Dourados – MS sexta, 19 de abril de 2024
25º
Dourados

Odila Lange inaugura o "Geladeira Literária" na Câmara

29 Mai 2018 - 13h16Por Do Progresso
Escritora Odila Lange abre o projeto Geladeira Literária - Escritora Odila Lange abre o projeto Geladeira Literária -
A escritora Odila Lange inicia o projeto "Geladeira Literária", que ganhou espaço na Câmara de Dourados. O eletrodoméstico descartado vira estante de livros de diferentes gêneros, disponibilizados gratuitamente à população para disseminar o hábito da leitura, do lazer e a promoção da cultura. "Além de retirar exemplares da geladeira, moradores e escritores também poderão deixar obras literárias que têm em casa, para compor o acervo", diz Odila.

A escritora enfatiza que o "Geladeira Literária" é uma oportunidade para aquelas pessoas que não têm mais lugar para guardar os livros, que ficam espalhados, propiciando a rotatividade das obras. "A iniciativa abre portas para leitores poderem compartilhar o gosto e conhecimento, doando este bem tão amado para que ele venha a beneficiar outras pessoas. O acesso ao livro e à leitura deve ser visto como um direito das pessoas e não como uma atividade inacessível ou disponível para apenas alguns poucos privilegiados", conclui.

Segundo ela, todos os exemplares doados e recolhidos receberão um carimbo personalizado do programa. "Não que isto vá coibir o furto ou extravio mas, com certeza, conscientizará os leitores de que este livro não é de sua propriedade e, como tal, deve ser recolocado de volta ao lugar de origem e que não pode ser dado nem vendido. Por isto, o slogan é Leia, Devolva e Troque", esclarece.

No final do ano passado, em visita à cidade natal, Venâncio Aires (RS), Odila ficou encantada com a receptividade do projeto que funciona como uma espécie de mini biblioteca, levando cultura e a circulação do conhecimento.

"Estou recebendo doações de livros, geladeiras velhas, gráficas e prestadoras de serviços que desejam contribuir confeccionando etiquetas dos vários títulos que estarão disponíveis", diz.

Odila, que pretende levar o projeto adiante, disse que Prefeitura de Dourados proibiu a distribuição da geladeira literária em locais públicos alegando tratar-se de promoção pessoal. Por conta disso, a presidente da Mesa Diretora da Câmara, vereadora Daniela Hall, busca esclarecimentos junto à Secretaria Municipal de Cultura, sobre os projetos em andamento, o FIP que foi cancelado, entre outros assuntos da pasta.

"É muito importante para a população esses esclarecimentos, que é de interesse não só da classe artística, mas de toda população que gosta e apoia a cultura do nosso Município. Somos cobrados diariamente sobre o desempenho da gestão municipal e por isso, precisamos cobrar essas informações dos seus responsáveis", disse a vereadora Daniela Hall.

Quem quiser colaborar com o projeto "Geladeira Literária" pode fazer doações de livros e geladeiras unutilizadas. Basta entrar em contato com Odila Lange pelo telefone (67) 9 8422 6665 (WhatsApp) e 99865-5641ou pelo e-mail: [email protected]

Deixe seu Comentário