Trata-se de um olhar mais profundo e estratégico da operação da empresa, que avalia desde o portfólio dos produtos até a sua localização. Será que os produtos oferecidos estão dando lucro? São demandados de forma igual pelo mercado? Será que a localização é a mais estratégica, sob o ponto de vista financeiro? Esses e outros pontos são cuidadosamente estudados na revisão estrutural da companhia.
Para atingir resultados efetivos e duradouros, a recomendação é adotar as duas reduções de forma conjunta, já que uma modifica o modelo de negócio, enquanto que a outra é super necessária para o controle do dia a dia organizacional.
Ao adotá-las, é possÃvel atingir uma redução de gastos de até 30% e ainda colher benefÃcios indiretos, como melhoria nos processos de gestão e uma mudança cultural na empresa, injetando nos funcionários o sentimento de dono. Esse modelo também permite fazer análises sobre os resultados que ainda estão por vir e não somente daqueles que já foram alcançados, o que gera maior assertividade na estratégica.
Outro ponto importante na trajetória à redução de custos é a revisão orçamentária. Não apenas no inÃcio ou meio do ano, mas com periodicidade bi ou trimestral. A atual instabilidade econômica exige um acompanhamento mais próximo do budget da companhia para que mudanças de rota possam ser feitas com agilidade.
Desdobrar o orçamento do último nÃvel gerencial até o centro de custos, bem como estabelecer premissas e metas claras é essencial para garantir transparência entre os colaboradores e garantia de que ele será cumprido. Nessa etapa em que o orçamento é disseminado para toda a empresa, o uso de ferramentas de controle é fundamental, pois elas consolidam os dados de forma automática e conferem precisão à s informações. Além disso, dão visibilidade ao que está acontecendo por meio de dashboards, permitindo identificar questões crÃticas ou que podem ser aprimoradas.
Esses modelos de gestão certamente trarão benefÃcios a todas as organizações, mas naquelas em que a cultura de controle de custos já estiver instaurada, provavelmente coletarão resultados maiores. Para elas, o desafio estará em analisar frequentemente os dados em busca de oportunidades de melhoria e, quanto mais assertivo for o planejamento e suas revisões, menor será o impacto frente à s mudanças externas.
Mais do que garantir solidez para ultrapassar as turbulências do mercado, essas ações irão alavancar ganhos de competitividade e adequação do orçamento de forma ágil às mudanças do mercado, garantindo, assim, a sustentabilidade do negócio a longo prazo.
Diretor da TOTVS Consulting. e-mail: conecttecomunicacao.com.br