Retrospectiva

Os principais fatos ocorridos no Brasil em 2010

Estragos causados pelas chuvas, o julgamento de Alexandre Nardoni e Anna Jatobá, o assassinato do cartunista Glauco Villas Boas e assaltos em shoppings de São Paulo, além do combate ao tráfico no Rio, são alguns dos principais fatos de 2010. Veja, abaixo, a retrospectiva dos principais acontecimentos no país:
 
Bruno Domingos/Reuters Bruno Domingos/Reuters

JANEIRO

O primeiro dia de 2010 foi marcado pela tragédia causada pela chuva. No Rio de Janeiro, a situação foi mais grave em Angra dos Reis. Deslizamentos de terra causaram mortes no morro da Carioca (centro) e na Ilha Grande, onde muitos turistas passavam o Réveillon. Na enseada do Bananal, o deslizamento destruiu casas e parte da pousada Sankay.

A chuva também fez estragos em São Paulo. A cidade mais afetada foi São Luiz do Paraitinga (182 km de São Paulo) que ficou quase que totalmente submersa. As águas do rio Paraitinga destruíram a maior parte dos imóveis tombados pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico de São Paulo). No dia 10 de dezembro, o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) aprovou a proposta de declarar a área do centro histórico e entornos da cidade patrimônio histórico nacional.

 
Veículos param em alagamento na região de Santa Cecília, centro de São Paulo; chuva alaga ruas e prejudica trânsito. 
Eduardo Knapp-4.jan.10/Folhapress Veículos param em alagamento na região de Santa Cecília, centro de São Paulo; chuva alaga ruas e prejudica trânsito.
Eduardo Knapp-4.jan.10/Folhapress

Um grupo caiu no rio Jacuí quando uma ponte da rodovia RSC-287 em Agudo (250 km de Porto Alegre) foi arrastada pela correnteza, devido à chuva. Cinco morreram, entre elas o vice-prefeito da cidade, Hilberto Boeck (PMDB).

O primeiro dia útil do ano foi marcado pela chuva na cidade de São Paulo. Pessoas ficaram ilhadas, metrô e trens pararam e houve congestionamento e falta de energia. Em uma hora choveu na região central o equivalente a 30,5% do esperado para janeiro.

rtigos de luxo Montblanc do shopping Pátio Higienópolis, bairro nobre de São Paulo, foi invadida por assaltantes poucos minutos antes de o centro de compras encerrar o funcionamento.

Veículos param em alagamento na região de Santa Cecília, centro de São Paulo; chuva alaga ruas e prejudica trânsito na cidade.

 
 Fabio Braga-13.fev.10/Folhapress  
  
A atriz Ellen Roche saiu como rainha da fábrica de chocolates na frente da bateria da Rosas de Ouro  
Fabio Braga-13.fev.10/Folhapress Fabio Braga-13.fev.10/Folhapress

A atriz Ellen Roche saiu como rainha da fábrica de chocolates na frente da bateria da Rosas de Ouro
Fabio Braga-13.fev.10/Folhapress
FEVEREIRO

Com uma diferença de apenas 0,25 ponto, a Rosas de Ouro conquista o título de campeã do Carnaval 2010 em São Paulo. O segundo lugar ficou com a Mocidade Alegre, que teve 269,75 pontos na apuração.

A Unidos da Tijuca recebe o título de Campeã do Grupo Especial das escolas de samba do Rio. O último título havia sido conquistado em 1936. A segunda colocada foi a Grande Rio e a terceira, a Beija-Flor.

 
Ailton de Freitas/Agência O Globo Ailton de Freitas/Agência O Globo

Ainda em fevereiro, por decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) por tentativa de suborno, o governador José Roberto Arruda (sem partido) entregou-se à Polícia Federal. Arruda ficou preso por quase 60 dias na Superintendência da Polícia Federal em Brasília. Foi solto em 12 de abril.

DIA 23

Dois médicos trocam socos durante um trabalho de parto no hospital municipal de Ivinhema (a 345 km de Campo Grande), em Mato Grosso do Sul, e atrasaram o procedimento. Após uma cesariana de emergência, o bebê nasceu morto. A Polícia Civil e o CRM (Conselho Regional de Medicina) abriram procedimentos para esclarecer se a briga contribuiu para a morte da criança.

