Dourados

Prefeitura autoriza Estado a licitar obra de reestruturação da avenida Hayel Bon Faker

10 SET 2018 • POR da Redação • 08h10

A prefeita Délia Razuk assinou, terça-feira (4), o documento em que autoriza o Governo do Estado a proceder à licitação para a execução das obras de readequação, recapeamento e reestruturação da Avenida Hayel Bon Faker, que corta a área central da cidade, demandando a Caarapó e às demais regiões do País.

A obra é avaliada em cerca de R$ 12 milhões e é uma luta antiga da prefeita de Dourados. A avenida Hayel Bon Faker é uma reivindicação de Delia Razuk desde quando foi vereadora por dois mandatos. Ela já enxergava, há dez anos, o gargalo vivido por moradores, empresários, industriais e usuários do trecho, principalmente compreendendo o perímetro central, onde se concentra a maior parte da Economia da região.

Quando assumiu a Prefeitura, Délia apresentou uma lista de reivindicações ao Governo, entre as quais, a reurbanização da avenida. Quando o Estado concluiu o projeto técnico, Délia Razuk argumentou pela necessidade de reformulação, incluindo o alargamento da pista de rolamento, o recuo dos pontos de ônibus, a substituição da iluminação e remodelação dos canteiros centrais e a semafórica.

Todo o novo projeto arquitetônico, executado pela equipe técnica da Prefeitura, contemplando as demandas constatadas pela prefeita e assessores, nos encontros com a população residente e itinerante do local, já foi aprovado e está sendo encaminhado para licitação pela Secretaria Estadual de Infraestrutura, encarregada da execução da obra.

“Ficamos muito contentes quando o Governo acolheu as nossas sugestões, cancelou parte do contrato que seria feito no começo do ano, concordou com as mudanças apresentadas e agora o projeto está pronto para ser colocado em prática”, disse a prefeita.

FUNDERSUL

O novo projeto da Hayel Bon Faker será executado com recursos captados da contribuição dos produtores e empresários rurais da região de Dourados por intermédio do Fundersul, o Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul, recurso criado para custear a melhoria das estradas rurais e que foi flexibilizado, no atual Governo, para permitir que também sejam executados serviços de infraestrutura urbana.

Foi graças a esse arranjo, observou a prefeita Délia Razuk, que a atual administração conseguiu viabilizar o reperfilamento da pavimentação asfáltica das avenidas Marcelino Pires, Weimar Torres e Joaquim Teixeira Alves e, em solicitação conjunta com empresários da área central, será também executado o recapeamento das transversais, desde o Parque Antenor Martins até a rua Coronel Ponciano.

“É preciso agradecer aos nossos produtores e a sensibilidade do Governo do Estado, para que todas essas obras possam ocorrer, dando grande avanço de crescimento e melhorias ao município. Por isso que temos buscado, com recursos próprios do Município, melhorar as vias vicinais e urbanas, levar o cascalhamento para dar às estradas dos distritos as boas condições de escoamento da safra e do transporte escolar. Essa contrapartida é fundamental”, concluiu a prefeita.