2016 está se encerrando... o que faremos em 2017?

Por: Kelma Carrenho - 28/12/2016 15h51

Hoje, vamos sair um pouco dos assuntos estritamente jurídicos e vamos falar sobre o ano que se encerra e as expectativas para 2017! Teremos, dentro de alguns dias, uma nova oportunidade, um recomeço, uma nova chance! O ano de 2017 se iniciará! Vi uma frase em um site de relacionamentos que dizia o seguinte: "O que você fará em 2017? Me recuperar de 2016"! De fato 2016 foi um ano pesado, cansativo e sofrido para a grande maioria de nós brasileiros!

O País mergulhou de cabeça numa crise econômica onde os maiores prejudicados foi a população, o custo de vida aumentou excessivamente. A grande maioria das famílias teve que fazer adequações no orçamento familiar e "apertar os cintos", muitos perderam seus empregos e muitas empresas fecharam as portas.

E como se não bastasse a crise econômica, instalou-se também uma crise política, onde governantes dos mais altos escalões estão sendo acusados de corrupção, chegando ao ápice de enfrentarmos um processo de impeachment da presidente da República! Por vezes olhamos as notícias e pensamos estarmos mergulhados num caos total, pois nosso trabalho é desvalorizado, os preços dos alimentos sobem vertiginosamente e nossos governantes pensam apenas em fazerem seus caixas dois, desviando dinheiro que deveria ser destinado à população.

Mas olhando mais calmamente para tudo que aconteceu neste ano de 2016, pode-se chegar à seguinte conclusão: o País está passando por uma grande faxina! É como a faxina que fazemos em nossas casas em preparação para as festas de fim de ano!

No momento, se instala um caos, pois tudo é remexido, vira uma baderna completa, mas depois que a faxina é realizada e toda a sujeira que ficou escondida por trás dos móveis e embaixo do tapete foi retirada, tudo volta ao seu devido lugar, mas muito melhor que antes, pois tudo está devidamente limpo e organizado! Assim está acontecendo com nosso País! No entanto, essa grande faxina ainda vai perdurar e acredito que ainda haverá muita sujeira a ser retirada!

E a "casa" ainda vai passar por muita bagunça, até tudo ser limpo e reorganizado. E nós? Qual o nosso papel em todo esse cenário? Sentarmos e apenas observarmos? Não! Nós podemos e devemos contribuir com essa "faxina"! Pois dia 1º de janeiro de 2017 tomarão posse os prefeitos e vereadores eleitos nos Municípios de todo o Brasil e nesse novo ciclo que se inicia podemos agir de forma diferente também, monitorando a atuação dos novos prefeitos, cobrando-lhes as propostas apresentadas em campanha, etc. Temos que aprender que sendo cidadãos participantes contribuiremos com a "faxina" que está sendo realizada no Brasil! Temos o privilégio de vivermos em paz, ao contrário de muitos outros países que vivem em estado de guerra, onde impera as atrocidades do extermínio da população e a destruição completa. Somos brasileiros, somos um povo pacífico, somos um povo alegre!

Merecemos sermos respeitados por nossos governantes! Mas temos que aprender a exercer nosso dever de cidadão brasileiro! Por isso, acredito que esse ano que se inicia, ano de 2017, será de fato, uma nova chance e um novo recomeço para cada um de nós e para o nosso Brasil! Pois a grande faxina que começou em 2016 e que, aparentemente, desorganizou tudo prosseguirá e a sujeira chamada corrupção será retirada por completo de toda a administração que rege o País, os Estados e os Municípios!

Iniciemos 2017 não somente com pensamento positivo, mas também com atitudes positivas, em favor não só de nós mesmos, mas de todo nosso País! E que venha o novo ano! Feliz 2017!

Advogada com Especializações em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho e Direito Processual. e-mail: kelma.advogada@hotmail.com