Repercussão

Temer, presidenciáveis e imprensa internacional repercutem ataque a Bolsonaro

Jair Bolsonaro foi esfaqueado durante um ato de campanha em Juiz de Fora (MG), na tarde desta quinta-feira (6)

6 SET 2018 • POR Da Redação, com o G1 • 17h39
Imagem da entrada do candidato ao hospital - G1

O presidente da República, Michel Temer, os candidatos à Presidência concorrentes e a imprensa internacional repercutiram o atentado ao candidato Jair Bolsonaro ocorrido durante um ato de campanha em Juiz de Fora (MG), na tarde desta quinta-feira (6).

“Isto revela algo que nós devemos nos conscientizar porque é intolerável exatamente a intolerância que tem havido na sociedade brasileira. É intolerável que as pessoas falseiem dados durante campanha eleitoral. É intolerável que nós vivamos num estado democrático de direito que não haja possibilidade de uma campanha tranquila, de uma campanha em que as pessoas vão e apresentem os seus projetos, porque ninguém vota em candidato”, declarou Temer durante cerimônia no Palácio do Planalto.

Segundo Temer, o episódio é “triste” e “lamentável”. “Se Deus quiser o candidato Bolsonaro passará bem, temos certeza que não haverá nada mais grave, esperamos que não haja nada mais grave”.

Presidenciáveis

Veja a repercussão do caso:

O candidato Alvaro Dias disse: “Sobre o episódio da facada no candidato Jair Bolsonaro, quero afirmar aqui que repudio todo e qualquer ato de violência. Por isso a violência nunca deve ser estimulada. Eu não estimulo”.

Ciro Gomes tuitou: “Acabo de ser informado em Caruaru, Pernambuco, onde estou, que o Deputado Jair Bolsonaro sofreu um ferimento a faca. Repudio a violência como linguagem politica, solidarizo-me com meu opositor e exijo que as autoridades identifiquem e punam o ou os responsáveis por esta barbárie”.

O candidato do PT, Fernando Haddad, publicou: “Repudio totalmente qualquer ato de violência e desejo pronto restabelecimento a Jair Bolsonaro”.

O tucano Geraldo Alckmin também se manifestou: “Política se faz com diálogo e convencimento, jamais com ódio. Qualquer ato de violência é deplorável. Esperamos que a investigação sobre o ataque ao deputado Jair Bolsonaro seja rápida, e a punição, exemplar”.

Guilherme Boulos, do PSOL, divulgou: “Soube agora do que ocorreu com Bolsonaro em Minas. A violência não se justifica, não pode tomar o lugar do debate político. Repudiamos toda e qualquer ação de ódio e cobramos investigação sobre o fato”.

Henrique Meirelles também foi solicito: “Desejo pronta recuperação a Jair Bolsonaro. Lamento todo e qualquer tipo de violência. O Brasil precisa encontrar o equilíbrio e o caminho da paz. Temos que ter serenidade para apaziguar a divisão entre os brasileiros”.

O candidato João Amoêdo também lamentou: “É lamentável e inaceitável o que aconteceu com o Jair Bolsonaro. Independentemente de divergências políticas, não é possível aceitar nenhum ato de violência. Que o agressor sofra as devidas punições. Meus votos de melhoras para o candidato”.

A candidata Marina Silva declarou: “A violência contra o candidato Jair Bolsonaro é inadmissível e configura um duplo atentado: contra sua integridade física e contra a democracia”.

Imprensa internacional

A imprensa internacional, entre eles os principais jornais pelo mundo, destacaram que o candidato que lidera as mais recentes pesquisas foi atacado durante ato de campanha.