DIA 24

Um grupo de homens vestindo terno e gravata faz um arrastão em condomínio na região do Morumbi (zona oeste de SP) que é protegido por câmeras, muro alto e duas cancelas em sua rua de acesso. Os três primeiros assaltantes se apresentaram à portaria do residencial como repórteres e disseram ter entrevista agendada com um morador do local.

 
Cadu, ao ser preso em março, após a morte do cartunista Glauco; laudo diz que ele não tem condições de responder na Justiça.
Marcos Labanca-15.mar.10/Folhapress Cadu, ao ser preso em março, após a morte do cartunista Glauco; laudo diz que ele não tem condições de responder na Justiça.
Marcos Labanca-15.mar.10/Folhapress
MARÇO
DIA 12

O cartunista Glauco Villas Boas, 53, é assassinado em sua casa, em Osasco (Grande SP). Raoni, 25, um dos filhos do cartunista, também morreu. Preso quando tentava fugir para o Paraguai, Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, o Cadu, confessou ter matado o cartunista.

Ele era conhecido da família por já ter frequentado a igreja Céu de Maria, que segue os princípios do Santo Daime e foi fundada por Glauco. Após laudo sobre seu estado mental afirmar que ele não tinha condições de responder pelos crimes, a Justiça determinou sua transferência para um hospital psiquiátrico.

 
Anna Carolina Jatobá e Alexandre Nardoni.
Carol Guedes-8.mai.08/Folhapress Anna Carolina Jatobá e Alexandre Nardoni.
Carol Guedes-8.mai.08/Folhapress
DIA 27

Em um dos maiores julgamentos do ano, o pai e a madrasta de Isabella Nardoni, 5, são condenados em júri popular pelo assassinato da menina. Os jurados entenderam que Isabella foi asfixiada e jogada do sexto andar do prédio onde moravam Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, na zona norte de São Paulo, em março de 2008.

O casal foi condenado por homicídio triplamente qualificado e fraude processual (por ter alterado a cena do crime): Alexandre a 31 anos de prisão e Anna Carolina a 26 anos. A defesa recorreu, pedindo um novo julgamento, mas o Tribunal de Justiça negou o recurso.

 
ABRIL
DIA 27

A procuradora de Justiça aposentada Vera Lúcia de Santana Gomes, 57, é acusada pela polícia de agredir uma menina de 2 anos, em processo de adoção, no Rio. Ela negou as acusações, mas foi indiciada pela Polícia Civil pelos crimes de tortura e racismo.

Vera chegou a ficar foragida após ter a prisão decretada. No dia 8 de julho, a procuradora foi condenada a oito anos e dois meses de prisão. No dia 20 de outubro, a Justiça negou recurso da defesa para a condenação.

DIA 10

A polícia prende o pedreiro Adimar Jesus da Silva, acusado de matar sete jovens em Luziânia, cidade goiana no entono do Distrito Federal.

Ele havia sido condenado a 14 anos de prisão por pedofilia em Brasília, mas, após cumprir quatro anos, foi beneficiado pela progressão de regime. Uma semana após ser preso, é encontrado morto em uma cela individual. Perícia feita pelo IML concluiu que ele se enforcou com tiras de um colchão.

 
Bombeiros retiram corpo de vítima de deslizamento no morro do Bumba, em Niterói, região metropolitana do Rio. 
Rafael Andrade-9.abr.10/Folhapress  
 Bombeiros retiram corpo de vítima de deslizamento no morro do Bumba, em Niterói, região metropolitana do Rio.
Rafael Andrade-9.abr.10/Folhapress
DIA 7

Construído sobre um antigo lixão, o morro do Bumba, em Niterói (região metropolitana do Rio), desaba após fortes chuvas. Mais de 50 pessoas morreram no local. Em todo o Estado, as vítimas chegaram a pelo menos 256.

Além de Niterói, foram registradas no Rio de Janeiro (sendo no morro dos Prazeres, Macacos e no Turano) e feridos resgatados. Também aconteceram mortes em Petrópolis, na região serrana, São Gonçalo e, região metropolitana, Nilópolis e Paracambi, na Baixada Fluminense.

Os deslizamentos de terra foram registrados em diversos pontos da capital do Estado e também causaram mortes em Santa Maria, Borel, Recreio, Ladeira dos Guararapes, Ilha do Governador e Andaraí.

