam nesse processo são: consenso e respeito. Respeitar mais a mulher enquanto indivíduo, enquanto ser humano que ela é, com seus desejos, medos, ambições e sonhos é um dos caminhos. Ela não é obrigada a satisfazer vontades sexuais das quais ela não compartilha.

Lembramos que você pode denunciar casos de abuso sexual infantil apenas discando 100, para a Polícia Civil disque 181 e para a Polícia Militar 190. Não se cale, não tenha medo, denuncie.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

STF reconhece tese defendida pela DPU sobre direito de usar traje religioso em foto de documentos
Sociedade

STF reconhece tese defendida pela DPU sobre direito de usar traje religioso em foto de documentos

23/04/2024 13:30
STF reconhece tese defendida pela DPU sobre direito de usar traje religioso em foto de documentos
5 dicas para uma gestão financeira de sucesso
Finanças

5 dicas para uma gestão financeira de sucesso

23/04/2024 10:45
5 dicas para uma gestão financeira de sucesso
Sicredi conquista 5ª posição na lista Top Companies do setor financeiro do LinkedIn
Sociedade

Sicredi conquista 5ª posição na lista Top Companies do setor financeiro do LinkedIn

23/04/2024 10:15
Sicredi conquista 5ª posição na lista Top Companies do setor financeiro do LinkedIn
Artigo de Opinião

Saiba como escolher o melhor tipo de investimento em cada situação

23/04/2024 08:45
Pesquisa de opinião não é tapinha nas costas
Artigo de Opinião

Pesquisa de opinião não é tapinha nas costas

22/04/2024 17:45
Pesquisa de opinião não é tapinha nas costas
Últimas Notícias