Dourados – MS sábado, 20 de abril de 2024
19º
Educação

Inscrições para Médio Integral na escola Capilé vão até dia 31

27 Dez 2017 - 16h37
Escola Capilé é localizada no jardim Água Boa - Crédito: Foto: divulgaçãoEscola Capilé é localizada no jardim Água Boa - Crédito: Foto: divulgação
A partir do ano que vem a escola estadual Antônia da Silveira Capilé, no jardim Água Boa, passará a ofertar ensino médio em tempo integral. As matrículas estão abertas até o dia 31 de dezembro e alunos matriculados em outras escolas podem pedir transferência e fazer inscrição pelo site matriculadigital.ms.gov.br.

Em todo Estado, as escolas em tempo integral estão atendendo quatro mil estudantes e a meta é ampliar de forma gradativa. O programa adotado em Mato Grosso do Sul segue modelo implantado desde 2002 no Estado de Pernambuco. O objetivo é reduzir o índice de abandono e aumentar a aprovação dos estudantes no ensino médio da rede pública estadual. A proposta amplia para nove horas o tempo de permanência dos jovens na escola. Até agora oferecem tempo de integral escolas em Campo Grande, Dourados, Corumbá, Maracaju e Naviraí.

A diretora Marisa Pereira, da escola Capilé, explica que a instituição em 2018 vai oferecer a terminalidade do 7º ao 9º anos, de forma a encerrar essas turmas gradativamente. No médio integral, em 2018, será ofertado quatro primeiros anos, três segundos e dois terceiros anos. A procura por matrícula tem sido grande e até agora cinco salas com alunos já estão fechadas.

Com 41 anos de existência e localizada no maior bairro de Dourados, a escola Capilé se destaca por estar bem próxima do centro e por ter se tornado referência no ensino médio ao longo dos anos. Todas as salas de aulas são climatizadas e o espaço da instituição é amplo, conta com quadra coberta, laboratórios. É uma das escolas públicas que mais aprovam alunos para o vestibular, diz a diretora Marisa. Para ela, o ensino integral será um desafio, no entanto, toda a equipe da escola passará por treinamento para se adaptar à nova modalidade de ensino.

O ensino médio integral trabalha sobre a perspectiva da formação do jovem autônomo, solidário e com as competências necessárias para o século 21. Para que isso aconteça, a matriz dessas escolas atenderá de forma articulada as disciplinas da Base Nacional Comum e Parte Diversificada, que incluem disciplinas eletivas, projeto de vida, estudo orientado, pós-médio, práticas experimentais e ambientes de aprendizagem entre outras práticas.

Os fundamentos pedagógicos da proposta são o protagonismo juvenil, a Pedagogia da presença, os quatro pilares da educação (aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a ser), bem como a educação interdimensional.

As aulas no Médio Intergal, segundo a diretora Marisa, terão início às 7h30 e vão até às 17h. Na escola os alunos têm lanche pela manhã, almoço e lanche da tarde. A matriz curricular contará com as disciplinas regulares e as eletivas serão escolhidas em conjunto com os alunos no início do ano.

Matrículas

O interessado deve se cadastrar no site www.matriculadigital.ms.gov.br e escolher três escolas de preferência e aguardar a designação, no dia 5 de janeiro de 2018. Para efetivar a matrícula, é necessário comparecer na escola com documentos necessários. Quem perder o prazo da primeira etapa, haverá nova chance de pré-matrícula entre 7 e 12 de janeiro, no entanto, pode acontecer de não houver mais vagas para a escola desejada.


Deixe seu Comentário