04/06/2012 19h15 - Atualizado em 05/06/2012 07h25

Oratória, a arte de falar bem

 

José Carlos Cordeiro

“Foi em Siracusa que nasceu a arte da oratória. Na antiguidade, Siracusa foi a maior e mais importante cidade da Sicília. Entre as ruínas arquitetônicas, contam-se um teatro grego, um anfiteatro romano, o altar-mor de Hieron II e a cidade do século IV a.C. O primeiro manual sobre a retórica surgiu nesta cidade no século V antes de Cristo. Este manual foi escrito pelos Siracusanos Córax e seu discípulo Tísias. Corax escreveu a obra para orientar os advogados que se propunham a defender causas de pessoas que desejavam reaver seus bens e suas propriedades tomados pelos tiranos. A civilização Grega tinha em alta consideração os homens que dominavam a arte da oratória.

Aristóteles discípulo de Platão escreveu as bases da oratória em seu famoso tratado intitulado: A arte da retórica. Aristóteles não fazia discursos, apenas escreveu sobre o assunto. Demóstenes, este sim, ficou famoso tornando o mais eloqüente orador da Grécia. Superou suas dificuldades naturais, pois era gago. Conta-se que Demóstenes corria contra o vento recitando versos e colocava pedras na boca para aperfeiçoar sua dicção. Todos os grandes oradores são essencialmente persuasivos em seus discursos.

Persuadir: Etimologicamente vem do latim, per suadere, ‘per + suadere’. O prefixo ‘per’ significa de modo completo, ‘suadere’ = aconselhar (não impor). É o emprego de argumentos, legítimos, com o propósito de se conseguir que outros indivíduos adotem certas linhas de conduta, teorias ou crenças. Diz-se também que é a arte de captar as mentes dos homens através das palavras. (Polis – Enciclopédia Verbo da Sociedade e do estado). Discurso persuasivo é aquele que conseguem captar a mente do auditório, modificar suas opiniões, conceitos e idéias. Basicamente para persuadir existem dois caminhos: O caminho da razão ‘cérebro’ e o caminho da emoção ‘coração” (arte de falar. tripod.com).

É imprescindível obter sintonia com as pessoas ouvinte. “Sintonia – do grego syntonia - significa acordo mútuo, reciprocidade. Em psicologia é o estado de quem se encontra em correspondência ou harmonia com o meio”. A capacidade de se expressar bem em público é uma das habilidades mais determinantes na vida de um orador. Para convencer alguém é preciso, em primeiro lugar, saber usar de uma linguagem clara, objetiva e direta. Pessoas persuasivas são capazes de apresentar opiniões aparentando estar de acordo com o interesse daqueles a quem pretendem influenciar. “Neste mundo nada deve ser pela força e sim pela Persuasão”.

Fale com segurança, motivação, dinamismo, entusiasmo e afirme com vivacidade para convencer. “Os grandes especialistas em oratória dizem que o segredo da capacidade de convencimento é valer-se do conhecimento da psicologia, biologia e da neurociência. Essa é uma das razões pelas quais os grandes oradores do mundo sempre usaram frases curtas com três informações como: Veni, vidi, vinci (de Julio Cesar). ‘Vim, vi e venci’. A trinca de palavras é um dos segredos da retórica, identificados inicialmente por: Cícero, Demóstenes e Sócrates” (Mente & Cérebro).

“Pesquisas comprovam que: 60% dos brasileiros têm pavor de se expor e falar em público”. Saia do percentual dos tímidos e sem técnicas em palestras. Saiba usar da persuasão para realçar o resultado almejado, conquistar o público e seu objetivo com uma palestra inteligente (inicio, meio e fim). O objetivo é levá-los a falar bem em público, dominar as técnicas, como forma simples de controlar o nervosismo, superar o medo, lidar bem com situações e imprevistos. Para a maioria, essa aptidão não é inata, mas pode ser aprendida e desenvolvida.

Empresários, políticos, lideranças e pessoas interessadas. Estarei ministrando treinamento de oratória. Ligue-me ou escreva-me no meu e-mail, entrarei em contato. Consultor Empresarial, Expertise em Liderança, RH, Vendas, Ministrante de Treinamentos/Palestras de Desenvolvimento Pessoal, Profissional, Empresarial, Motivacional, Espiritual e oratória, Profissional Liberal, com formação em Gestão em Seguros e Previdência Privada. E-mail: jcmscordeiro@hotmail.com – Tel.: 8141-6856. Leia a Bíblia, a fonte da vida.

 
 
 
 
 
 
Imóveis Apartamentos Veículos e Utilitários Importados Motos Diversos Telefones Empregos e Oportunidades