 
Dlegado foi morto no carro, enquanto concedia entrevista
Foto. dv. Dlegado foi morto no carro, enquanto concedia entrevista
Foto. dv.
MAIO
DIA 26

O delegado titular da 18ª delegacia de Camaçari (47 km de Salvador), Clayton Leão, é assassinado enquanto concedia uma entrevista ao vivo por telefone em seu carro, a uma rádio da cidade.

DIA 16

A joalheria Tiffany & Co. do shopping Cidade Jardim, um dos mais luxuosos de São Paulo, é assaltada por uma quadrilha armada com fuzis. A ação durou poucos minutos e não teve feridos. Ao assalto se seguiu uma série de roubos em shoppings e joalherias.

DIA 5

Funcionários da USP (Universidade de São Paulo) entram em greve para reivindicar aumento salarial. A reitoria entrou na Justiça, que concedeu liminar estabelecendo multa de R$ 1.000 por dia, caso o movimento grevista dos trabalhadores causasse transtornos.

No dia 12 de maio, os funcionários da Unicamp também aderiram à greve. No dia 26 de maio, funcionários e estudantes da USP, Unicamp e Unesp invadiram por duas horas a reitoria da Unicamp. Quarenta e cinco diretores de unidades de ensino, museus e institutos da USP assinaram um documento em que criticam a "violência" da greve dos servidores, mas reconheceram o direito de paralisação. No dia 30 de junho, trabalhadores aceitaram proposta da reitoria e a greve foi encerrada. A reitoria da USP foi desocupada no dia seguinte.

 
velório de Mércia Nakashima.
Foto; div. velório de Mércia Nakashima.
Foto; div.
JUNHO
DIA 10

O corpo da advogada Mércia Nakashima, 28, desaparecida desde o dia 23 de maio, foi encontrado em uma represa de Nazaré Paulista (64 km de SP).O ex-namorado Mizael Bispo de Souza, ex-policial, é apontado pela polícia como principal suspeito do crime. Ele nega, Em julho, laudo conclui que Mércia morreu afogada.

No dia 7 de dezembro, a Justiça decretou novamente a prisão de Mizael e e decidiu que ele e o vigia Evandro Bezerra Silva, também acusado, devem ser levados a júri popular. No dia 17 de dezembro, os advogados de defesa protocolaram recursos contra a prisão, mas eles permanecem foragidos.

Fortes chuvas atingem o Nordeste por cerca de dez dias. Pelo menos 57 pessoas morreram nos Estados de Alagoas e de Pernambuco. Hospitais de campanha atenderam mais de 16 mil vítimas das enchentes na região.

Eliza Samudio e Bruno Fernandes; goleiro é acusado pelo desaparecimento da ex-amante, vista pela última vez em junho.
Foto: div. Eliza Samudio e Bruno Fernandes; goleiro é acusado pelo desaparecimento da ex-amante, vista pela última vez em junho.
Foto: div.
DIA 24

A polícia de Minas Gerais recebe denúncias anônimas de que Eliza Samudio -ex-amante do goleiro Bruno Fernandes, do Flamengo- teria sido agredida e morta no sítio do jogador. A polícia de Minas concluiu que ela foi assassinada a mando de Bruno e Luiz Henrique Romão, o Macarrão (braço direito do goleiro).

Pela Justiça do Rio, Bruno foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão por cárcere privado, lesão corporal e constrangimento ilegal, em processo que começou em 2009, após a ex-amante registrar queixa na delegacia da mulher.

Na ocasião, ela disse que o ex-goleiro tentara obrigá-la a abortar um filho que seria dele. No dia 12 de dezembro, a Justiça de Minas decidiu mandar para júri popular o goleiro Bruno, denunciado sob suspeita de matar a ex-amante. Também foram pronunciados por homicídio Macarrão, Sérgio Rosa Sales (primo de Bruno) e Marcos Aparecido dos Santos, o Bola (ex-policial e suposto autor do homicídio).

A juíza libertou Dayanne Souza (mulher de Bruno), Fernanda Gomes Castro (ex-namorada), Elenilson Vitor da Silva (administrador do sítio do jogador) e Wemerson Marques de Souza, o Coxinha (amigo), mas decide que serão julgados pelos crimes de sequestro e cárcere privado.

