23/08/2011 08h44 - Atualizado em 23/08/2011 08h44

Presídio de Jardim inicia semana do encarcerado

 
Do Progresso

JARDIM - O Estabelecimento Penal “Máximo Romero” (EPMR), em Jardim, iniciou ontem e vai até a próxima sexta-feira as festividades da Semana do Encarcerado 2011. O evento faz parte do calendário escolar e tem no seu cronograma a realização de jogos esportivos, palestras voltadas para a população carcerária e apresentações artísticas.

Segundo o diretor da unidade prisional, Creone da Conceição Batista, a inciativa visa promover uma semana de lazer com atividades apropriadas às condições da segurança do presídio. “Também queremos proporcionar aos internos referências culturais, além de levar informação sobre temas pertinentes como prevenção a doenças e a dependência química”, completa a assistente social da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Mª Glória S. Deus, que atende no EPMR.

A técnica penitenciária Cláudia Andréia de Queiróz – especialista em lazer e uma das responsáveis pela organização do evento – destaca que o trabalho não se trata de conceber um programa para simplesmente “ocupar tempo”, “desviar energia” ou “acalmar” o reeducando. “Trata-se de uma proposta de lazer como possibilidade de humanização e sensibilização que possa auxiliar a desencade-ar no preso iniciativas de reflexão sobre sua realidade tanto na prisão quanto em toda a sociedade”, defende.

De acordo com a professora da unidade prisional, Sirlene Grefe de Oliveira, a Semana do Encarcerado se instituiu no calendário escolar do ensino prisional por que as atividades educativas associadas às de lazer colaboram com a melhoria dos índices de satisfação dessa população carcerária e no processo educativo.

Conforme o cronograma, durante os cinco dias os internos terão acesso a palestras sobre drogas, doenças sexualmente transmissíveis e como superar a ansiedade. Também haverá campeonatos de futebol, baralho, dama, palito, bozó, pingue-pongue e braço de ferro. Shows musicais com artistas da cidade e apresentação de danças regionais animam a comemoração.

As atividades serão realizadas nos períodos matutino e vespertino. A promoção da Semana do Encarcerado no EPMR conta com o apoio da Prefeitura de Jardim e de comerciantes locais.


Comentários

 



 
 
 
 
 
 
Imóveis Apartamentos Veículos e Utilitários Importados Motos Diversos Telefones Empregos e Oportunidades