Dourados

Programação do Festival Literário de Dourados é divulgada

6 SET 2018 • POR da Redação • 10h30

A Secretaria de Cultura, divulgou esta semana a programação da segunda edição do Festival Literário de Dourados – Flido 2018. Conforme a organização do evento, o tem neste ano é “Literatura, Memória e Cotidiano” e o evento ocorrerá entre os dias 13 e 15 de setembro, na Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados).

“O Flido é um evento anual, promovido pela Secretaria de Cultura que visa ampliar o debate e a divulgação da literatura nas diversas formas, assim como, fomentar a produção e o desenvolvimento cultural do município”, destacou o secretário de Cultura, Jorge Augusto Ramos Lopes, o Peu. A expectativa é envolver centenas de pessoas nos três dias de evento.

Conforme a programação, na abertura do festival, quinta-feira (13), haverá uma mesa literária com os escritores Luiz Ruffato, João Anzanello Carrascoza, renomados internacionalmente, cujas participações contam com o apoio da Fundação de Cultura do Estado. Ainda neste primeiro dia, contaremos com apresentações musicais do Acoustic Duo e Simão Gandhy.

No dia 14, sexta-feira, serão promovidas atividades matutinas e vespertinas direcionadas ao público atendido pelos Cras (Centros de Referência em Assistência Social), tais como: escrita criativa, contações de histórias e peça teatral para diversas faixas etárias, a serem divulgadas posteriormente na programação completa. Já no período noturno, haverá lançamento de livro das escritoras douradenses Ruth Hellmann e Fernanda Ebling.

Em seguida, um bate papo com as representantes dos Clubes de Leituras de Dourados: Leia Mulheres (coordenado por Andréia Iguma e Grazielli Lima), Clube de Leitura da UFGD (coordenado pela professora doutora Thissiane Fioreto), Estante Compartilhada (coordenado por Grazielli Lima) e TAG livros (coordenado por Dany Silva). Logo após, haverá uma mesa de debate com a participação das escritoras douradenses: Ana Brida, Fernanda Ebling e Maria Gonçalves que discutirão sobre como se faz a escrita literária. O encerramento da noite será com o show musical de Giani Torres, “MinimalissimaMente”.

No terceiro e último dia, haverá contações de histórias realizadas por Ruth Hellmann e Marcos Coelho, Presidente da ADL (Academia Douradense de Letras), seguida de mesa de debates com os membros da ADL: Ivone Macieski, Marcos Coelho, Paulo Nolasco, Rogério Fernandes e Ruth Hellmann, sobre a literatura e memória social no universo contemporâneo, além de peça teatral.

O escritor carioca Jessé Andarilho, também patrocinado pela FCMS, encerrará o festival falando sobre a importância da literatura na periferia e a significativa expressão na cena cultural. Ademais, o rapper douradense Jean Ribeiro abrirá o show musical da banda douradense Dagata e os Aluísios, com o lançamento do seu primeiro CD “Ensinamentos”, finalizando o Flido 2018.

Todos os dias haverá estandes de livrarias e a presença de “O Balaio – Feira Criativa” oferecendo artesanato e comida aos visitantes. A entrada será gratuita.

Em 2017, na primeira edição do evento, Dourados teve a presença do escritor Cristóvão Tezza com apoio da Fundação de Cultura do MS, além de oficinas de escrita criativa, mangá, contações de histórias e atrações musicais que atenderam às escolas da rede municipal de ensino, com um público estimado de mil pessoas.

São parceiros do Flido 2018 a Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania do Mato Grosso do Sul, Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul, Secretaria Municipal de Assistência Social, Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced), Academia Douradense de Letras (ADL), Instituto Federal do Mato Grosso do Sul, editora da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Companhia dos Livros, Livraria Canto das Letras, Expansão Cultural – Editora e Distribuidora de Livros, O Balaio – Feira Criativa, Leslie Decorações, Cantina do Paulão, The 49 e Kikão Restaurante.