 
Atriz Cissa Guimarães com os filhos, entre eles Rafael (dir.)
Foto: div. Atriz Cissa Guimarães com os filhos, entre eles Rafael (dir.)
Foto: div.
JULHO
DIA 20

Rafael Mascarenhas, 18, filho caçula da atriz da Cissa Guimarães, morre atropelado no Rio. Ele andava de skate na pista interditada do túnel Acústico quando dois carros surgiram, supostamente disputando um "pega".

Um deles, dirigido por Rafael Bussamra, estava a quase 100 km/hm quando atingiu o músico. Em dezembro, um dos acusados de participar do racha com Bussamra teve a condenação substituída pelo pagamento de cestas básicas. Em 2011, a Justiça deve decidir se Bussamra irá a júri popular.

 
Casillas levanta a taça e jogadores da Espanha comemoram título da Copa do Mundo 
Martin Meissner/AP Photo Casillas levanta a taça e jogadores da Espanha comemoram título da Copa do Mundo
Martin Meissner/AP Photo
DIA 11

Espanha comemora primeiro título mundial conquistado neste domingo (7/11/10) após final da Copa da África contra a Holanda. Os espanhóis marcaram no segundo tempo da prorrogação e garantiram a vitória por 1 a 0. O goleiro Casillas, capitão da seleção espanhola, se emocionou ao levantar a taça.

 
Dado Dolabella, condenado por agredir a ex Luana Piovani em 2009.
Foto: div. Dado Dolabella, condenado por agredir a ex Luana Piovani em 2009.
Foto: div.
AGOSTO
DIA 5

O ator Dado Dolabella é condenado a dois anos e nove meses em regime aberto por agredir Luana Piovani e uma camareira em outubro de 2008. No dia 20, a Justiça determina que ele saia de casa, no Rio, após uma nova denúncia de agressão, desta vez da então mulher, Viviane Sarahyba.

DIA 17

A polícia prende Adriana Villela, filha do ex-ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) José Guilherme Villela, morto a facadas em agosto de 2009 ao lado da mulher e da empregada.

Em outubro, Adriana foi acusada pelo Ministério Público de ser mandante do crime. Ela passa quase três semanas na prisão. Em novembro, a polícia reabre o caso. O ex-zelador do prédio dos Villela, Leonardo Campos Alves, afirma ter cometido o crime. Em novo depoimento, ele passa a acusar Adriana de ser a mandante. Em entrevista à Folha, ela afirma que não é a "Suzane Richthofen do cerrado".

 
Um acidente entre um ônibus e um trem mata nove em Americana (SP).
Foto: div. Um acidente entre um ônibus e um trem mata nove em Americana (SP).
Foto: div.
SETEMBRO
DIA 8

Um acidente entre um ônibus e um trem mata nove em Americana (127 km de São Paulo). A décima vítima morreu depois de ficar cerca de três meses internada. O motorista do ônibus foi denunciado (acusado formalmente) pelas mortes.

DIA 29

O estudante Miguel Cestari Ricci dos Santos, 9, morre após ser atingido por um tiro dentro de uma sala de aula da Escola Adventista de Embu (Grande SP). A polícia suspeita que um garoto, também de nove anos, tenha disparado acidentalmente.

 
Euclides Oltamari Jr/AE Euclides Oltamari Jr/AE

Agências bancárias da avenida Paulista, em SP, carregam adesivos, cartazes e faixas sobre a greve dos bancários. Sem proposta de aumento salário, os bancários decidiram entrar em greve por tempo indeterminado em todo o Brasil.

A decisão foi tomada em assembleias que rejeitaram a oferta patronal de reajuste de 4,29%, que somente repõe a inflação acumulada em 12 meses até agosto. A greve terminou em 13 de outubro.

 
Domingos Peixoto/Agência O Globo Domingos Peixoto/Agência O Globo
OUTUBRO
DIA 19

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, diz que o país precisa controlar de forma mais efetiva o uso de antibióticos, pois o alto consumo desse tipo de medicamento está relacionado ao surto da superbactéria KPC. A bactéria circula em hospitais e tem como vítimas principalmente aqueles que têm usado muitos antibióticos.

DIA 30

Quatro pessoas morreram e 15 ficaram feridas no desabamento de um prédio no centro do Rio de Janeiro. A edificação que desabou tinha três andares e ficava na rua Laura Araújo, na Cidade Nova, uma área com várias construções antigas.

