04/07/2011 02h33 - Atualizado em 04/07/2011 02h33

Por que Jesus chama Maria de munlher e não de Mãe ?

 

Benê Cantelli

Não quero polêmica. Estudo profundo, discernimento do Espírito e hermenêutica bíblica devem nortear e fazer fluir a verdade, não se deixando influenciar pelo grau maior ou menor de bom relacionamento com nossas próprias mães.

Têm pessoas que maldizem a Deus como pai, porque tiveram um pai que não fez jus a essa paternidade. Outras não tiveram o privilégio de ter uma mãe, como Jesus, que faz lembrar a glória do Pai em conceder a seu Filho uma mãe, como jamais teve outra na face da terra:“Bem aventurada entre todas as mulheres”.Lc 1, 28.

Deus, em sua plenitude de poder e onisciência, poderia ter escolhido outra forma para Jesus ter vindo a terra. No entanto, preferiu dar a si mesmo o direito de ver seu filho chamando alguém de mãe.

Segundo a Bíblia, há dois momentos em que Jesus se refere à sua mãe como mulher. Eis:

“Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.” João 2,4.

“Mulher, eis ai o teu filho” João 19,26.

É evidente que, importa lembrar para os menos esclarecidos em estudos bíblicos, que é indispensável conhecer um pouco de hebraico, aramaico e grego, onde há expressões contidas que não condizem com o mesmo entendimento em outras línguas. No entanto, se atemos tão somente a um texto bíblico, numa leitura excludente de outro contexto, com certeza, a exegese, também, não será correta.

Vejamos esta frase, quando Deus abomina o pecado de Adão e Eva: “Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”. Gn,15

Por acaso é dificil entender que Deus, no instante do pecado do homem, determina sua redenção, na pessoa de seu Filho Jesus (sua semente) e que a mulher descrita no texto nao seja Maria? Pela mulher, Eva, pode se dizer que entra o pecado no mundo e, deve se dizer, diante do texto, que por Maria recebemos a redençao. “ELA É A MULHER”. E Jesus faz questão de deixar isso bem claro nessas manifestações.

“Quem são todas as mulheres, servos, senhores, príncipes, reis monarcas da Terra, comparados com a Virgem Maria que, nascida de descendência real (descendente do rei Davi) é, além disso, Mãe de Deus, a mulher mais sublime da Terra? Ela é, na cristandade inteira, o mais nobre tesouro depois de Cristo, a quem nunca poderemos exaltar o suficiente, a mais nobre imperatriz e rainha, exaltada e bendita acima de toda a nobreza, com sabedoria e santidade.” (Martinho Lutero no comentário do Magnificat – cf. escritora evangélica M. Basilea Schlink, revista Jesus vive e é o Senhor).

Se não bastasse a declaração de Martinho Lutero, outro de igual importância no contexto da Reforma, afirma: “Não podemos reconhecer as bênçãos que nos trouxe Jesus, sem reconhecer, ao mesmo tempo, quão imensamente Deus honrou e enriqueceu Maria, ao escolhê-la para Mãe de Deus.” (João Calvino). E, mais: “Não há honra, nem beatitude, que se aproxime sequer, por sua elevação, da incomparável prerrogativa, superior a todas as outras, de ser a única pessoa humana que teve um Filho em comum com o Pai Celeste” (Martinho Lutero – Deutsche Schriften, 14,250).

Concluindo: A primeira vez em que Jesus manifesta o termo MULHER ao se referir a Maria é na sua primeira aparição pública, depois de ficar 18 anos no convívio com ela, em casa, como carpinteiro. A segunda vez é em seu derradeiro momento na cruz. Concretiza-se no termo MULHER o que o Pai havia proclamado no momento do pecado de Adão e Eva, pois com Jesus, semente da MULHER, consumava-se a redenção da humanidade na figura do filho João.

Bom dia.

Melhor semana com Deus.

Professor

cantelli@terra.com.br

Acho importante acima de tudo sempre haver respeito nos argumentos. Acredito que chamá-la Mãe de Deus não está errado. Jesus viveu 100% como homem, mas não deixou de ser Deus por isto. Sendo assim, é aceitável denominar Maria como Mãe de Deus.

 
Saul Botelho em 25 de janeiro de 2012 - quarta às 16:18

Não dá pra entender. Se Jesus viveu 100% como homem e 100% como Deus, como negar que Maria era Mãe de Deus, sendo Jesus 100% Deus?
Jesus é Deus pra todo mundo, mas pra filho de Maria Ele não é?
Menos de cinco séculos dessa tentativa de ser encarada como lógica... contra DOIS MILÊNIOS DE VERDADE estudada e confirmada. Fé que nunca se extinguiu nem se extinguirá.
Enquanto esse povinho pensou só quase 500 anos... a Igreja de Cristo já fazia Sua vontade há 4 x 500 anos!
Ou será que todo esse tempo Jesus estava esperando a chegada dos protestantes?
Sinceramente, tenho medo de fazer os outros vomitarem mais heresias aqui.
Oro pela conversão de todos.

 
Emerson em 17 de janeiro de 2012 - terça às 18:34

Em nosso entendimento cristão, cremos que Deus por sua Onipotência, poderia ter nascido de outra forma, mas para redimir o homem do pecaedo original de Adão e Eva, teve que nascer como um humano e dessa forma escolheu o ventre puro de Maria. Contudo, esse fato não a fez melhor que as demais mulheres, a ponto de ser venerada e endeusada. Para se salvar a irmã Maria, mãe de Jesus, teve que viver a Palavra de Deus e conquistar sua salvação, como nós fazemos, conquistando o reino de Deus a cada dia. Se ela não tivesse se enchido do Espírito Santo, por certo não galgaria tal galardão.

 
paulo josé de souza em 05 de julho de 2011 - terça às 09:16

Você esta se esquecendo de uma coisa, Jesus viveu 100% como homem e 100% como Deus. Acredito que pra que Maria ser a escolhida é por que ninguem se assemelhava a ela. Deus queira que um dia eu possa estar onde ela esta.
Em João no capítulo 1º Vers. 1 - Esta escrito: No príncipio era o verbo (JESUS)
e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus. Portanto chama-la de Mãe de Deus a um equivoco muito grande. Como pode o Filho ter nascido primeiro que a Mãe. Portanto, MARIA foi mãe de Jesus Homem, foi assim que exerceu o seu ministério aqui na terra, como homem. Então ela não pode ser a Mãe de Deus,porque Deus sempre existiu.

 
Carlos em 05 de julho de 2011 - terça às 08:19

Comentários

 



 
 
 
 
Imóveis Apartamentos Veículos e Utilitários Importados Motos Diversos Telefones Empregos e Oportunidades