Parto Humanizado

​HU-UFGD autoriza atuação de doulas autônomas na Maternidade

11 SET 2018 • POR da Redação • 10h00

O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) publicou na última semana uma resolução aprovando a atuação de doulas autônomas (externas) na maternidade do hospital, mediante cadastro prévio.

Anteriormente, apenas as doulas comunitárias, voluntárias formadas pelo próprio HU-UFGD, podiam atuar na Maternidade do hospital, em regime de plantão.
A partir de agora, a doula que deseje acompanhar a parturiente deverá se cadastrar com antecedência, apresentando toda a documentação pertinente, e aguardar a emissão da credencial (carteirinha) para acesso ao hospital no momento da internação da mulher.

Todas as normas, orientações e modelos de documentos já estão disponíveis no site do HU-UFGD, na página específica denominada “Doulas”, que pode ser acessada pelo link http://www.ebserh.gov.br/web/hu-ufgd/doulas.

A doula interessada deve baixar a ficha de solicitação de cadastro, imprimir, preencher, e entregar na recepção da Maternidade juntamente com a cópia do certificado do curso de formação de doula, cópia de um documento de identificação com foto, e uma foto 3X4.

A segunda etapa será uma visita à Maternidade para que a doula tome conhecimento das rotinas, normas e protocolos da instituição. Para finalizar o processo, a doula vai assinar um termo de conduta e então receberá sua credencial (carteirinha).

Todo o procedimento de cadastro e credenciamento das doulas será conduzido pela Associação dos Voluntários do HU-UFGD (AVHU-UFGD), e mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail avhu.ufgd@gmail.com.