DIA 31

Após quatro meses de uma campanha em que temas morais e religiosos ofuscaram propostas concretas sobre temas importantes à nação, Dilma Rousseff é eleita a primeira presidente da história brasileira. A candidata petista derrotou o tucano José Serra em um segundo turno em que a abstenção superou os 20 milhões de eleitores

 
Folha imagem Folha imagem
NOVEMBRO
DIA 6

Problemas são encontrados na prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), aplicada para 3,3 milhões de estudantes. A Justiça Federal chegou a suspender o exame em todo o país, mas a decisão foi revista e o MEC conseguiu aplicar novas provas do Enem apenas aos prejudicados.

DIA 14

Câmeras de segurança de prédios da região da avenida Paulista flagram agressões contra jovens, ocorridas a partir do dia 14. Numa delas, um garoto aparece quebrando lâmpadas fluorescentes em Luís Alberto Betonio, 23. Quatro adolescentes e um adulto foram apontados pela polícia como envolvidos nas agressões, supostamente motivadas por homofobia.

 
Uma verdadeira operação de guerra entra no morro do Alemão.
Foto: div.
Uma verdadeira operação de guerra entra no morro do Alemão.
Foto: div.
DIA 24

Criminosos fogem da Vila Cruzeiro, zona norte do Rio, durante operação na favela que envolveu o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) e veículos e homens das Forças Armadas.

No dia 28, foi a vez do Complexo do Alemão, com cerca de 2.600 homens, na maior investida do Estado contra o tráfico da história do Rio. As ocupações ocorreram após uma série de atentados ocorridos na cidade, que resultaram em mais de cem veículos queimados.

Durante as operações de ocupação no Complexo do Alemão, policiais e membros do Exército encontraram as chamadas "mansões do tráfico", com piscinas, televisões de plasma, churrasqueiras e até hidromassagem; na foto, a casa do traficante conhecido como Pezão, apontado como líder do tráfico no local.

 
Frascos de soro e vaselina apresentados por hospital.
Rubens Cavallari-6.dez.10/Folhapress Frascos de soro e vaselina apresentados por hospital.
Rubens Cavallari-6.dez.10/Folhapress
DEZEMBRO
DIA 4

Stephanie dos Santos Teixeira, 12, morre após receber uma dose de vaselina liquida na veia no hospital São Luiz Gonzaga, na zona norte de São Paulo. A auxiliar de enfermagem de 26 anos que atendeu Stephanie foi indiciada sob suspeita de homicídio culposo (sem intenção de matar).

DIA 5

Quase rebaixado em 2009, o elenco mostrou união e comprometimento até o último minuto da competição, levando o troféu para casa após 26 anos de espera. Um dia depois de confirmar o título, o Fluminese finalmente recebeu a taça de campeão brasileiro, na festa de gala da CBF, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro

 
Júlio César Guimarães/UOL Júlio César Guimarães/UOL
DIA 10

O prefeito de Jandira (Grande SP), Walderi Braz Paschoalin (PSDB), é morto a tiros quando chegava em uma rádio. O segurança Wellington Martins ficou ferido. Sete homens foram detidos suspeitos de participar do crime --entre eles Wanderley Lemes de Aquino, 44, ex-secretário de Habitação da cidade.

DIA 15

O presidente do Sindicato dos Camelôs Independentes de São Paulo, Afonso José da Silva, 40, é morto a tiros. Ele ficou conhecido em 1999, quando denunciou a Máfia dos Fiscais da prefeitura. No mesmo ano, foi vítima de um atentado.

DIA 21

Um temporal causa estragos, principalmente, na zona sul de São Paulo. Uma mulher morreu ao tentar impedir que seu carro fosse levado pela água. No condomínio Parque das Américas, na estrada do M'Boi Mirim, carros ficaram empilhados. Na rua Daniel Klein, um veículo caiu em cratera.

essa materia e muito interessante realmente fala de todos os acontecimentos especificados para que as pessoas possam ver realmente o que acontece hoje em dia para poder ajudar as pessoas.

 
marcely suassuna santos em 13 de fevereiro de 2011 - domingo às 20:02

essa materia e muito interessante realmente fala de todos os acontecimentos especificados para que as pessoas possam ver realmente o que acontece hoje em dia para poder ajudar as pessoas.

 
marcely suassuna santos em 13 de fevereiro de 2011 - domingo às 20:01

Comentários

 
 
 
 
 
 
 
Imóveis Apartamentos Veículos e Utilitários Importados Motos Diversos Telefones Empregos e Oportunidades