Game XP gera impacto econômico de R$ 53,9 milhões para o Brasil
10 SET 2018 • POR da Redação • 14h30O Ministério da Cultura (MinC) divulgou os resultados do estudo de impacto econômico da Game XP, maior evento de games da América Latina, realizado no Rio de Janeiro entre os dias 6 e 9 de setembro. O levantamento realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que o impacto econômico total foi de R$ 53.934.075,13. Deste montante, R$ 36,7 milhões são de impacto direto, ou seja, gastos com hospedagem, alimentação e transporte. Os R$ 17,2 milhões restantes são de impacto indireto, ou seja, incidem sobre os fornecedores das atividades atingidas por impacto direto.
Além disso, foram gerados R$ 5 milhões30 em tributos, sendo R$ 1,9 milhão municipais, R$ 581 mil estaduais e R$ 2,5 milhões federais. Também foi observada a criação de 661 empregos diretos e 671 indiretos, totalizando 1.332 vagas de trabalho.
A geração de renda chegou a R$ 17,7 milhões, sendo R$ 8,9 de forma direta e R$ 8,8 indiretamente. Para realizar a Game XP, foi feito um investimento de R$ 19 milhões, com um retorno para a sociedade de R$ 2,84 a cada real investido na feira.
A metodologia desenvolvida pela FGV considera o efeito cascata que os gastos efetuados pelos frequentadores da Game XP têm na economia local. Os recursos gastos com hotéis, restaurantes, bares e transporte se expandem para outros setores da economia, pois os prestadores desses serviços precisam adquirir matérias-primas e outros serviços com seus fornecedores.
"Entre 2012 e 2016, o crescimento médio anual do setor de games foi de 28,7% e a estimativa é de que continue crescendo 16,5% ao ano até o ano de 2021. O mercado de games é o 13º do mundo, o maior da América Latina e deve dobrar em receita até 2021", ressalta o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão.
Para realizar a pesquisa, a FGV entrevistou 445 pessoas, entre 6 e 8 de agosto. O levantamento considerou a participação de 100 mil pessoas em quatro dias de evento. Destes, 0,5% (500) são estrangeiros, 4,9% (5.100) são brasileiros não residentes na cidade, 9,4% (9.400) são excursionistas – aqueles que foram ao evento, mas não pernoitaram na cidade – e 85% (85.000) são residentes no Rio de Janeiro.
Segundo Sá Leitão, a realização de estudos de impacto econômico é uma diretriz do Ministério da Cultura adotada em vários eventos e programas, com o objetivo de mensurar o quanto o País se beneficia do investimento em cultura e das atividades culturais e criativas. "Queremos mostrar para os contribuintes o quanto os recursos públicos que são investidos em cultura retornam multiplicados na forma de geração de renda, emprego, valor, inclusão social e mais arrecadação tributária", afirmou.
Game XP
Com a proposta de ser o primeiro Game Park do mundo, o evento realizado entre 6 e 9 de setembro mesclou os conceitos de feira, convenção e parque de diversões. De acordo com a organização, um Game Park é um lugar que proporciona experiências divertidas e imersivas através da perspectiva da tecnologia, um jeito novo de viver os games dentro e fora das telas.
Dentre as principais atrações estão o simulador de futebol PES 2019, com uma área em tamanho real para os principais testes de habilidades do jogo; o Experience Bay, um parque de diversões com dez atrações que colocam os gamers no papel do personagem principal; o Oi Game Arena, que contou com a maior tela de games do mundo, com 1.500 m²; e um palco que recebeu campeonatos dos principais games da atualidade.
O Brasil é o 4º maior mercado consumidor de games no mundo, com cerca de 66,3 milhões de gamers. A área de desenvolvimento também tem apresentado crescimento expressivo, saltando de 50 empresas em 2012, para 240 em 2017, ano em que a receita do setor chegou a US$ 1,3 bilhão.